Ushuaia (Argentina) - Passeio off-road - Lago Fagnano e Lago Escondido

Eu sempre quis ir até Ushuaia Ushuaia de jipe, mas ainda não foi dessa vez que isso foi tirado da minha wishlist, no entanto não abrimos mão de fazer alguns passeios 4x4 que a maioria das agências oferecem. 


Passeio off-road em Ushuaia
Passeio off-road em Ushuaia


Para Ushuaia, nós escolhemos o passeio offroad que vai até o Lago Fagnano. O trajeto de cada agência de viagem pode alterar ligeiramente, principalmente por causa dos pontos de alimentação, mas no "grosso modo" o trajeto principal é basicamente o mesmo: uma parada no Mirante Paso Garibaldi, para apreciar os Lagos Escondido e o Fagnano, e duas paradas, sendo uma em cada lago.


O Paso Garibaldi é um mirante localizado num ponto estratégico da Ruta 3, entre Ushuaia e Tolhuim, no meio da Cordilheira dos Andes Fueguinos (sendo o ponto mais alto da estrada - 450m de altitude), onde pode-se ver os lagos Escondido e Fagnano, mas que venta muito (leve um bom corta vento!). A passagem foi construída em 1956 para conectar as cidades de Ushuaia e Rio Grande. O nome é uma homenagem a Luis Garibaldi Honte, que partindo do Lago Escondido, no verão de 1935/1936 conseguiu encontrar o local ideal para abrir a estrada.


Mirador Paso Garibaldi
Mirador Paso Garibaldi


O Lago Escondido é um dos vários lagos de Ushuaia, mas ele ganha esse nome por estar localizado em um vale profundo no meio da montanhas, ficando "escondido", mesmo tendo quase 10km de comprimento e quase 2km de largura. É possível pescar, fazer caminhadas ao longo do lago ou mesmo passeios de barco ou caiaque.


Lago Escondido e Lago Fagnano a partir do Mirador Paso Garibaldi
Lago Escondido e Lago Fagnano a partir do Mirador Paso Garibaldi

O Lago Fagnano, também conhecido como Lago Cami, é um lago encaixado na Falha de Fagnano-Magalhães que separa duas placas tectônicas: a Sul-americana e Scotia. O lago estende-se desde o Chile até a Argentina, com 104 km de comprimento, podendo chegar a 200m de profundidade.


Como eu contei no post de dicas para sua viagem para Ushuaia, nós optamos em contratar a agência Brasileiros em Ushuaia e neste post vou registrar como foi nosso passeio.



Nosso passeio off-road

Nosso carro, uma hilux sw4, foi nos buscar no hotel às 8h da manhã e fomos buscar outro casal em outro hotel. De lá seguimos diretamente para o mirante (levou uns 50 minutos pela ruta 3), onde enquanto tirávamos fotos e observávamos as montanhas, outros carros foram chegando. 


Saindo para o passeio-offroad
Saindo para o passeio-offroad

Ruta 3 - Saindo de Ushuaia
Ruta 3 - passando pelos Andes Fueguinos saindo de Ushuaia

Afloramento em frente ao Mirador Paso Garibaldi
Ah se eu pudesse descrever o afloramento lindo perto do mirador Paso Garibaldi


Dali as caminhonetes saem da Ruta 3 e seguimos pela estrada de terra que sai dali até o Lago Escondido, observando pela floresta várias pequenas castoreiras, até alcançar uma cabana na beira desse lago, com uma parada para banheiro e comer queijos e vinhos. Mas acabou que nem comi muito porque o tempo é bem curto, o povo avançou e eu me distrai com o lago e com a raposa cinza que estava por ali nos observando.


Caminho de terra que o passeio faz até o Lago Escondido a partir do mirador Paso Garibaldi
Caminho de terra que o passeio faz até o Lago Escondido a partir do mirador Paso Garibaldi

Indicações de castores - Ushuaia
Os castores fazem essas lanças para se protegerem de predadores - que não existem na região!

Castoreira - Ushuaia
Castoreira, com a típica represa, no caminho.

Indícios de picapau em Ushuaia
Indícios de picapau em Ushuaia

Lago Escondido - Ushuaia
Lago Escondido - Ushuaia

Interior da cabana no Lago Escondido
Interior da cabana no Lago Escondido

A Cabana - Lago Escondido
A Cabana - Lago Escondido - Ushuaia

Aperitivos servidos no passeio off-road
Aperitivos servidos no passeio off-road

Raposas cinza - Ushuaia
Raposas cinza que estavam perto da cabana

Então seguimos pela estrada de terra até chegar ao Lago Fagnano, onde paramos à beira do lago. Novamente, venta MUITO, então leve um corta-vento para que você consiga aproveitar o local. Mas mal ficamos muito por ali porque outras caminhonetes de outras agências vão chegando. Quando cheguei por ali, meu lado geóloga dava pulinhos de alegria de imaginar toda a grandiosidade da região: um lago glacial (derretido da ultima glaciação), que separa duas placas tectônicas! Tem noção?! 


A caminho do Lago Fagnano
A caminho do Lago Fagnano

Foz de Rio no Lago Fagnano
Foz de Rio no Lago Fagnano

Chegando no Lago Fagnano
Chegando no Lago Fagnano

Parada no Lago Fagnano
Parada no Lago Fagnano - A esquerda a Placa Tectônica Scotia, onde estamos, e à direita (as montanhas) a Placa Tectônica Sul-americana


Depois de uns 20 minutos seguimos então para a cabana no Rio Tristen onde a agência tem um salão onde o almoço foi servido. O almoço estava muito gostoso e servido com vinho. Foi servido assado argentino com carne bovina, linguiça, batatas assadas e bebidas (além do vinho, tem refrigerante e água).


Rio Tristen
Rio Tristen

Salão para o almoço
Salão para o almoço

Almoço do passeio off-road
Almoço do passeio off-road

Partimos da cabana do almoço em direção a Ushuaia, chegando de volta no hotel às 14h30.

Turbal e as montanhas dos Andes ao fundo.
Segundo o guia, neste turbal é o ponto mais frio de Ushuaia.

Lago escondido visto da Ruta 3
Lago escondido visto da Ruta 3

Cerro Castor - Ruta 3
Trecho do Cerro Castor que passa sobre a Ruta 3.

Portal de entrada de Ushuaia na Ruta 3
Portal de entrada de Ushuaia na Ruta 3

Gravei nosso trajeto no wikiloc caso você queira ver.


Registro no wikiloc do passeio off-road em Ushuaia com a Brasileiros em Ushuaia.

E então, você gostou da dica? Pretende fazer este passeio? Se tiver alguma dúvida, só deixar aí nos comentários para que eu possa te ajudar como puder.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Trens e voos pela Europa

Seguros de viagem

Aluguel de carro