Argentina - Roteiro de 13 dias no verão na Patagônia Argentina

Neste último janeiro nós fomos para a Patagônia Argentina com as meninas, mais precisamente Ushuaia (a cidade do Fim do Mundo), El Calafate e Buenos Aires. Como toda viagem nossa, foi planejada em todos os detalhes possíveis e aqui vou deixar registrado o nosso roteiro de viagem. Nos próximos posts vou trazer como foi todo o planejamento e dicas para você organizar sua viagem para lá também.


Grafite de pinguins no Centro de Ushuaia
Grafite dos pinguins em uma das ruas do centro de Ushuaia
A "grosso modo" nós optamos em ir direto para Ushuaia e depois para El Calafate e só então ir para Buenos Aires. Tem quem vá pra Buenos Aires primeiro antes de descer para a Patagônia e tem que vá primeiro para El Calafate antes de Ushuaia. E tem também quem concilie com a Patagônia Chilena, indo a Punta Arenas e/ou Puerto Natales para ir até Torres del Paine. Faça seu roteiro como você preferir ou conforme preço de hospedagem ou de passeios. O essencial é planejamento, tanto de custo ou de operacionalidade, já que alguns passeios têm limite de passageiros... No post Voando Aerolineas Argentinas para Patagônia, eu mostrei os cálculos que fiz para emitir as passagens e o relato dos voos.


Para ir até Ushuaia (USH), pelo que pude pesquisar, apenas a Aerolineas Argentinas (a partir de Buenos Aires - EZE ou AEP, El Calafate - FTE, Cordoba - COR) e a JetSmart (de Ezeiza) chegam até lá.  Já para El Calafate (FTE), você consegue voos com a Aerolineas Argentinas  (Buenos Aires - EZE ou AEP, Ushuaia - USH, Trelew - REL, Bariloche - BRC, Rosario - ROS), a JetSmart (Ezeiza) e a Flybondi (Buenos Aires - EZE e AEP). 


Optamos em ir no verão para a Patagônia para pegarmos dias "mais quentes" e podemos aproveitar mais os dias com sol (dias mais longos no verão), onde o sol vai se por depois das 22h e dá pra aproveitar bastante da cidade. E uma vez que também queríamos fazer a Pinguinera, passeio para a Ilha dos Pinguins que só acontece no verão. Não que no inverno Ushuaia e El Calafate não tenha atrações, pelo contrário, você curtir as pistas de ski (como o Cerro Castor) ou outras experiências com neve (passeios com boia, trenós com huskies, motos de neve, etc).


Basicamente nosso roteiro foi o seguinte: 5 noites em Ushuaia, 4 noites em El Calafate e 4 noites em Buenos Aires.


Dia 0 - Embarque GIG 23h55

Dia 1 - Chegada AEP 03h20 - partida USH às 05h15, chegando na Terra do Fogo às 08h55. passar no hotel Hosteria y Restaurante America para deixar as malas. Museu do Presídio. Mercado. 

Dia 2 - Pinguinera + passeio no Canal Beagle

Dia 3 - Passeio de offroad (5h) até o Lago Fagnano.

Dia 4 - Retirar o carro alugado para irmos até o Glacial Martial e o Parque Nacional Terra do Fogo.

Dia 5 - Ir até Tolhuim (encontro das placas tectônicas Scotia e América do Sul).

Dia 6 - Embarque USH (10h15) para El Calafate (FTE) - 11h35. Retirar o carro alugado. Check-in no Hosteria Posta Sur.  Nativo Experience.

Dia 7 - Passeio offroad (Cerro Huyliche) + Museu Glaciarium

Dia 8 - Parque Nacional dos Glaciares com passeio de barco (Moreno Spirit)

Dia 9 - Bate e volta a El Chatén

Dia 10 - Embarque FTE (09h10) para Buenos Aires (AEP) -12h05.  Check-in no NH City Buenos Aires. Distrito Arcos Palermos.

Dia 11 - El Caminito, Bombonera, Estátua Mafalda, Casa Rosada, Calle Florida, Galeria Pacífico, Porto Madero 

Dia 12 - Museu Participativo, Floralis Genérica, Alto Palermo Shopping, Livraria El Ateno 

Dia 13 - MALBA, Jardim Japonês, Roseiral

Dia 14 -  Retorno para o Brasil (AEP 11h50 - 14h45 GIG)


Vou deixar aqui o nosso mapa no My Maps do Google com os pontos que visitamos e muito mais para que você possa ter uma "luz" no seu próprio roteiro.




Caso você precise, nós compramos chip de celular para usar na Argentina no aeroporto de Buenos Aires e conto melhor no post Chip de Viagem - Claro Argentina.


Agora resta saber: Conseguimos executar todo o planejado? Acompanhe os próximos posts para saber.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro