Ushuaia (Argentina) - Parque Nacional da Terra do Fogo

Uma das principais atrações de Ushuaia, o Parque Nacional Terra do Fogo é um parque argentino criado em 1960, localizado a 12 km da cidade, indo desde a Cordilheira Injoo Goiyin até a costa do Canal Beagle, com quase 69.000 hectares, com montanhas e vales onde existem rios e lagos glaciares. No entanto, apenas 2 mil hectares do extremo sul está aberto aos públicos, o restante é classificado como reserva natural estrita. E como podemos visitar o parque?


Canal Beagle no posto dos correios no Parque Nacional Terra do Fogo
Canal Beagle no posto dos correios no Parque Nacional Terra do Fogo


O acesso ao parque é feito pela Ruta 3, onde você vai encontrar o ponto final da rodovia que começa lá em Buenos Aires. Além da estrada, pode-se entrar no parque usando o "Trem do Fim do Mundo".


A estação para pegar o Trem do Fim do Mundo fica a 8 km da cidade de Ushuaia, onde você pode chegar de taxi ou remis (ou usando uma agência de turismo). Este trem era usado para levar os presos desde o presídio (atualmente Museu Marítimo do Presídio) para a floresta para coletar materiais e lenhas para a prisão. Durante o passeio é possível ver turbais (áreas alagadiças), bosques. castoreiras e a cascata Macarena, onde o trem faz uma breve parada. O passeio funciona tanto no verão quanto no inverno. Você pode comprar o ingresso na hora (em alta temporada não recomendo porque a procura é alta!), no site deles ou em agências. O passeio de ida e volta custa 1h50, com saídas diárias às 9h45, 12h15 e 15h. O trem possui três classes: turista, premium e vip.


Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo. Fonte: Fin del mundo.

O clima no parque é subpolar, com temperatura média anual de quase 6ºC, sendo que no verão pode chegar a 15ºC, sugiro que leve seu casaco e um corta-vento por causa dos ventos patagônicos. Como animais você poderá observar várias espécies de aves (beija-flores, pica-paus, papagaios, ...) e pequenos mamíferos, como raposas.


Um dos grandes problemas do parque é o castor, espécie invasora que trouxeram para a Ilha da Terra do Fogo para fazer casacos, mas como não fora lucrativo, os animais foram soltos e por não terem predadores (ursos!) e eles estão se reproduzindo descontroladamente e estão devastando a floresta, por isso você vai encontrar várias castoreiras e represas feitas por eles, tanto no parque quanto em outros bosques da região.



Nosso dia no Parque Nacional Terra do Fogo

Nós decidimos ir ao Parque Nacional por conta própria, até como forma de baratear a viagem e nos dar liberdade para fazer as coisas no nosso tempo. Para isso, alugamos carro, retirando o carro no centro de Ushaia logo pela mahã e fomos até o Glaciar Martial pela manhã, onde fizemos um lanche como almoço.


Do Glaciar Martial a Correo Fin del Mundo
Nosso caminho saindo do estacionamento do Glaciar Martial até o Correo del fin del mundo. Nossa trilha está carregada no wikiloc

Trajeto dentro do Parque Nacional Terra do Fogo
Nosso caminho dentro do Parque Nacional Terra do Fogo está carregado no wikiloc.


Como os dias de verão em Ushuaia são longos, anoitecendo lá pelas 22h, pudemos aproveitar bastante a luz do dia. Com isso chegamos no parque às 15h30, e pagamos na entrada. Para isso, é sugerido (quase que mandatório) que você leve o valor da entrada em papel moeda, porque cartão de crédito não funciona bem por lá. (Você pode comprar no site do parque, mas não vimos necessidade). Quando fomos o valor do ingresso para estrangeiros estava em 12 mil pesos, mas desde maio de 2024 já está custando 30 mil pesos, e não há desconto para crianças maiores de 5 anos. 


Entrada do Parque Nacional Terra do Fogo pela Ruta 3
Entrada do Parque Nacional Terra do Fogo pela Ruta 3


Pela indicação do guia do parque, ele sugeriu que fossemos direto para o Correo Nacional, que é o posto de correio mais ao sul do mundo, porque ele fecharia às 16h. O posto funciona de outubro a março, com horário restrito, e fica às margens do Canal Beagle. Nós aproveitamos para tirar algumas fotos, brincar um pouco às margens do canal, comprar um postal para enviar-nos para casa (chegou uns 15 dias depois) e carimbar nossos ingressos com o carimbo local (não recomendo carimbar o passaporte por se tratar de um documento oficial, o que pode te trazer alguns problemas em alguns países para imigração).


Estacionamento perto do posto do Correio
Carro que alugamos deixado no estacionamento do correio.

O posto fica sobre as àguas do Canal Beagle
O posto fica sobre as àguas do Canal Beagle.

Posto dos correios no Parque Nacional Terra do Fogo
Posto dos correios no Parque Nacional Terra do Fogo.

Posto dos correios no Parque Nacional Terra do Fogo
Interior do posto com vários postas e souvenires para você comprar.

Posto dos correios no Parque Nacional Terra do Fogo
Carimbando os ingressos com o carimbo local e comprando um postal para colocar na caixinha a amarela endereçada a nós mesmos, no Brasil.

Depois do correio fomos até o final da Ruta 3 para tirar a famosa foto e então fizemos a trilha até o mirante da Baía de Lapataia. A trilha é toda feita por passarela e bem tranquila de ser feita.

Estacionamento da Ruta 3
Estacionamento da Ruta 3.

Placa do Final da Ruta 3
Placa do Final da Ruta 3.

Riacho na trilha Lapataia
Riacho na trilha Lapataia

Trilha Lapataia
Trilha Lapataia saindo da placa do final da Ruta 3.

Placas explicativas da trilha
Na trilha você vai encontrar informações importantes sobre o local e como viviam os povos originários.

Trilha Lapataia
A partir das trilhas saem outras menores.

Em seguida levamos o carro até a entrada da Trilha da Castoreira para tentar observá-los, mas eles estão sempre escondidos, no entanto dá para ver a represa e todos os estragos que eles fazem.

Estacionamento para a trilha da Castoreira
Estacionamento para a trilha da Castoreira

Trilha da Castoreira
Trilha da Castoreira.

Represa dos castores
Uma das represas feitas pelos castores.

Efeito dos castores no Parque Nacional Terra do Fogo
Efeito dos castores no Parque Nacional Terra do Fogo

Fomos então até a Laguna Negra, onde você anda numa passarela quase sobre o lago.

Trilha até a Laguna Negra.
Laguna Negra.

Turba - Laguna Negra
Turba - Laguna Negra

Seguimos para o Lago Roca, um dos lugares mais lindos do parque.

Lago Roca - Parque Nacional Terra do Fogo
Lago Roca - Parque Nacional Terra do Fogo

Praia do Lago Roca - Parque Nacional Terra do Fogo
Praia do Lago Roca - Parque Nacional Terra do Fogo

Então fomos até o Centro de Visitantes, que estava com a parque da lanchonete fechada, mas deu para usar os banheiros.

Centro de visitantes - Parque Nacional Terra do Fogo
Centro de visitantes - Parque Nacional Terra do Fogo

Ao todo ficamos pouco menos de 3h no Parque e o passeio foi maravilhoso. Recomendo que você o inclua no seu roteiro.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Trens e voos pela Europa

Seguros de viagem

Aluguel de carro