El Calafate é um destino bastante atraente da Patagônia Argentina, principalmente para quem curte a natureza e passeios fora de estrada. Um dos passeios que nós fizemos na cidade foi o Nativo Experience e neste post vou contar um pouco do passeio.
![]() |
A caverna onde é feita a refeição do passeio Nativo Experience. |
O passeio Nativo Experience é uma oportunidade de conhecer um pouco de El Calafate num caminhão preparado para offroad. As crianças amam esse tipo de experiência! É um passeio que acontece todos os meses e tem duração de umas 3h, com duas saídas diárias: uma pela manhã e outra a tarde, já que a proposta é a de fazer uma refeição em uma caverna na beira do Lago Argentino.
O Lago Argentino é o maior e o mais austral dos grandes lagos patagônicos em território continental da Argentina, cobrindo 1.415km², com uma profundidade média de 150m, podendo alcançar quase 500m, o que o deixa entre os 20 lagos mais profundos do mundo. Nele desaguam vários glaciares, com destaque para o Perito Moreno e para o Upsala.
Nós optamos em fazê-lo na noite do dia que chegaríamos em El Calafate, já que deixamos Ushuaia pela manhã e chegamos na cidade com a Aerolineas Argentinas na hora do almoço. (E demos a sorte da greve da empresa nos ter errado por um dia e não tivemos problema com nosso voo, então como está tudo incerto, veja com a agência que você contratar como ficaria em caso de cancelamento, ok?).
![]() |
Arbustos de El Calafate no trecho off-road feito em propriedade privada. |
![]() |
Essa plantinha tem um óleo que os povos usavam para várias coisas. (esqueci o nome dela). |
O passeio vai pela beira do Lago Argentino e sobe até um mirante, o Mirador del Acantilado, de onde dá pra ver o Lago ao longe, de um azul incrível e da Cordilheira dos Andes. E depois ele vai até o Sítio Arqueológico Punta Walichu.
![]() |
Mirador del Acantilado - El Calafate |
Punta Walichu foi descoberto por Francisco Moreno em 1887, e fica a 8km da cidade de El Calafate, onde os povos originários Ahonikenk se abrigavam há mais de 4.000 anos e deixaram marcas rupestres nas paredes de arenitos ali presentes. É possível visitar o local por conta própria, sempre com atenção aos horários de funcionamento no site deles ou por whatsapp (+54 9 2902 402073). O local conta com banheiros e uma pequena lanchonete.
![]() |
As paredes com pinturas rupestres de Punta Walichu. |
Quem nos levou foi a Patagônia Profunda, que contratamos pela Brasileiros em Ushuaia, mas você pode contratá-los diretamente (e talvez saia até mais barato). Nós saímos de nosso hotel por volta das 18h, e fomos buscar outras pessoas no caminho. Chegamos no mirador pouco antes das 19h. E já aviso: esteja abrigado e bem agasalhado, pois mesmo em janeiro é um vento gelado e cortante.
Dali, a caminhonete seguir para a lanchonete para que pudéssemos pegar as mantas e passar no banheiro, já que no sítio não há outros pontos de sanitários.
![]() |
Interior da lanchonete em Punta Walichu |
![]() |
Exterior da lanchonete do Sítio Arqueológico de Punta Walichu. |
O guia nos acompanhou e explicou sobre os Ahonikenk e mostrou as pinturas nas cavernas.
![]() |
O guia explicando como os povos originários viviam ali, à beira do Lago Argentino. |
![]() |
O guia nos explicando sobre as pinturas rupestres em Walichu. |
![]() |
A representação dos povos originários - Punta Walichu. |
Então seguimos para o jantar na caverna, onde foi servido suco para as crianças e vinho a vontade, uma sopa de cordeiro no pão e uma sobremesa de mousse de chocolate com geleia. Quem for vegetariano, deve avisar no momento da reserva para que seja preparado um prato a parte. Estava tudo muito bom!!
![]() |
Caminhando por Punta Walichu |
![]() |
O jantar servido dentro da caverna durante o passeio Nativo Experience. |
![]() |
Vista do Lago Argentino de dentro da caverna. |
Depois do passeio eles nos deixaram no hotel, por volta das 21h30.
Registrei nosso passeio no wikiloc, caso você queira ver. Não se pode fazê-lo por conta porque o caminhão entra em propriedade privada. Mas é possível ir até Punta Walichu por outro caminho, por conta própria.
Nosso caminho no wikiloc ao fazer o Nativo Experience - El Calafate |
O passeio é muito bom e vale a pena!!
Nosso roteiro de 13 dias na Patagônia Argentina já está publicado aqui no blog. Dá uma conferida lá para ajudar a você montar a sua próxima viagem de férias.
Nenhum comentário