Argentina - El Calafate - Dicas para sua Viagem

El Calafate é uma cidade pequena que fica na província de Santa Cruz, na Argentina, quase aos pés da Cordilheira dos Andes e na fronteira com o Chile, às margens do Lago Argentino, com pouco mais de 25 mil habitantes e sua principal atração é o Glaciar Perito Moreno (a 80km do centro da cidade).

 

Letreiro El Calafate
O letreiro de El Calafate fica na Rua Pres. Kirchner 3652, às margens da Baia Redonda.

El Calafate é assim chamada por causa de um frutinho, o Calafate, que nasce na região e é muito usado na culinária local, como doces, geleias e licores. Parece um mirtilo, mas não tem um sabor característico não. Pela falta de cânhamo, o fruto era usado para calafatear os barcos que chegava na Patagônia, dando origem ao nome da frutinha azul escura de arbustos espinhosos.


Nos primórdios a região era habitada por nômades, somente nas primeiras décadas do Século XX que a cidade começa a ser estabelecida, tendo sido fundada apenas em 1927 para consolidar o povoamento da região. Com a implementação do Parque Nacional Los Glaciares, em 1946, a eletricidade chegou e todo a infraestrutura que uma cidade requer.


Atualmente, El Calafate está em franco crescimento turístico, com instalação de uma boa rede hoteleira, aeroporto e melhoria das estradas locais. A temperatura média da cidade é de 7ºC, mas no inverno pode chegar a -15ºC, o que fecha muitas atrações da cidade.


Cume do Monte Fitz Roy visto do Cerro Huyliche
Cume do Monte Fitz Roy visto do Cerro Huyliche

A cidade fica perto do Parque Nacional Los Glaciares, o segundo maior parque nacional da Argentina, instituído em 1937, abrigando vários glaciares da Cordilheira dos Andes, indo desde a fronteira com o Chile, e vai desde o Cerro Chaltén (o Monte Fitz Roy) e o Cerro Stokes. É lar dos Glaciares Perito MorenoUpsala, Spegazzini, Onellu e Seco, e todos os campos de gelo do Sul Patagônico. Abriga pumas, condores, huemuls, guanacos e outras espécies da região. E em 1981 passou a integrar a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.


Glaciar Perito Moreno, El Calafate
Glaciar Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares, o lado às margens Brazo Rico, visto do Mirador de Los Suspiros.

O sítio arqueológico Punta Walichu está localizado às margens do Lago Argentino e o nome Walichu vem do idioma tehuelche que significa "caverna dos espíritos". O local é conhecido por abrigar um grande número de pinturas rupestres que datam de milhares de anos, sendo um valioso testemunho da arte e cultura dos antigos povos que ali viveram. As pinturas mostram cenas de caças, animais como guanacos e avestruzes, e figuras antropomórficas. É possível fazer uma visita guiada pelo local, onde tem reconstrução de como eram os hábitos dos antigos habitantes.


Sítio Arqueológico Punta Walichu, El Calafate
Sítio Arqueológico Punta Walichu, El Calafate

Os lagos Argentino e Viedma são lagos glaciares e na última glaciação eles eram glaciares gigantescos, e os registros das morenas e das estrias que as geleiras fizeram podem ser observados em vários locais.


Lago Argentino, visto de Punta Walichu
Lago Argentino, visto de Punta Walichu. Acredite, a cor do lago é essa mesma!!

Para chegar em El Calafate (FTE), você consegue voos com a Aerolineas Argentinas  (Buenos Aires - EZE ou AEP, Ushuaia - USH, Trelew - REL, Bariloche - BRC, Rosario - ROS), a JetSmart (Ezeiza) e a Flybondi (Buenos Aires - EZE e AEP).  Para quem for de carro, é acessível pela RP11, saindo da Ruta Nacional 40.



Afinal, o que fazer em El Calafate?

Depende. Algumas atrações só funcionam no inverno ou no verão. Vou listar aqui o que encontrei como atrativos para fazer em El Calafate:


  1. Verão:
    1. Estâncias: para conhecer as fazendas locais (Cristina, Nibepo Aikee, Huyliche,...) suas histórias, fazer algumas atividades e uma refeição com pratos regionais. 
    2. Night Tour Adventure: observar o céu a noite, com um astrônomo, algumas atividades e uma refeição.
    3. Caiaque: navegar no Rio Santa Cruz.

  2. Inverno: É uma estação bem rigorosa na cidade, as temperaturas ficam na média de 0°C, mas com os ventos patagônicos a sensação térmica diminui ainda mais... Fora que a cidade fica com apenas 8h de luz durante o dia.
    1. Não pode fazer caminhadas no parque los glaciares nessa época, mas as navegações ainda são permitidas.

  3. Ano todo:
    1. Parque Nacional Los Glaciares: é possível fazer trekking sobre o Glaciar Perito Moreno (Big IceMini Trekking  ou navegar nos Brazo Rico, Brazo Norte ou no Canal de los Témpanos (Moreno Spirit, Safari Azul, Todos os Glaciares).
    2. Passeios off-road: às margens do Lago Argentino e aos Cerros FríasHuyliche e Balcones, o que permite ver a cidade do alto e num dia limpo até dá pra ver o Cerro Torres e o Monte Fitz Roy (que fica em El Chaten).
    3. Reserva Ecológica Laguna Nimez, onde pode-se caminhar para observar dezenas de espécies de aves da região.
    4. Museu Glaciarium: para conhecer mais sobre os glaciares e sua formação. Onde há também o Glacio Bar, um bar a -10ºC onde tudo é fabricado de gelo.
    5. Nativo Experience: com um trecho curto de 4x4 para conhecer o sítio arqueológico Punta Walichu e fazer uma refeição regional em uma caverna, com vinho liberado.

El Calafate, às margens do Lago Argentino, Visto do Cerro Huyliche
El Calafate, às margens do Lago Argentino, Visto do Cerro Huyliche


Contratar os passeios antecipadamente ou deixar pra contratar na hora?

Depende. Se você for em janeiro eu recomendo fortemente que já vá com os serviços previamente contratados para evitar não encontrar disponibilidade para a época que você está na cidade. Seria realmente frustrante chegar lá e não ter mais vagas para o Mini Trekking se você quiser caminhar sobre o Perito Moreno. Mas há quem goste de emoção ou mesmo da flexibilidade de contratar de um dia pro outro. definitivamente não é o meu perfil!!!

Perito Moreno e o porto F.P.Moreno
Ponto de onde sai o barco do passeio de 1h (Moreno Spirit) para o Glaciar Perito Moreno, no Canal de los Témpanos.

E por lá tem várias agências locais e duas brasileiras: a Brasileiros em Ushuaia e a Cia Trip. Para nossa viagem, ambas tinham o mesmo preço. Mas a Brasileiros em Ushuaia estava com o slogan "cobrimos qualquer oferta" em seu site... e eu obviamente fiz meu dever de casa: cotei os preços com as agências locais de Ushuaia (Tolkeyen Patagonia TurismoRumbo Sur, Hielo y Aventura, Patagonia Dreams, Calafate Travels, South Road Patagonia Extrema) e mandei para que eles pudessem cobrir, e assim consegui um belo desconto (quase 50% na soma geral). Só digo uma coisa: não escolha agências brasileiras porque acredita que os guias serão brasileiros, eles são locais e falam espanhol; o que vai "facilitar" pra você é o atendimento na loja localmente em português e a facilidade em parcelar passeios em reais, mas isso encarece o custo da viagem. Quando tivemos problemas com a remarcação da navegação no Canal Beagle em Ushuaia por causa dos ventos, que a gente havia contratado com a Piratour que subcontratou a Canoero, essas duas não tinham mais datas disponíveis para o período que eu estaria em Ushuaia, e me devolveram o dinheiro (em pesos). Foi a Brasileiros em Ushuaia que me socorreu, inclusive vendo a previsão de vento para os próximos dias para conseguir reagendar com a própria Canoero. Então converse com eles, cote com todas, e veja o que você consegue para a sua viagem. 


Quais passeios nos fizemos em El Calafate?

Por estarmos em família com uma adolescente e uma criança, optamos em não fazer as caminhadas longas porque elas não estão acostumadas. Mas tenho amigos que fizeram e as crianças se amarraram. Desses passeios de agência nós contratamos com a Brasileiros em Ushuaia os passeios off-road para o Cerro Huyliche e o Native Experience e o passeio de barco de 1h (Moreno Spirit) para ver o Perito Moreno. Por conta nós andamos pela cidade, e alugamos um carro para ir para o Parque Nacional Los Glaciares, ao Museu Glaciarium e o bate e volta a El Chatén.

Nativo Experience, El Calafate
A caverna da refeição do Nativo Experience, El Calafate

Nosso roteiro de 13 dias na Patagônia Argentina já está publicado aqui no blog. Dá uma conferida lá para ver nosso arranjo inicial. Nos próximos posts prometo publicar como foi cada um dos dias com nossa avaliação de cada um dos passeios.

Museu Glaciarium, El Calafate
Museu Glaciarium, El Calafate


Outras dicas

Sobre câmbio: eu recomendo fortemente o uso de um cartão de débito pré-pago para sua viagem na Argentina, especialmente em Ushuaia. Eu levei o Wise, Santander Global, Nomad (meu convite Z869VEKDCC pra você ganhar US$20 de cashback na primeira conversao pelo app) e C6 Dólar, para testar, todos carregados em dólar. Só tive problema com o Wise porque em algumas máquinas ele não passa nem com chip nem com a tarja magnética, e tem que pedir para o responsável passar "Manual", digitando os números do cartão na maquineta que vai funcionar. Com todos os cartões carregados em dólar a bandeira do cartão faz a cotação do dólar MEP para o peso argentino. Visa vai essa conversão na hora, a bandeira Mastercard leva alguns dias para reembolso. As demais bandeiras (Elo, AMEX, por exemplo) não estavam trabalhando com dólar MEP quando fomos (verifique antes de utilizá-los por lá). 
Se você for usar um desses cartões de débito pré-pagos em hotéis ou locação de carro, pague a reserva neles, mas peça para que o caução (guarantee) seja feita no seu cartão de crédito tradicional para evitar que o valor correspondente seja bloqueado do seu saldo, atrapalhando seu planejamento.
Se você tem família grande e quer um tico de conforto: feche o seu hotel com muita antecedência, porque são poucos os que oferecem quartos grandes para acomodar uma família com a nossa. Nós ficamos na Hosteria Posta Sur e o quarto era bom


Reserva Ecológica Laguna Nimez, El Calafate
Reserva Ecológica Laguna Nimez, El Calafate

No post Voando Aerolineas Argentinas para Patagônia, eu mostrei os cálculos que fiz para emitir as passagens e o relato dos voos.

Esqueci de algo? Quer contribuir? Ficou com dúvida? Deixe seu recado nos comentários para que a gente possa conversar.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro