O Parque Nacional Los Glaciares está localizado na província de Santa Cruz, na Argentina, com uma área de maia de 7.200km². Foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1981 pelo seu interesse glaciológico e geomorfológico, indo desde a fronteira Argentina - Chile, desde o Cerro Chaltén (Fitz Roy) até o Cerro Daudet.
A imensidão do Glaciar Perito Moreno. |
Os campos de gelo que cobrem mais de 30% da superfície do parque nacional, com 47 grandes geleiras, são os grandes atrativos para os turistas que chegam a El Calafate, a porta de entrada para visitação do principal ponto turístico: o Glaciar Perito Moreno.
A imponência do Glaciar Perito Moreno. |
O Glaciar Perito Moreno desagua no Lago Argentino e possui área mais que Buenos Aires, com uma frente de altura de uns 60m acima do nível do lago.
O Glaciar Upsala é o maior glaciar, com 50km de comprimento e 10km de largura, mas só é possível avistá-lo de longe, de barco, pois como o degelo está "forte" há risco de quedas de blocos e formações de grandes ondas que podem afetar as embarcações.
Além desses glaciares, outros se destacam pela sua magnitude: Spegazzini, Seco, Viedma, Onelli, e vários outros. É possível fazer um passeio de barco de dia inteiro para conhecer os glaciares Upsala e Spegazzini, mas ele tem um custo elevado, com almoço incluso, que sai do Porto Punta Bandera, durante a temporada de verão.
Um dos barcos que fazem os passeios de navegação perto da geleira pra você ter noção do tamanho do glaciar. |
No setor norte do Parque Nacional pode-se conhecer o Cerro Chaltén, também conhecido como Fitz Roy, com 3.405m de altura e de um desenho singular.
A floresta é habitada por huemus, pumas, raposas, guanacos, e diversas espécies de aves.
A entrada do parque fica a 80km de El Calafate e a estrada, a Ruta Provincial 11, está em boas condições, o que permite que você conheça o parque por conta própria, com carro alugado ou com agências de viagem.
No Parque, a partir de El Calafate, é possível explorar o parque de diversas maneiras, além do passeio de barco por todos os glaciares que já mencionei acima. Você poderá fazer caminhadas no glaciar Perito Moreno, como o minitrekking (1h-1h30 de caminhada), minitrekking 2 (3h de caminhada), Big Ice (6h30 de caminhada).
O Porto Bajo de Las Sombras de onde parte os passeios de caminhada no Glaciar Perito Moreno. |
Outros passeios de barco dentro do parque são: Moreno Spirit, que fica 1h navegando na frente setentrional do Glaciar, saindo do Porto F.P. Moreno; Safari Náutico, que fica por 1h na frente meridional do Perito Moreno, no Brazo Rico, saindo do porto Bajo de Las Sombras; Safari Azul, saindo do Porto Bajo de Las Sombras, atravessando o Brazo Rico, na frente do glaciar e que permite desembarcar para andar por 1h30 na parte rochosa perto do glaciar do outro lado do Brazo Rico; e Mayo Spirit, que sai do Porto de Punta Bandera e entra no Canal de Los Tempanos, com desembarques na Bahía Toro, Cerro Negro e no Porto F.P.Moreno para que possa explorar as passarelas do parque nacional.
Barco que pegamos para fazer o Moreno Spirit. |
Para os mais corajosos é possível fazer trilhas, escaladas, passeios de caiaque... Mas como não fiz, deixo aqui só a sementinha para que você possa explorar caso tenha interesse.
Nós decidimos visitar o Parque Nacional para conhecer o Perito Moreno por conta própria, de carro alugado para que pudéssemos ficar o tempo que quiséssemos as passarelas de contemplação do glaciar. Para o passeio de barco, escolhemos fazer o Moreno Spirit, e compramos junto a Brasileiros em Ushuaia, mas você pode comprar diretamente com a agência no centro de El Calafate.
Nós saímos do hotel às 9h da manhã e fomos para o Parque Nacional com o carro que alugamos na Hertz Argentina. Como é uma área que o celular pode não pegar ou sinal de internet pode ser ruim, optamos em levar o dinheiro em papel para comprar o ingresso na entrada, foi até que rápido. Até tem como pagar com cartão de crédito por lá, mas a fila estava enoooorme (#naorecomendo). Vale lembrar que fomos em janeiro e por ser verão a estrada fica em boas condições. No inverno é necessário utilizar correntes ou cobertas com cravos nos pneus.
Entrada do Parque |
Dirija com cuidado porque há animais na estrada e se você reparar bem, até lebre você conseguirá ver.
Lebre na beira da estrada do Parque. |
Nós paramos no Mirador de los suspiros, de onde dá pra ter o primeiro contato com o Glaciar e ter noção do seu tamanho! E se você tiver curiosidade, na rocha onde você estará pisando, dá pra ver "estrias de gelo" que são marcas que as geleiras antigas deixaram na rocha.
Mirador de los suspiros - Parque Nacional Los Glaciares |
Esses riscos são as estrias, marcas que as geleiras deixam ao passar sobre as rochas. |
Nós fomos direto até o Porto Perito Moreno pois nosso barco sairia dali 12h. Ficamos enrolando por ali, indo do banheiro da estrutura que tem ali (com restaurante Resto del Glaciar - 11h às 16h30 - e local para você lanchar - das 10h às 17h45) e na prainha do Canal de los Tempanos do Lago Argentino.
Estacionamento do Porto Perito Moreno. |
Estrutura do Parque Nacional Los Glaciares |
Interior do restaurante Resto del Glaciar. |
Restaurante Resto del Glaciar. |
Praia do Canal de los Tempanos - Parque Nacional Los Glaciares |
Face Norte do Glaciar Perito Moreno. |
Desprendimento que vimos durante o passeio de barco, |
Chegando pertinho do glaciar Perito Moreno. |
Então voltamos para o nosso carro e optamos por comer dentro do carro porque o local do parque estava lo-ta-do e sujo... O bom que o lanche que compramos do hotel e que estava muito bom.
Acabado o almoço fomos para o outro estacionamento das passarelas. Ali perto das passarelas tem outra lanchonete (Campos del Hielo) para você comer ou poder usar o banheiro.
Lanchonete Campos del Hielo. |
São cinco circuitos de passarelas, mas acabou que andamos principalmente pela amarela, que é a principal, que fica de frente ao glaciar e até elevador ela tem, caso você precise de acessibilidade. Ficamos quase 2h entre andar a passarela e observar a geleira esperando pelos desprendimentos espetaculares.
Elevador para as passarelas |
Nesse ponto que o glaciar fecha o Brazo Rico de tempos e tempos. |
Passarelas para ir até a face do Glaciar Perito Moreno |
Nós saímos do parque às 17h30 e antes de irmos direto para o hotel, estiquei até o Porto Punta Bandera pela curiosidade rs.
Porto Punta Bandera de onde parte os passeios Todos os glaciares e Mayo Spirit. |
Chegamos no centro de El Calafate às 19h, exaustos, mas felizes por esse dia fantástico!!
Se você decidir ir para o Parque Nacional também, leve um bom agasalho, com corta-vento e impermeável. O tempo é bastante instável ali e você está praticamente dentro de um freezer enorme, mesmo no verão! Use óculos escuros para proteger seus olhos também por causa da claridade.
Todo nosso dia eu registrei no wikiloc, desde a ida até o parque, o passeio de barco, o caminhamento na passarela e a volta para o El Calafate, passando no Porto Punta Bandera.
Todos os trechos que fizemos dentro do Parque Nacional Los Glaciares para ver o Perito Moreno. |
Nosso roteiro de 13 dias na Patagônia Argentina já está publicado aqui no blog. Dá uma conferida lá para ajudar a você montar a sua próxima viagem de férias.
Nenhum comentário