Ushuaia (Argentina) - subindo o Glaciar Martial

O Glaciar Martial é um dos atrativos de Ushuaia, pertinho da cidade, que você pode ir conhecer por conta própria (indo de carro alugado, remis ou táxi) ou com agências de turismo (o que deixa BEM mais caro). Mas afinal, o que é um glaciar?


Glaciar Martial no verão
O primeiro gelo que conseguimos chegar estava a mais de 600m de altitude.


Um glaciar é outro nome dado para uma geleira, sendo uma grande massa de camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada formada por um longo período de tempo, podendo chegar a 30 mil anos, sendo comum em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. Um glaciar movimenta-se lentamente, pela gravidade, "morro abaixo", e pelo seu peso vai raspando a rocha abaixo, causando erosão e sedimentação glacial bem característica. As geleiras são os maiores reservatórios de água doce do nosso planeta. 


O Glaciar Martial está localizado nas Montanhas Martial, ao norte de Ushuaia, a 1000m de altitude, sendo a fonte de água potável mais importante da cidade.


Seu nome é em homenagem a Louis Ferdinand Martial, capitão do La Romanche e comandante da expedição científica francesa que aconteceu entre os anos de 1882 e 1883. 


No verão é possível subir até a base da geleira tranquilamente, apesar da grande inclinação da montanha. Os mais corajosos vão adiante! No inverno o local fica aberto para prática de esqui, snowboard, trenó e caminhadas.


Como estávamos no verão, decidimos subir o Glaciar logo pela manhã. O trajeto do hotel até lá de carro alugado, subindo a montanha, levou pouco mais de dez minutos. Deixamos o carro no estacionamento do Centro de Visitantes, onde aproveitamos para ir no banheiro.


Glaciar Martial no verão
Estacionamento para o Glaciar Martial.

Glaciar Martial no verão
Imagino que seja um centro de visitantes, apesar de só ter usado o Wc dali.

Glaciar Martial
Começo da trilha.

Começamos a subida com camisa normal, mas a medida que vai-se subindo, a floresta se abre, já que a partir de uma determinada linha elas não consegue crescer mais, e o vento fica puxado (leve um bom corta-vento) e esse ventinho é gelaaaado (casaco e gorro podem ajudar, mesmo no verão). 


Glaciar Martial no verão
Parando para respirar e aproveitar o visual.

Eu registrei no wikiloc nosso caminho, o centro de visitantes está a uns 320m de altitude e a base da geleira (onde encontramos o primeiro gelo da trilha e paramos por ali mesmo) estava a uns 656m. 


Subida ao Glaciar Martial
Nosso trajeto de subida ao Glaciar Martial.

Foram 2.700km para subir (levamos 1h40 pra subir) e outro tanto para descer (que todo santo ajuda rs). A subida usamos a rampa que usam para as práticas de esportes de inverno, de onde dá pra ter um belo visual do Canal Beagle, e na descida fomos às margens do arroio Buena Esperanza, onde correm as águas do degelo.


Glaciar Martial - Ushuaia
Um refúgio no caminho do Glaciar Martial.

Glaciar Martial - Ushuaia
Subindo para o Glaciar Martial.

Glaciar Martial - Ushuaia
Um pouco mais. Nós fomos até o primeiro gelo à direita na base da montanha martial.

Glaciar Martial - Ushuaia
Visual do primeiro gelo do Glaciar Martial.

O caminho é todo feito em cascalho, então dê preferência a subir com calçados apropriados, de preferência impermeáveis, porque algumas vezes você terá que atravessar o arroio do degelo e até mesmo para poder pisar no glaciar.


Arroyo Buena Esperanza - Glaciar Martial
Um dos caminhos é ao lado do arroio com a água do degelo do glaciar.

Arroyo Buena Esperanza - Glaciar Martial
Arroio Buena Esperanza.

Nós subimos com as meninas (13 e 10 anos) devagarinho e foi tranquilo. 


Primeiro gelo do Glaciar Martial
Subimos até o primeiro gelo que encontramos no Glaciar Martial, de onde vem a água potável de Ushuaia.

Levamos água e uns biscoitos para despistar e na descida fizemos um lanche para o almoço em um dos cafés que tem no estacionamento, onde comemos empanadas e pizzas. Estava bonzinho rs.


Refúgio de montaña - Glaciar Martial
Uma das lanchonetes no estacionamento.

Refúgio de montaña - Glaciar Martial
Batatas fritas, pizza e empanadas.

Refúgio de montaña - Glaciar Martial
Cardápio

Depois me conta quando você foi e como foi sua experiência nos comentários ;)

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Trens e voos pela Europa

Seguros de viagem

Aluguel de carro