Quem acompanha o blog já deve ter percebido que o nosso perfil de viagem é de se aventurar pelos locais visitados e para isso a gente geralmente aluga carro para ter mais liberdade no ir e vir e nos horários que a gente quer para fazer nosso roteiro de forma mais independente. E obviamente isso não seria diferente para El Calafate. E no post de hoje vou contar como foi nossa locação de carro nesta cidade com a Hertz Argentina, e já adianto, deu uma certa dor de cabeça...
|
Alugando carro na Hertz Argentina |
A ideia do carro para El Calafate era pra ter a liberdade de ir a hora que quisesse para o
Parque Nacional Los Glaciares, ir no
Museu Glaciarium, e quem sabe ir até
El Chatén (spoiler: nós fomos rs) sem ter que se preocupar em acordar em horário determinado por agência e com o cronômetro que colocam em cada ponto visitado, deixando o passeio chato e corrido. Então para isso a gente pegaria e devolveria o carro ainda no aeroporto da cidade.
|
Hertz Argentina - El Calafate |
Para isso eu fiz a cotação de reservas inicialmente na Rentcars que é a parceria do blog, mas o valor mais em conta que ele me deu (com todos os seguros) foi pela Europcar e num valor de USD586!! Como para Ushuaia a gente reservou pela Alamo, eu fui cotar por lá também e ficou incrivelmente mais caro: USD623! Então arrisquei fazer a reserva em uma agência local (Dubrovnik) e consegui o preço de USD290! Deixei reservado por um bom tempo, até que por um estalo me lembrei da Hertz por causa do convênio que a empresa que eu trabalho tem, mas também estava caro, no entanto, ao acessar o site argentino da Hertz (com o ".com.ar") encontrei a cotação COM TUDO (Full cover/Smart) incluso por incríveis 130.238,52 pesos, o que daria uns USD170! Sendo assim, confiei já que estava tudo certinho no email e eu já aluguei na Hertz nos EUA e na França (primeira viagem internacional que nem blog eu tinha rs) e nunca tinha tido problemas. Dito isso, cancelei com a Dubrovnik...
|
Minha reserva na Hertz Argentina. |
Chegando em El Calafate, depois de voar com a Aerolineas Argentinas vinda de Ushuaia, fomos direto para a Hertz Argentina que fica logo na saída do desembarque (o aeroporto é minúsculo e todas as locadoras ficam juntas).
E para minha surpresa o rapaz do balcão puxou a minha reserva e me informou que o valor seria outro, que o valor no email era válido se eu tivesse pago na internet, mas como eu pagaria no balcão estaria sujeito a atualizações e o valor atual era de 247.886,48 pesos, quase o dobro do que eu tinha acertado por email! Eu argumentei, ele chamou o gerente que foi taxativo ou eu aceitava ou ficava sem carro. E como bem sabemos, alugar carro com tarifa balcão em qualquer outra companhia seria mais caro e de tão cansados, acabamos aceitando... No Wise* a cobrança foi de USD 213,81. (*Um adendo aqui: ao usar o Wise - ou qualquer outro cartão de viagem similar - para aluguel de carro, pague o aluguel no wise, mas peça para colocar o caução em um outro cartão, de preferência no crédito, para que o valor do caução não "bloqueie" o seu saldo e você fique sem o valor em moeda estrangeira travado durante a sua viagem).
|
Fatura da reserva de carro na Hertz Argentina |
|
Folheto na Hertz falando dos perigos e animais que a gente pode encontrar (ou atropelar) na estrada... |
Seguimos então para o estacionamento do aeroporto onde ficam os carros das locadoras e pegamos o Fiat Cronos que nos foi designado. O carro estava com pouco mais de 12.000 km rodados, entregue com tanque cheio, estepe e tinha alguns arranhões e fiz questão de tirar fotos de todo o carro para não ter problemas (faça isso sempre!).
|
Fazendo o checklist no carro no aeroporto |
Dali fomos almoçar perto do
hotel e depois paramos o carro no hotel, mal tendo andado com o carro. No dia seguinte fizemos um passeio de 4x4 pela manhã e a ideia era pegar o carro e irmos para o Glaciarium em seguida. Para minha surpresa, mal ligamos o carro e ele estava com aviso no painel de pneu com problemas. Eu já muito "bolada" parei num posto e não consegui encontrar uma viva alma pra me ajudar, mas pra minha sorte a Hertz do centro da cidade estava logo em frente e prontamente paramos ali. Falei com o atendente que teve a AUDÁCIA de me mandar ir no borracheiro. Eu já respondi que estava de férias e não era obrigação minha cuidar de carro que eles não fazem manutenção direito e que eles tinham que me dar um carro decente e sem problemas. Ele argumentou que não tinha outro carro e blá-blá-blá e do nada, outro atendente, trouxe outro Fiat Cronos idêntico, bem mais rodado (68000 km), meio empoeirado por dentroe falou que eu poderia trocar por aquele. Tirei algumas fotos, e ele não fez o checklist de troca de carro, NADA! Mas como eu já tava pra lá de Bagdá, entramos no carro e seguimos nosso passeio, indo ao Glaciarium...
|
Loja da Hertz Argentina na cidade de El Calafate (Av del Libertador 1822) |
|
Entregando o primeiro carro. |
|
Pegando o segundo carro, repare no parachoque com a tinta marcada, a parte preta, que mal aparece, estava completamente amassada... |
Saímos do Glaciarium e partimos para a Reserva Laguna Nimez. Depois do passeio, pra nossa surpresa o que me aparece no painel do carro?! O mesmo bendito símbolo de pneu!!! Fomos até o posto e um motorista nos ensinou a usar o calibrador (lá são duas mangueiras: uma pra medir a pressão e outra pra encher! Tu tem que ficar trocando, é um saco!). Vimos que o pneu estava certinho, e resolvemos arriscar e ver qual era desse aviso. E antes que falem algo: não tinha manual do carro no porta luvas. Só que nessa de verificar o pneu vimos que o para-choque do carro estava amassado e refletor rachado, ou seja, encontramos o motivo do cara não ter feito o checklist: tentar me empurrar o amassado?! Bem, ele teria problemas, porque eu tinha fotos mostrando que já tinha pegado o carro assim, fora que estávamos com o seguro completo ativo (recomendo, até por causa dos cascalhos das estradas).
|
Aviso de problemas com o pneu do segundo carro - Hertz Argentina |
Seguimos os passeios e volta e meia o aviso aparecia, mas em momento algum o pneu estava realmente vazio. Fomos para o Parque dos Glaciares e até El Chatén, sem problemas.
No dia de irmos embora de El Calafate para
Buenos Aires, chegamos cedo para fazermos o check-in e despacharmos a mala, e no entanto a loja da Hertz ainda estava fechada. Aguardamos um pouco e o atende chegou. Tirei as fotos de entrega e partimos. Não tive problemas com o tal amassado, mas também não me entregaram papel algum.
|
Loja da Hertz no aeroporto de El Calafate. Todas as locadoras estão uma do lado da outra. |
|
Entregando o carro na Hertz Argentina - El Calafate |
Enfim, mesmo com a surpresa de cobrarem quase o dobro no balcão, ainda ficou mais em conta, mas achei de uma bela pegadinha isso, e se a gente tivesse ido com dinheiro contato?! Então se você for alugar com a Hertz Argentina tenha isso em mente, ok? E depois me conta como foi a sua experiência alugando carro em El Calafate.
Nenhum comentário