Argentina - Ushuaia - Dicas para sua viagem

Ushuaia é conhecida como "Fim do Mundo" por ser a cidade mais ao Sul da Terra (que você consegue chegar de avião, com mais de 56 mil habitantes). A cidade fica na Terra do Fogo, na Argentina e seu nome é de origem indígena: ushu (fundo) + aia (baía).  


Farol Les Eclaireurs - Canal Beagle - Ushuaia
Farol Les Eclaireurs - Canal Beagle - Ushuaia

A Terra do Fogo é habitada pelo homem há milhares de anos e só foi colonizada pelos europeus no século XIX com as típicas missões para catequização dos indígenas, que pelo contato com os europeus desapareceram (epidemias etc). A cidade em si cresceu lentamente, apenas na segunda metade do século XX quando houve a instalação de um presídio, o que levou a instalação dos funcionários administrativos e tudo o restante que faz uma cidade "girar".


Ushuaia fica nas encostas do Cerro Martial e do Monte Olivia (com 1.328m), às margens do Canal de Beagle e é a única cidade argentina que se atravessa a Cordilheira dos Andes para chegar nela. Vários riachos descem dos glaciares, formando várias cachoeiras, além de vários lagos que são atrativos para os turistas que buscam um destino mais "intocado".


Primeiro gelo - Glacial Martial - Ushuaia
Subimos até o primeiro gelo que encontramos no Glacial Martial, de onde vem a água potável de Ushuaia.

A temperatura média de Ushuaia é de 6ºC, no verão fica em torno dos 10°C e no inverno pode ir até 0ºC (ou menos). No entanto a temperatura varia muito rapidamente ao longo do dia, o ideal é que você esteja preparado, principalmente com os ventos patagônicos que podem chegar a incríveis 80km/h. Mas saiba que o verão atrai muito mais turistas que no inverno, até pela possibilidade de fazer as várias trilhas que a região tem.


Em Ushuaia existem várias unidades de proteção ecológica, as mais conhecidas são: o Parque Nacional da Terra do Fogo, Reserva Cultural-Natural Playa Larga e a Reserva Coração da Ilha.


Para chegar em Ushuaia pode-se fazê-lo pela Ruta 3, o que significa ter que atravessar um trecho pelo Chile, navio ou avião, mas apenas a Aerolineas Argentinas (a partir de Buenos Aires - EZE ou AEP, El Calafate - FTE, Cordoba - COR) e a JetSmart (de Ezeiza) chegam até lá. 


O turismo hoje é responsável em grande parte pela economia local, até porque é o último local que os cruzeiros que partem para a Antártica aportam. E isso fez com que a cidade tenha hoje uma boa rede de serviços e comércio, com boa estrutura hoteleira (e com potencial de crescimento) e gastronômica, sendo um bom local para provar a centolla (um caranguejo enorme) ou a merluza-negra.


Uma curiosidade: investidores tentaram implantar uma espécie de "fazenda de castor" para produzir roupas com sua pele para o inverno de Ushuaia, como acontece em outros locais. Mas não teve o resultado esperado e eles simplesmente abandonaram 40 casais na Ilha da Terra do Fogo. Resultado: sem predadores, os castores estão destruindo a floresta nativa. Se você fizer alguma caminhada é possível notar as castoreiras e os estragos que elas fazem, mudando curso de rios, derrubando árvores que levam mais de 150 anos para crescer, etc.


Castoreira dentro do Parque Nacional Terra do Fogo
Castoreira dentro do Parque Nacional Terra do Fogo, em Ushuaia. Note as estacas que os castores fazem pra se defenderem.


Afinal, o que fazer em Ushuaia?

Depende. Algumas atrações só funcionam no inverno ou no verão. Vou listar aqui o que encontrei como atrativos para fazer em Ushuaia:


  1. Verão:
    1. Pinguinera: caminhada de 1h com os pinguins: passeio que leva a Isla Martillo, passando pela Estância Haberton. A única operadora que faz esse passeio é a PiraTour, as demais revendem o passeio e algumas delas não incluem o valor de entrada na Estância, então observe isso quando você for contratar o seu passeio. É super disputado e tem limite de passageiros por dia, e por se tratar de um passeio que tem trecho no Canal Beagle, se estiver com muitos ventos ele pode ser cancelado, assim recomendo que você o agende para o início da sua estadia na cidade para ter dias disponíveis para uma eventual troca.
    2. Navegação no Canal Beagle: pode ser conciliada com a Pinguinera, mas você tem que pedir quando agendar a pinguinera. São dois tipos de passeio, um que só vai até o Farol Les Éclaireus (Navegação Canal Beagle) e um outro, mais longo que vai até a Isla Martillo (Navegação Pinguinera), mas não tem autorização para descer e caminhar com os pinguins, apenas encosta na margem e fica acompanhando de longe.
    3. Caminhadas diversas: são várias as opções de caminhadas, com ou sem guia, longas ou curtas. Recomendo que as estude antes para ver o nível de dificuldade e a necessidade de contratar um guia. Várias delas são famosas: Laguna Esmeralda, glaciar Ojo del Albino,  Glaciar Vinciguerra, Glaciar Martial. 

  2. Inverno:
    1. Cerro Castor: parque privado que funciona desde 1999, com estação de ski e snowboard.
    2. Cerro Austral: parque privado da agência Brasileiros em Ushuaia com várias atividades de neve.
    3. Nunatak - Husky Park: onde é possível fazer várias atividades com neve, como motos de neve, trenó puxado por cães Husky, esqui nórdico, caminhada com raquetes, deslizadores e veículos para neve

  3. Ano todo:
    1. Parque Nacional Terra do Fogo: lá você poderá conhecer o posto de correios mais ao sul da Terra e fazer caminhadas dentro desta área de proteção ambiental. Aqui você poderá conhecer também (e andar - pagando obviamente) o Trem do Fim do Mundo, um passeio que dura +- 1h, com uma parada na Cachoeira Macarena. Para a entrada no Parque leve dinheiro vivo (em peso argentino) para pagar. 
    2. Museu do Presídio: onde pode-se conhecer o Presídio de Ushuaia, visitando as celas, e vendo a exposição do Museu Marítimo que funciona ali.
    3. Passeios off-road: para quem gosta de um pouco de aventura, um belo passeio em um carro 4x4 pode ser uma ótima atividade. São várias opções de agências que levam até o Lago Fagnano, passando pelo Paso Garibaldi (mirante da Ruta 3), com almoço/jantar típico da região.
    4. Caiaque: é possível andar de caiaque no Lago Escondido.
    5. Sobrevoo turístico de avião com parada em Tolhuim, passando pelo Canal Beagle (passando pela Isla Martillo e Ilha Grande), Monte Olivia, Valle de Tierra Mayor, Laguna Esmeralda, lagos Escondido e Fagnano, Cerro Castor, Paso Garibaldi, Estâncias Haberton e Remolino (para ver o navio Monte Sarmiento encalhado ali em 1912) e o povoado Puerto Williams.
    6. Sobrevoo turístico de helicóptero com pouso na Cordilheira dos Andes, passando pelo Canal Beagle, Glaciais Martial e Ojo del Albino, Vale Carbajal, montanhas Vinciguerra e Laguna Esmeralda.


Ushuaia tem várias atrações, então antes de qualquer coisa, se possível, defina o que você quer fazer para então definir quantos dias você vai ficar por lá, além da época para ir.


Ruta 3, passando pela Cordilheira dos Andes, saindo de Ushuaia para o Paso Garibaldi
Ruta 3, passando pela Cordilheira dos Andes, saindo de Ushuaia para o Paso Garibaldi



Contratar os passeios antecipadamente ou deixar pra contratar na hora?

Depende. Se você for em janeiro eu recomendo fortemente que já vá com os serviços previamente contratados para evitar não encontrar disponibilidade para a época que você está na cidade. Seria realmente frustrante chegar lá e não ter mais vagas para a pinguinera se você quiser caminhar com os pinguins... Mas há quem goste de emoção ou mesmo da flexibilidade de contratar de um dia pro outro. definitivamente não é o meu perfil hahahahaha

E por lá tem várias agências locais e duas brasileiras: a Brasileiros em Ushuaia e a Cia Trip. Para nossa viagem, ambas tinham o mesmo preço. Mas a Brasileiros em Ushuaia estava com o slogan "cobrimos qualquer oferta" em seu site... e eu obviamente fiz meu dever de casa: cotei os preços com as agências locais de Ushuaia (Tierra del Fuego Aventura, Pira Tour, Tolkeyen Patagonia Turismo, Canoero Catamaranes, Rumbo Sur) e mandei para que eles pudessem cobrir, e assim consegui um belo desconto (quase 50% na soma geral). Só digo uma coisa: não escolha agências brasileiras porque acredita que os guias serão brasileiros, eles são locais e falam espanhol; o que vai "facilitar" pra você é o atendimento na loja localmente em português e a facilidade em parcelar passeios em reais, mas isso encarece o custo da viagem. Quando tivemos problemas com a remarcação da navegação no Canal Beagle por causa dos ventos, que a gente havia contratado com a Piratour que subcontratou a Canoero, essas duas não tinham mais datas disponíveis para o período que eu estaria em Ushuaia, e me devolveram o dinheiro (em pesos). Foi a Brasileiros em Ushuaia que me socorreu, inclusive vendo a previsão de vento para os próximos dias para conseguir reagendar com a própria Canoero. Então converse com eles, cote com todas, e veja o que você consegue para a sua viagem. 



Quais passeios nos fizemos em Ushuaia?

Por estarmos em família com uma adolescente e uma criança, optamos em não fazer as caminhadas longas porque elas não estão acostumadas. Mas tenho amigos que fizeram e as crianças se amarraram. Desses passeios de agência nós contratamos a Pinguinera com a navegação Beagle com a PiraTour, e com a Brasileiros em Ushuaia nós contratamos o passeio off-road para o Lago Fagnano. Por conta nós andamos pela cidade, fomos até o Museu do Presídio, e alugamos um carro para ir para o Parque Nacional Terra do Fogo, Glacial Martial, e fomos inclusive a Tolhuim. 

Nosso roteiro de 13 dias na Patagônia Argentina já está publicado aqui no blog. Dá uma conferida lá para ver nosso arranjo inicial. Nos próximos posts prometo publicar como foi cada um dos dias com nossa avaliação de cada um dos passeios.


Caminhada na Pinguinera
E muitas fotos dos pinguins na Isla Martillo e muita garoa com vento por lá.



Outras dicas

Sobre câmbio: eu recomendo fortemente o uso de um cartão de débito pré-pago para sua viagem na Argentina, especialmente em Ushuaia. Eu levei o Wise, Santander Global, Nomad (meu convite Z869VEKDCC pra você ganhar US$20 de cashback na primeira conversao pelo app) e C6 Dólar, para testar, todos carregados em dólar. Só tive problema com o Wise porque em algumas máquinas ele não passa nem com chip nem com a tarja magnética, e tem que pedir para o responsável passar "Manual", digitando os números do cartão na maquineta que vai funcionar. Com todos os cartões carregados em dólar a bandeira do cartão faz a cotação do dólar MEP para o peso argentino. Visa vai essa conversão na hora, a bandeira Mastercard leva alguns dias para reembolso. As demais bandeiras (Elo, AMEX, por exemplo) não estavam trabalhando com dólar MEP quando fomos (verifique antes de utilizá-los por lá). 
Se você for usar um desses cartões de débito pré-pagos em hotéis ou locação de carro, pague a reserva neles, mas peça para que o caução (guarantee) seja feita no seu cartão de crédito tradicional para evitar que o valor correspondente seja bloqueado do seu saldo, atrapalhando seu planejamento.
Se você precisar (e vai para o Parque pelo menos) de moeda, em troquei dólar por peso na agência do Brasileiros em Ushuaia e na Júpiter casa de câmbio (Pres. Bernadino Rivadavia 176) que teve melhor cotação e foi dica da guia que nos levou pra pinguinera.


Se você tem família grande e quer um tico de conforto: feche o seu hotel com muita antecedência, porque são poucos os que oferecem quartos grandes para acomodar uma família com a nossa. Nós ficamos na Hosteria y Restaurante America e o quarto era espetacular.


No post Voando Aerolineas Argentinas para Patagônia, eu mostrei os cálculos que fiz para emitir as passagens e o relato dos voos.

Esqueci de algo? Quer contribuir? Ficou com dúvida? Deixe seu recado nos comentários para que a gente possa conversar.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro