Ushuaia é um destino caro. Tanto falam (falavam?) que Argentina é um destino barato, mas não foi isso que eu encontrei ao fazer as cotações e depois de viajar para lá. Teria sido a mudança de governo? Não sei, e nem vou pra esta seara já que eu não sou cientista política e aqui nem é lugar para isso, mas que isso de certo modo atinge nossas viagens, ah!, com certeza. Então uma forma de economizar que encontramos foi a de alugar carro para fazer os passeios sem guias ou agências, até porque Ushuaia é um destino que dá pra você se virar bem, se assim você o desejar.
![]() |
Com o carro alugado em um dos mirantes da Ruta 3 - Ushuaia x Tolhuim |
Fiz várias cotações e por incrível que lhe pareça o local que conseguimos uma melhor cotação foi a Alamo Norte-Americana, mas primeiramente me inscrevendo no programa Alamo Insiders, que dá ótimos descontos para locações em qualquer lugar no mundo onde eles tenham lojas.
Conforme o roteiro que a gente tinha planejado, a ideia era usar a partir do dia 4, pegando no centro da cidade, até o dia 6, para irmos para o aeroporto, mas acabou que, como a agência de turismo nos ofereceu o transfer do aeroporto de volta gratuitamente, a gente optou por devolver o carro antes, no fim do dia 5, até porque o hotel que estávamos não tinha tanta vaga de garagem disponível.
O custo para esses dois dias para locação de um carro compacto manual (ônix ou equivalente), quilometragem ilimitada e o seguro full (sem franquia) foi de USD 195 a serem pagos no balcão. Se colocar na ponta do lápis ficou bem mais em conta do que contratar uma agência para fazer os passeios que fizemos estando motorizados.
A retirada do carro foi feita na agência que fica na Rua Gobernador Paz 137. O check-in foi rápido e os carros ficam estacionados na rua mesmo. O pagamento do valor foi feito no Wise e do caução no cartão de crédito internacional (porque o caução trava o valor - uns USD500 - e com cartão pré-pago ele vai ficar com esse saldo retido, o que não é interessante já que você pagou pra colocar o dinheiro ali!).
![]() |
O carro foi entregue sujo por fora. |
![]() |
Interior do carro que retiramos na Alamo para usar em Ushuaia |
Retiramos um Etios basicão, com 10.700km rodados, que foi entregue meio sujinho (tapetes sujos, paralamas cheio de lama), com alguns arranhões, mas nada demais. (Tire foto de tudo, sempre!).
![]() |
Estacionada no Parque Nacional Terra do Fogo para irmos no Correio Nacional Argentino. |
Apesar de pequeno, o carrinho deu conta de tudo! Fomos até o Glaciar Martial, fizemos todo o Parque Nacional Terra do Fogo, fomos até o Paseo Shopping e aguentou bem o bate e volta até Tolhuim!
![]() |
Na praia do Lago Fagnano em Tolhuim. |
A gasolina é relativamente barata e não tivemos custos de pedágios e estacionamentos. Andamos 290 km com ele e abastecemos uma vez para ir para Tolhuim e um tanto para devolver o carro.
![]() |
Estacionada em um dos mirantes da Ruta 3. |
Entregamos o carro na mesma agência que retiramos e também foi rápida, até porque tínhamos o seguro completo, então se tivesse algum arranhão novo esse seguro cobriria.
Se você preferir, use a parceira do blog Rent Cars para fazer a sua cotação e escolher a melhor locadora para sua viagem. Mas escolha sempre com todas as proteções e leia os termos para não ter problemas caso você escolha pagamento online ao invés do balcão, ok?
Não tivemos problemas algum com a Alamo na Argentina... Já com a Hertz Argetina em El Calafate eu tive alguns e conto melhor no post El Calafate - Alugando Carro na Hertz Argentina.
Nosso roteiro de 13 dias na Patagônia Argentina já está publicado aqui no blog. Dá uma conferida lá para ajudar a você montar a sua próxima viagem de férias.
Nenhum comentário