Inglaterra - Alugando carro em Londres com a Enterprise (Alamo)

 Nós decidimos alugar carro na Inglaterra por dois motivos: pela liberdade de escolher nosso rumo e compasso e porque eu adoro dirigir nos diferentes países que vou. Fora que dirigir na Inglaterra seria a primeira experiência de dirigir na mão inglesa, ou seja, do "lado errado do carro".


The Portland Bill Lighthouse na Portland Island.
Alugar o carro nos pertmite conhecer lugares lindos assim: The Portland Bill Lighthouse na Portland Island.


Eu fiz cotação em vários sites brasileiros e europeus (rentcars, enterprise, hertz), mas o mais barato foi fazer a reserva através do site da Alamo usando o desconto do Alamo Insiders. Eu sempre opto em fazer reserva pagando no balcão, porque se eu tiver algum problema não sou cobrada no cartão de crédito, e já com todos os seguros inclusos para não ter nenhuma surpresa a mais no balcão.


Como as meninas já estão crescidas não precisamos mais de cadeirinha! Uma economia a mais e um trambolho a menos!


E como estávamos hospedados no coração de Londres, optamos em escolher uma agência perto da gente e com devolução no aeroporto Heathrow. E tendo feito a reserva com bastante antecedência, consegui um belo valor: 6 diárias por £562 para um SUV Automático com todos os seguros. Escolhi carro automático para facilitar a adaptação já que teria que trocar de marcha com a mão esquerda e por eu ter cirurgia na coluna na minha carteira há restrição para guiar apenas carro com câmbio automático.


alugue carro automático
Dica: alugue carro automático para te ajudar na adaptação para dirigir na mão inglesa.


Chegamos na Enterprise um pouco antes do horário da reserva e confesso que achei o entorno meio esquisito. Para minha sorte, ou azar e vocês vão entender lá na frente, quem me atendeu foi uma moça que falava alguma coisa de português porque a mãe era brasileira. Depois de conversa vai e conversa vem, entrega PID (sim, eu prefiro levar a permissão internacional para dirigir para não ter problema, e esta PID eu tirei com o Automóvel Clube, apesar de ser um tico mais caro que direto no DETRAN de onde eu moro, mas só o fato de eu não ter que ir no DETRAN do centro do Rio 2x, pagar gasolina e estacionamento, já equiparou os valores). 


A Enterprise / National / Alamo da Waterloo Station.
A Enterprise / National / Alamo da Waterloo Station.

Alugando carro na Enterprise
Vistoriando nosso carro alugado.

Detalhes do carro alugado
Pegando o carro com 7.498 milhas rodadas.

O carro é entregue sem estepe

Então fizemos a vistoria do carro, e estava tudo ok, o carro não é entregue com o tanque cheio e você tem que entregar no mesmo nível (ou seja, você sempre vai estar no prejuízo) e não tem estepe. Eu falei pra atendente que iria tirar o carro dali e iria colocar num estacionamento ali perto (Waterloo Car Park - £20/24 h) porque iria sair no dia seguinte pela manhã e perguntei como seria em relação a questão de trafegar dentro de Londres (a London Congestion Charge - £15/dia) e ela se resumiu a dizer que era responsabilidade deles. Eu, tolinha, acreditei, até porque eu achei que seria como é nos Estados Unidos, a tarifa de pedágio é descontada diretamente na placa que vem depois no cartão de crédito (inclusive eles tem essa modalidade para carros particulares - vi no post do Londres para Principiantes - e eu imaginei, pela explicação da atendente que os carros deles também tinham isso).


Waterloo Car Park
Waterloo Car Park (morri em 20 libras pra deixar o carro dormir ali)

Deixei o carro no Estacionamento perto do Hotel que estávamos (Premier Inn) e no dia seguinte fizemos check-out e fui buscar o carro. Para entrar na rua do hotel tem que pedir autorização pelo interfone porque ali é uma área protegida e temos apenas 20 minutos para abastecer o carro e sair dali. Seguimos então para nossa viagem pelo interior da Inglaterra (acompanhe os posts que estou soltando aos poucos - BEM aos poucos rs) para saber como foi).


O Abastecimento é feito como nos Estados Unidos, você abastece com Petrol e paga depois na loja de conveniência.


Os estacionamentos são pagos na grande maioria das vezes por aplicativo (então tenha um chip de celular para não te dar problemas!), ou por parquímetros eletrônicos (use cartão de crédito), e não são baratos! Pra você ter exemplo no Legoland custa £8/dia, mas nas grandes cidades isso não paga nem 4h rs. Até nos hotéis de rede tem que pagar o pernoite e agradeça quando você acha um com estacionamento gratuito.


Estacionamento no Portland Bill.
Custos do Estacionamento no Portland Bill.

Custos de estacionamento no Charmouth Road Car Park.
Custos de estacionamento no Charmouth Road Car Park.
Estacionamento gratuito no hotel em Weymouth.
Estacionamento gratuito no hotel em Weymouth.

Estacionamento PAGO no hotel de Woking (onde dormimos depois do Legoland).
Estacionamento PAGO no hotel de Woking (onde dormimos depois do Legoland).


Dirigir na mão inglesa é um pouco estranho no início, mas é tudo tão sinalizado, e prestando bastante atenção logo você pega o jeito! Só preste atenção na hora de estacionar, porque eu parei com o pneu tocando a linha e tive que pagar uma multa de £25 (integral é £50) em Winchester por causa disso!!! Pode pagar online ou na prefeitura, como eu estava estacionada na prefeitura (ironia, han), paguei logo lá.


Multa por estacionar em cima da faixa em Winchester, UK.
Só de pegar a multa eu me tremia toda.


Devolvemos o carro no aeroporto e foi até rápido, foi feita a vistoria e infelizmente não dá para pagar em dinheiro (trocando a forma de pagamento de cartão para dinheiro). Eles oferecem a van para ir até o seu terminal gratuitamente.


Loja da Alamo / Enterprise / National no Heathrow (aeroporto de Londres)
Loja da Alamo / Enterprise / National no Heathrow (aeroporto de Londres)

Vauxhall Crossland
Vistoria da devolução do carrinho que nos acompanhou.

Devolvendo o carro com 446 milhas (718km) percorridos.
Devolvendo o carro com 446 milhas (718km) percorridos.

Vans das locadoras te deixam nos terminais do Heathrow.
Vans das locadoras te deixam nos terminais do Heathrow.

No retorno para o Brasil, para minha surpresa, eu fui multada porque não paguei a tal London Congestion Charge e eu deveria pagar £85 mais uma taxa de administração de £35! Olha, fiquei realmente muito p da vida, bati boca pelo email, e eles tentando passar o cartão que já estava bloqueado para compras no exterior. Como fiquei com medo de não pagar e ser penalizada de alguma forma, liberei o cartão e continuei batendo boca, tanto que eles admitiram que a atendente me informou errado, mas eles não assumiram a culpa integral, só me devolveram as £35 da taxa de administração. Ou seja, por mais que te informem algo, peça por escrito, para que você não tenha o mesmo prejuízo que eu tive.


Apesar da experiência ruim com as duas multas (uma por culpa da Enterprise!), foi maravilhoso ter a liberdade de dirigir pelo interior da Inglaterra, porque você pode conhecer lugares que jamais iria usando transporte público, como a Casa da infância do harry Potter, por exemplo. Vou colocar várias fotos nos próximos posts para que vocês vejam como foi também e quem sabe, repetir este roteiro também. 


Se tiver alguma dúvida, manda um comentário aí embaixo ou no privado nas redes sociais do blog que vou te ajudar onde eu conseguir.


Nosso roteiro na Inglaterra:

Dias 0 e 1 - Chegando em Londres, Kensington Palace, Hyde Park e Oxford Street, pernoites de Londres no Hotel Premier Inn London County Hall

Dia 2 - British Museum, Leicester Square (M&M's World) e Piccadilly Circus (Hard Rock Cafe London)

Dia 3 - Torre de Londres, Borough Market, Millenium Bridge, St. Paul's Cathedral e Leandenhall Market

Dia 4 - Museu Marítimo, Royal Observatory Greenwich e House of MinaLima

Dia 5 -  Westminster Bridge, Big Ben, Museu de História Natural

Dia 6 - Scotland Place, Horse Guards Parade, Westminster Abbey, Buckingham Palace e London Eye

Dia 7 - Bank of England, King's Cross Station e Notting Hill, retirada do carro alugado na Enterprise de Waterloo.

Dia 8 - Legoland Windsor & Casa da Infância de Harry Potter em Bracknell, pernoite no Hotel Doubletree by Hilton Woking

Dia 9 - Stonehenge e ida para Weymouth, pernoite no Best Western Weymouth Hotel Rembrandt

Dia 10 - Ida para Lyme Regis e Island of Portland

Dia 11 - Costa Jurássica - Shell Bay Studland, Old Harry Rocks, Lulworth Cove e Durdle Door

Dia 12 - Winchester e retorno a Londres, com pernoite no Premier Inn London Heathrow Airport

Resumo de roteiro completo: Londres - voltando a viajar pós-pandemia - nosso roteiro resumido

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro