Ushuaia (Argentina) - Bate e volta para Tolhuin

Tolhuin é uma outra cidade da Ilha da Terra do Fogo, na Argentina, com pouco menos de 10 mil habitantes e seu nome vem do idioma dos Selk'man e significa coração. A cidade fica na cabeceira do Lago Fagnano e isso a torna especial, principalmente para os geólogos (bom, pelo menos pra mim!! rs).


Tolhuim - Lago Fagnano
Tolhuin - Lago Fagnano

Fundada em 1972, Tolhuin fica às margens da Rota 3, entre Ushuaia e Río Grande, sendo a cidade mais jovem da província. Até 1960, viviam ali os último descendentes puros da etnia Selk'nam, vivendo na cabeceira do Lago Fagnano onde realizavam os ritos de iniciação Hain, uma cerimônia para iniciar os meninos entre 14 e 18 anos para a idade adulta.


Mas lá na introdução eu brinquei que Tolhuin teria um atrativo especial para os geólogos, mas por que? Você sabe que a Terra é formada, basicamente, por núcleo, manto e crosta, certo? E que essa crosta ela é toda quebradiça, como um ovo meio cozido, com a casca quebrada, boiando numa clara "meio mole, meio dura" (analogia simplória eu sei, mas é pra você ter ilustrado na cabeça, caso você tenha esquecido das aulas as aulas do ginásio rs). Essa crosta quebradiça é formada por placas tectônicas, e nós aqui no Brasil estamos na Placa Tectônica Sul-Americana e que ao sul, esta placa corre lado a lado com a Placa Scotia. E sabe onde fica esse encontro?! Então!!! A grande falha geológica (transformante - porque que elas correm em direções opostas, mas uma ao lado da outra, sem sobreposição) está encaixada no Lago Fagnano e no Rio Turbio, e que esse sistema de falhas aflora em Tolhuin! Assim, eu não fui buscar os afloramentos, mas só de "passar de uma placa tectônica para outra" já me dá uma satisfação enorme, e imagino que para os amantes da natureza, essa curiosidade seja enorme também, já que tem gente que mergulha na Islândia para "tocar" as placas Norte-Americana e Euro-Asiática, por que ter essa sensação aqui pertinho?!



Placa de Scotia
Placa Scotia em vermelho e os contatos com as placas tectônicas adjacentes. 

Placa Scotia
Placa Scotia no Google Maps e o pin em vermelho é a cidade de Tolhuin.

Placas Tectônicas - Tolhuim
Placas Tectônicas Sul-Americana e Scotia e em vermelho uma interpretação do sistema de falhas que limitam essas placas.

Então como deixar isso passar?! NUN-CA!

Assim, para chegar em Tolhuin a partir de Ushuaia, basta pegar um carro alugado e dirigir até lá. Nós abastecemos e fomos para lá logo depois de termos feito a navegação no Canal Beagle. A distância entre as duas cidades é de uns 110 km, cortando a Cordilheira dos Andes. A Ruta 3 neste trecho é muito boa, e ressalto, fomos no verão, e imagino que no inverno deve-se ter cautela por causa das fortes nevascas que tem acontecido na região. 

Rota 3 - Ushuaia a Tolhuim
Rota 3 - Ushuaia a Tolhuin

Monte Olívia - Ushuaia
Monte Olívia - Ushuaia

Seguimos para a margem do Lago Fagnano e a praia é feita de cascalhos (seixos). Mas os vento patagônicos ali podem ser BEM fortes, então tenha cuidado ao abrir e fechar as portas do carro.

Lago Fagnano - Tolhuim
Lago Fagnano - Tolhuin. A esquerda a Placa Scotia e a direita a Placa Sul-Americana.

O legal dessa praia é que nela estão várias estátuas em homenagem aos Selk'nam (ou Onas) que habitavam a Ilha com placas informativas. E dali você pode ver também os terrenos das placas tectônicas e ter dimensão da imensidão das coisas.

Gendarmeria Nacional - Tolhuim
Gendarmeria Nacional - Tolhuin. A estrada a beira do lago estava sendo asfaltada.

Placas Educativas - Lago Fagnano - Tolhuim
Uma das placas explicando o encontro das placas tectônicas.

Placas Educativas - Lago Fagnano - Tolhuim
Outra placa ensinando mais sobre a importância geológica do local.

Placas Educativas - Lago Fagnano - Tolhuim
Uma das várias placas educativas ensinando sobre os povos originários na beira do Lago Fagnano.

Selk'nam - Lago Fagnano - Tolhuim
Selk'nam - Lago Fagnano - Tolhuin. Encenação do ritual Hain.

Gavião - Patagônia - Tolhuim
Gavião - Patagônia - Tolhuin

Alagadiço - Lago Fagnano - Tolhuim
Alagadiço - Lago Fagnano - Tolhuin

Fomos então almoças no restaurante da Hosteria Kaiken, hotel e restaurante fundado em 1964. O local é muito bonito, a comida é muito boa e o visual do pátio é fantástico!! Super vale a pena. 

Hosteria Kaiken - Tolhuim
Hosteria Kaiken em Tolhuin super charmosa e bem cuidada.

Hosteria Kaiken - Tolhuim
Visual do Lago Fagnano na Hosteria Kaiken.

Almoço na Hosteria Kaiken
Nossos pratos na Hosteria Kaiken em Tolhuin. Tudo muito bom.

Na volta para Ushuaia, fomos parando nos mirantes para apreciar novamente o Lago Escondido que já havíamos visitado no passeio off-road que tínhamos feito nos dias anteriores.

Lago Escondido - Ruta 3
Lago Escondido - Ruta 3 

Lago Escondido - Ruta 3
Lago Escondido - Ruta 3. Consegue ver a raposa cinza descansando?

Lago Escondido - Ruta 3
Lago Escondido - Ruta 3 

Para quem quiser acompanhar, gravei nosso caminho no wikiloc.

Ushuaia - Tolhuim
Nosso caminho saindo de Ushuaia até Tolhuin está no wikiloc.

Caso algum amigo geólogo tenha interesse e queira se aprofundar mais, vou deixar aqui algumas referências pra vocês baixarem (Sci Hub  ou Research Gate pra quem não tiver acesso às revistas):

E aí, vai colocar Tolhuin no seu roteiro? Nós fizemos de bate e volta. Pretende seguir até Río Grande? Ou mesmo no grande navio El Desdemona encalhado no Cabo San Pablo?

Nosso roteiro de 13 dias na Patagônia Argentina já está publicado aqui no blog. Dá uma conferida lá para ajudar a você montar a sua próxima viagem de férias.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Trens e voos pela Europa

Seguros de viagem

Aluguel de carro