Ushuaia (Argentina) - Passeio Isla Martillo - a Pinguinera da Terra do Fogo

Ao definir nosso destino de viagem como sendo a Patagônia Argentina, a primeira dica que recebi foi da Aline do blog Vem que te conto, indicando fazer o passeio da Pinguinera. E obviamente fui correr atrás para conhecer e colocar em nosso roteiro.


Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia

A Isla Martillo, onde fica a Pinguinera, está localizada no Canal Beagle, sendo uma das várias ilhas do canal que faz a fronteira do Chile com a Argentina, ligando os Oceanos Pacífico e Atlântico. A Uma curiosidade é que a ilha tem um formato que lembra um martelo, por isso seu nome dado pelo Capitão Luis Fernando Martial, comandante da expedição La Romanche em 1883. Os povos originários chamavam a ilha de Yecapaselo. 


Estância Harberton - Ushuaia
Estância Harberton - Ushuaia


E por ser Patagônia, no meio do canal, a ilha pode ser afetada por ventos fortes que podem passar dos 50 km/h (mas tem registro de chegarem a mais de 100km/h), principalmente entre os meses de outubro e janeiro, que podem impedir o acesso à ilha. Então por isso já adianto uma das minhas dicas: agende a visita à ilha (e/ou o passeio do Canal do Beagle) no primeiro dia que você tiver em Ushuaia, porque se o tempo não permitir, você poderá tentar reagendar a sua visita. 


Museo Acatushun - Ushuaia
Museo Acatushun - Ushuaia

A Pinguinera pode ser "acessada" de duas maneiras: de barco pelo Canal Beagle num passeio de mais de 5h, mas que você não pode desembarcar na ilha, e o barco apenas se aproxima da margem e você vai observar os pinguins que estiverem na margem; ou por via terrestre, onde você vai pegar uma van no Muelle Turístico e seguir para a Estancia Harberton para pegar um barco menor e seguir para a caminhada com os pinguins na Isla Martillo com uma guia por uma hora entre as aves. 


Chegando de barco - Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Chegando na ilha

Rota J - A caminho da Estância Harberton
Rota J - A caminho da Estância Harberton

Além disso tem época para visitar os pinguins na ilha, quando eles vão aproveitar o verão na Terra do Fogo, então geralmente ficam por ali de Outubro a Março, então se você pretende conhecê-los, agende sua viagem para essa época. Lembrando que o pico de turismo na cidade é o mês de Janeiro.


A única empresa que acessa a pinguinera é a PiraTour. as demais agências revendem o passeio (e ao contratar uma das outras agências você terá que pagar, em dinheiro, na hora do check-in a entrada da Estância, que está atualmente na casa dos 18mil pesos por pessoa). Então a minha outra sugestão de antemão é procurar a Piratour tão logo você programou seu roteiro, porque tem limitação de visitas diárias na Ilha e você corre risco de não conseguir ir por falta de vagas. Eles geralmente abrem as vagas 6 meses antes. Nós contratamos o serviço para o nosso primeiro dia juntamente com o passeio no Canal Beagle para a parte da tarde. O pagamento foi feito de forma online, pagando com o Wise. Toda negociação foi feita pelo Whatsapp e usei o google translate para auxiliar na tradução já que meu espanhol não é dos melhores. Peça pela Caminata en Pingüinera.


Piratour - no Muelle Turístico
Piratour - no Muelle Turístico



Nosso dia na Pinguinera

Nós contratamos o passeio na Piratour assim que ele foi disponibilizado, juntamente com a Navegação do Canal Beagle  para a parte da tarde. Nosso horário foi o das 7h, então tivemos que estar no Muelle às 6h30 para dar tempo de fazer o check-in. E já tinha uma fila considerável. Como contratamos a piratour diretamente nosso check-in foi rápido e logo fomos encaminhados para nossa van, mas tinha uma dupla de amigas que não tinha sido avisada sobre o pagamento da Estancia e estavam desesperadas porque iriam perder o passeio, então me compadeci e vendi os pesos que tinha para que elas pudessem comprar a entrada. 


Muelle Turístico - Ushuaia
Muelle Turístico - Ushuaia

Seguimos em duas vans para a Estancia, e durante o trajeto a guia vai explicando sobre as regras da visitação e sobre os pinguins que poderíamos ver. Sobre as regras algumas delas são:

  1. não pode tocar os pinguins (risco de gripe aviária);
  2. não pode pegar nada como souvenir, porque eles usam as pedrinhas e conchinhas como "presentes" para a companheira para poderem formar os casais já que a ilha é usada para a reprodução;
  3. se um dos pinguins vier na sua direção, pare e deixe que ele faça o que tiver que fazer e então saia da sua frente;
  4. não pode se alimentar na ilha.
Os pinguins que podem ser vistos são os pinguins papuas, os pinguins-de-magalhães e muito raramente o pinguim-rei.

Como nossa van foi mais devagar, a primeira foi direto para a Ilha e nós fomos conhecer o Museu Acatushun, um museu de aves e mamíferos marinhos austrais. Aproveitamos para lanchar porque mal tomamos café da manhã.

Interior do Museu Acatushun
Interior do Museu Acatushun

Estância Harberton
Esperando o barco e distraindo com o Cachorrinho da estância

Depois de uma hora fomos para o barco que sai de um pequeno porto às margens do Canal Beagle. O passeio de barco dura uns 20 minutos pra ir e outro tanto para voltar. 

Deixando a Estância Harberton de barco
Deixando a Estância Harberton de barco

Pisar na ilha é encantador pela quantidade de pinguins que você avista às margens. E por incrível que pareça nos vimos o pinguim-rei, mas a guia falou que ele tem ido já algumas vezes ali mas não encontra parceira e então eles não tem conseguido filhotes dessa espécie. Saindo das margens, andando pela trilha demarcada, sobe-se um pequeno monte onde passamos por vários ninhos. É tudo muito fofo!!  A única coisa que estragou foi o vento e o chuvisco que insistia em cair por todo o passeio. (Dica 3: use roupas impermeáveis e um bom corta vento).

Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Os pinguins usam a Isla Martillo para reprodução.

Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
São tantos pinguins que você não sabe pra onde olhar.

Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Os filhotes são tão fofinhoooooos

Pinguin Rei - Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Pinguin Rei - Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Isla Martillo - Pinguinera - Ushuaia
Use um bom casaco impermeável e corta-vento.

Eu registrei nosso trajeto no wikiloc caso você tenha curiosidade.

Navegação para a Isla Martillo
Navegação para a Isla Martillo

Caso você tenha alguma dúvida sobre o passeio, deixe-a nos comentários que tentarei te ajudar no que eu puder. Não deixe de visitar a ilha se você tiver essa oportunidade!



Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Trens e voos pela Europa

Seguros de viagem

Aluguel de carro