Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Serro a Diamantina

Depois de pernoitamos na Pousada Mariana em Serro, era dia de completarmos o Caminho dos Diamantes da Estrada Real, finalmente chegando em Diamantina. A beleza desse trecho é poder curtir todo o visual que o alto da Serra do Espinhaço proporciona.

Capela Nossa Senhora Rosario, Milho Verde, Serro, Minas Gerais, TR4 Deadpool, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
TR4 Deadpool marcando presença em Milho Verde. Agosto/2016
Quer saber as condições da Estrada Real entre Serro e Diamantina? Vem que te conto tudo!

Serro - Milho Verde

Nós saímos de Serro às 10h, rumo a Milho Verde. O trecho é bem tranquilo de ser feito já que está todo asfaltado (mão dupla sem acostamento) pela Estrada para Serro, por pouco menos de 24km. Saímos de 800m e chegamos a cerca de 1090m, tendo uma forte subida próximo a Serro e depois fica mais tranquilo. E por ela pode-se acessar as Cachoeiras do Carijó (bem ao lado da estrada), do Moinho (uma pequena caminhada) e Lajeado.

Cachoeira Carijó, Milho Verde, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Cachoeira Carijó, Milho Verde. Agosto/2016.
Quem estiver fazendo a pé ou de bicicleta deve ter cuidado, pois não há acostamento e há pouca sombra pelo caminho.

Estrada, Milho Verde, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Estrada Real entre Serro e Milho Verde. Agosto/2016.

O cenário é muito bonito e vale a pena ser apreciado. No meio do caminho existe o Povoado de Três Barras, ao lado do Rio Jequitinhonha. Nós demos uma pequena parada na Carijó (sem banho), onde encontramos um grupo que estava fazendo a Estrada Real de bicicleta. Seguimos nosso caminho, chegando em Milho Verde às 11h20.

Três Barras, Milho Verde, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Passando por Três Barras. Agosto/2016.

Milho Verde

Milho Verde é um distrito de Serro, com pouco mais de 1200 habitantes. O Arraial foi criado no Século XVIII, tendo como origem a lavra de minerais preciosos de Manuel Rodrigues Milho Verde, onde havia um posto de fiscalização de entrada e saída do Distrito Diamantino. Sua pequena Capela de Nossa Senhora do Rosário é um dos cartões postais da Estrada Real, devido a sua simplicidade e a belíssima vista que se tem dali. A história local é bastante rica, pois foi ali que descobriram os primeiros diamantes da região e onde Chica da Silva fora batizada. A região é cheia de cachoeiras e belas trilhas, sendo um destino imperdível para amantes do ecoturismo. As ruas de Serro não possuem calçamento (embora estavam já calçando algumas).

Capela Nossa Senhora Rosario, Milho Verde, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Capela de Nossa Senhora do Rosário em Milho Verde. Agosto/2016
Na Estrada Real, o único local de Milho Verde para o carimbo do passaporte é a Pousada e Restaurante Morais.

Pousada do Morais, Passaporte, Milho Verde, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Mais um carimbo para nosso passaporte!! Agosto/2016.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Milho Verde - São Gonçalo do Rio das Pedras

São 7,5 km de estrada de terra larga com pedriscos e muita costeleta de vaca e alguns areões entre  Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. Mas a estrada é larga e com pouca variação de altimetria, ficando sempre na casa dos 1080-1090m.  Nós chegamos em S.G.R.P. às 11h50.

Milho Verde, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Estrada Real entre Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. Agosto/2016.
Quem estiver de bicicleta ou de moto pode ter um pouco mais de dificuldade nos trechos de areia fofa. Em estiver a pé, poderá encontrar pouca sombra pelo caminho.

Chegando em São Gonçalo do Rio das Pedras. Agosto/2016.

São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras também é distrito de Serro, que ainda preserva a arquitetura colonial. O vilarejo também é destino para quem curte ecoturismo, com várias possibilidades de trilhas e cachoeiras (Grita Seca, do Comércio, Rapadura, Cadete, Retiro e Pacu). A cidade possui calçamento em pedras, bem similar a Diamantina.

São Gonçalo do Rio das Pedras, vista do Bar do Ademil. Agosto/2016.

A pequena Igreja Matriz foi construída no Século XVIII e reza a lenda que foi erguida no local onde duas crianças encontraram uma imagem de um santo. Outro atrativo é a ponte que passa sobre o Rio Jequitinhonha. rumo a Diamantina.

Marco da Estrada Real e Igreja de Nossa Senhora do Rosário em São Gonçalo do Rio das Pedras. Agosto/2016

Para os caçadores de carimbo do Passaporte da Estrada Real, procure os seguintes pontos de carimbo:

1. Bar e Restaurante do Ademil, no Largo do Félix Antônio, 74
  2. Refúgio 5 Amigos, no Largo do Félix Antônio, 165
  3. Pousada do Capão, na Rua da Nascente, n. 550

Nós carimbamos nosso passaporte no Bar e Restaurante do Ademil, onde almoçamos inclusive. O lugar oferece a típica comida mineira, com sua simplicidade e sabor muito gostoso. Em Agosto o preço de Self-Service (À vontade) era de R$20,00, sendo que crianças entre 2 e 10 anos pagavam R$10.

Hora do almoço!! Bar do Ademil, em São Gonçalo do Rio das Pedras. Agosto/2016.

São Gonçalo do Rio das Pedras - Vau

Nós saímos de São Gonçalo às 12h50 rumo a Diamantina. E estrada entre São Gonçalo e Vau foi um dos piores trechos desse dia, são 6,5km de estrada de terra apertada (muitos trechos só cabe um carro) com algumas erosões e muito cascalho, além de muitos trechos com areia fofa. É uma descida só, saindo de 1090m até 850m, onde Vau está situado, num dos vales do Rio Jequitinhonha. Pouco antes de Vau, tem uma ponte sobre o Rio Jequitinhonha, do Século XVIII. O visual é muito bonito, mas tem umas ribanceiras que os motoristas desavisados a noite pode causar acidente.

São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Ponte, Rio Jequitinhonha, Vau, Diamantina
Ponte do Século XVIII sobre o Rio Jequitinhonha, pouco antes de Vau, exatamente na divisa entre Serro e Diamantina. Agosto/2016.
Quem estiver a pé vai encontrar um pouco mais de sombra aqui. Quem estiver de bicicleta ou moto deve ter atenção principalmente nos trechos com areia. Em comboio mantenha distância, porque sobe um poeirão brabo rs. Nós chegamos em Vau pouco às 13h10.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

Vau

Vau é distrito de Diamantina, o povoado está localizado às margens do Rio Jequitinhonha, na divisa de Diamantina com Serro. Seu nome é uma referência ao ponto mais raso do rio, que servia de travessia para os viajantes e tropeiros da Estrada Real. Por ser bem pequena, já é um atrativo, mas não tem infra-estrutura para o turismo.

Vau - Diamantina

Enfim o último trecho do Caminho dos Diamantes!!

O trecho entre Vau e Diamantina é o mais longo deste dia e requer cuidados especiais. São 38,5 km de estrada de terra, com cascalho, areia, pontes de madeira, ribanceira, pouca sombra e muita variação de altitude, com duas subidas fontes e uma descida forte, saindo dos 850m de Vau, chegando aos 1200m de altitude em Diamantina.

Estrada Real entre Vau e Diamantina. Agosto/2016

O trecho estava em obras em algumas partes, com promessas de asfalto, o que deve facilitar para quem mora por ali (mas acabar com a alegria do povo offroad rs).

Estrada Real entre Vau e Diamantina, já recebendo asfalto. Agosto/2016
O cenário é um dos mais incríveis de todo o Caminho dos Diamantes.

Panorâmica, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Vau, Diamantina
Só nós na estrada!! Panorâmica (uns 300º) da Estrada Real, entre Vau e Diamantina. Agosto/2016.

Quem estiver a pé ou de bicicleta deve levar muita água, pois não tem nenhuma casa no caminho. Nós inclusive encontramos um rapaz sozinho de bicicleta já cheio de sede e demos uma de nossas garrafas para ele.

Pouco antes de irmos em definitivo para Diamantina, fomos até "Extração", mas isso conto em outro post. Fica de olho ;)

Panorâmica, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Vau, Diamantina, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Extração, Diamantina
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Extração, Diamantina. Agosto/2016.

Diamantina

Finalmente Diamantina!! Mas como a cidade merece, foi fazer um post exclusivo sobre esta cidade histórica mineira. Não deixe de nos acompanhar. ;)

Casa da Glória, UFMG, Eschwege, Geologia, Diamantina, Caminho dos Diamante, Estrada Real
Casa da Glória, Diamantina. Agosto/2016.

Quem estiver procurando pelos carimbos da Estrada Real em Diamantina, vá nos seguintes pontos de coleta:

1. Receptivo Minas Gerais, na Rua da Quitanda, 22
  2. Museu do Diamante, na Rua Direita, 14
  3. Casa JK, na Praça Lobo de Mesquita, 266
  4. Pico do Itambé Hostel Diamantina, na Rua Professora Darcília Godoy, 99
  5. Centro de Atendimento ao Turista, na Praça Antônio Eulálio, 53

Nós carimbamos nosso passaporte no Receptivo Minas Gerais, onde aproveitamos para pegar os nossos adesivos e certificado de conclusão do Caminho dos Diamantes. Afinal, a saga dos carimbos do Caminho dos Diamantes encerrou-se ali, com todos os carimbos deste Circuito Turísticos coletados com louvor. =D

Trecho do Caminho dos Diamantes da Estrada Real.

Esse trecho em minha conta no wikiloc: Serro a Diamantina - Estrada Real
No Instituto Estrada Real: Serro - São Gonçalo do Rio das Pedras e São Gonçalo do Rio das Pedras - Diamantina