Voando Aerolineas Argentinas para a Patagônia

Para irmos para Ushuaia e El Calafate eu estudei as várias possibilidades para nossa viagem, que vou mostrar a seguir, inclusive se valia ou não emitir por milhas ou comprar as passagens, voando de classe econômica.

Avião da Aerolineas Argentinas no aeroporto de Ushuaia

Primeiro a gente definiu se ia primeiro para Ushuaia ou para El Calafate, ou se faríamos Buenos Aires antes ou depois de irmos para a Patagônia. Cheguei a fazer quatro cenários para emitir as passagens por milhas na época que a gente começou a planejar e o resultado foi o seguinte:

Tabela comparativa de voos para a Patagônia

Com o resultado percebi que emitir por milhas para ir para a Patagônia Argentina não seria uma boa, até porque teria que ser smiles para emitir Aerolineas Argentinas, já que nao temos como pontuar diretamente na Aerolineas e esta ser a única que voa para Ushuaia... Mas como eu tinha comprado mais de 200 mil pontos no smiles em promoções anteriores ao planejamento da viagem eu teria que gastar esses pontos porque eles venceriam em um ano e não seria vantagem comprar toda a pontuação para emitir todos os voos usando smile optamos em comprar os voos internos com as milhas que já tinha, e as internacionais (de entrada e saída da Argentina - GIG-USH e AEP-GIG) comprando normalmente como multi-trechos, sem bagagem, adicionando a compra de duas bagagens de porão posteriormente (não compramos as 4 com bagagem de porão porque fica mais caro e a gente nem despacharia as quatro!).

Eu cheguei a comparar comprar as passagens usando o site argentino da Aerolineas com o site brasileiro com a flybondi e cheguei a conclusão que para a nossa viagem seria melhor mesmo comprar no site brasileiro...

Comparando emissão Aerolineas Argentinas no site argentino com o site brasileiro

Então no esquema que fizemos o nosso custo familiar para emitir todas as passagens foi de pouco mais de R$ 13k, mas teria sido mais em conta emitir tudo direto na aerolineas mesmo... Se você estiver juntando pontos no smiles para voar dentro da Argentina pela parceria entre as companhias aéreas, melhor estudar antes se vale a pena mesmo, porque pra mim, não valeu, mas não valeu porque eu tive custo com as milhas, mas se você conseguiu gerar organicamente (pontos de cartão que já viriam mesmo, compras bonificadas, etc) o cenário muda completamente.

Os voos

Fomos para o aeroporto aqui no Rio e optamos em comer uma pizza por lá pela agilidade e pra evitar passar fome no voo rs. Pegamos o voo da madrugada da Aerolineas Argentina saindo Galeão dia 19 às 23h55 e chegamos em Buenos Aires (Aeroparque) às 03h20 e não me recordo de terem dado algo para comermos!! A imigração foi tranquila e até rápida. Só é estranho sair do aeroporto pelo desembarque internacional e entrar novamente para o embarque nacional (cuja entrada estava cheia de moradores de rua se abrigando para a noite), fora ter que ir puxando mala para então redespachar na mesma fila de quem tá embarcando a primeira vez e não está fazendo apenas conexão... Durante nosso tempo no aeroporto compramos 4 chips de celular (da Claro) numa banca de jornal que tem em frente ao check-in das Aerolineas Argentinas por 800 peso cada e lanchamos no Starbucks até o horário de embarque. O voo até Ushuaia partiu às 05h15, neste voo nos deram um lanche maravilhoso (olha o deboche!!) uma bebida e uma barra de cereal! Só rindo.... A dica que posso te dar para esse trecho é sentar nas poltronas da direita do avião para ver a Cordilheira dos Andes. Nós chegamos na Terra do Fogo às 08h55. O aeroporto de Ushuaia é uma gracinha e ele não fica longe da cidade, uns 10 minutos você já está no centro.

Avião da Aerolineas Argentinas no aeroporto Galeão - Rio de Janeiro

Aeroparque Jorge Newbery
Aeroparque Jorge Newbery em Buenos Aires. Tivemos que sair e entrar novamente no aeroporto!

Fila pra despachar mala novamente no Aeroparque

Embarque para Ushuaia no Aeroparque

Lanche servido no voo entre Buenos Aires e Ushaia
Lanche (bebida e barra de cereal de iogurte com morango) servido no voo entre Buenos Aires e Ushaia

Avião da Aerolineas Argentinas no Aeroporto de Ushuaia

Interior do aeroporto de Ushuaia parece uma cabana
Interior do Aeroporto de Ushuaia

Para irmos para El Calafate pegamos o voo em Ushuaia que partia às 10h15. Chegamos 08h30 no aeroporto com o transfer da agência e check-in online feito, mas como tínhamos mala para despachar fomos pra fila, que estava ENORME!! E quando você acha que a fila acabou, tem a fila dos raios-x, que estava tão grande quanto. Mas deu tempo de chegar no portão! A dica que te dou pra esse trecho é sentar na poltrona da esquerda para ir acompanhando a Cordilheira dos Andes pela janela.

Fila pra despachar mala no Aeroporto de Ushuaia

Fila pra despachar mala à direita e fila do raios-x na esquerda no Aeroporto de Ushuaia
Fila pra despachar mala à direita e fila do raios-x na esquerda (isso pra pegar a escada, tinha mais fila no segundo andar) no Aeroporto de Ushuaia

A Cordilheira dos Andes em Ushuaia

Rio Santa Cruz - chegando em El Calafate
Rio Santa Cruz - chegando em El Calafate. A cor é essa mesma, sem filtros!

Para irmos para Buenos Aires, via Aeroparque que fica no centro da cidade, pegamos o voo que partia de El Calafate às 09h10. Como tínhamos mala a despachar e carro a devolver, saímos cedo do hotel e com check-in feito e por isso mal tinha fila. Serviram novamente a "gloriosa" barrinha de cereal nesse voo...

Fila pra despachar mala no Aeroporto de El Calafate

O Aeroporto de El Calafate fica às margens do Lago Argentino

Avião da Aerolineas Argentinas no Aeroporto de El Calafate

Fila pra decolagem - Aeroporto de El Calafate

Lanche servido no voo da Aerolineas Argentinas entre El Calafate e Buenos Aires

Embarques remotos no Aeroparque

E para voltarmos para o Rio de Janeiro, pegamos o voo saindo do Aeroparque às 11h50. Fizemos o check-in online e apenas despachamos a mala, com certa fila. O aeroporto não tem sala vip, mas em um Outback que você pode consumir usando o DragonPass (mas se você tem acesso limitado a sala vip, eu não recomendo você gastar ali). O embarque foi remoto, usando o ônibus, que vira uma zona na hora de subir o avião... O "almoço" dado pela Aerolineas foi um sanduíche de pão de forma, uma bebida e um pacote com DUAS bolachas doce... Isso porque era voo de hora de almoço hein!!

Fila para despachar mala no Aeroparque

Fila pra entrar no avião no Aeroparque
Fila pra embarcar no avião

Embarque remoto no Aeroparque

Sanduíche de pão de forma, refrigerante e biscoito servidos como almoço no voo
"Almoço" servido no voo

Enfim, as malas foram bem tratadas, pelo que pude perceber a esteira deles é mais devagar que permite melhor manuseio das bagagens. Tanto que os nove vinhos que trouxe despachados embrulhados em fralda, jornal e caixa de papelão chegaram intactos!! E ressalto que nenhum dos quatro voos tem entretenimento! Nada! Então leve um livro, baixe música ou filme no seu smartfone, ou brinquedos para as crianças...

Assim, por ser a ÚNICA empresa aérea que você consegue fazer todos esse trajeto, até que o serviço foi bem feito. Mas no nosso dia anterior ao embarque para El Calafate houve uma greve (24/01/24) e eles simplesmente lavam as mãos para os passageiros do dia que tiveram que "rebolar" para resolver embarque, onde dormir e o que comer, porque assistência é ZERO... Faça um bom seguro de viagem que preveja esse tipo de problema para você ter um apoio!

Você já viajou de Aerolineas Argentinas? O que achou?