Inglaterra - Dia 9 - Stonehenge e ida para Weymouth

ATUALIZADO: 20/04/2023


Confesso! Este é um dos destinos que faziam parte da minha wishlist sei lá desde quando! Stonehenge sempre esteve no meu imaginário de lugar incrível e obviamente que a ida para Inglaterra não poderia deixar este destino de fora!


Stonehenge!!
Stonehenge!!

Stonehenge é um monumento da pré-história (~3.000 - 2.000 a.C.) que fica em Salisbury, na Inglaterra, a 140km de Londres (2h de carro ou pelo menos 2h30 de transporte público). Este monumento foi construído por etapas e é composto de dois círculos: um externo com pedras verticais (sarsens) com uns 4m de altura e um interno com pedras azuis menores, trazidas do Sul de Gales, a 240km de distância. No solstício de verão e de inverno é possível ver que algumas destas pedras está alinhados com o nascer do sol e ao por do sol, respectivamente. Este trajeto é marcado por uma seta no chão.

Stonehenge!!
Stonehenge: observe os dois círculos formados pelas pedras maiores de pé (sarsens) e as menores (pedras azuis).

Mas antes de se erguer os anéis, o povo originário "terraplanou" o local,  e a vala criada forma um círculo com 100m de diâmetro. O povo que ali vivia enterrava seus mortos nos montes funerários presentes no sítio (é estimado que 150 pessoas foram enterradas ali). Fora do círculo existem outras pedras que se destacam, entre elas o "Calcanhar de Pedra", que marca a "Avenida" que liga o Stonehenge ao Rio Avon, e a "Pedra do Abate", que já esteve de pé, mas hoje está tombada, e que os visitantes iniciais achavam que ali era um altar para sacrifícios, por causa da tonalidade vermelha que a rocha tem. 

Stonehenge. Pedra do calcanhar e o destaque para a linha do solstício.
Pedra do calcanhar e o destaque para a linha do solstício.

Stonehenge. Pedra do calcanhar
A Pedra do Calcanhar e Stonehenge.

Antigamente era possível caminhar dentro dos círculos, mas o solo é muito frágil e isso pode causar danos à estrutura, então atualmente só é possível ter essa visita "especial" em datas selecionadas (como os solstícios por exemplo). As pedras hoje são concretadas para mantê-las de pé, já que algumas estavam tombadas no passado.

Stonehenge.
Repare a distância entre os visitantes e o monumento.

Quando for visitar, observe os círculos (são 56) que cercam Stonehenge e que foram escavados 500 anos antes da construção do círculo de pedras principal, há 5.000 anos. Estes círculos estão demarcados com o nome "Aubrey Hole" e dentro deles, arqueólogos acharam restos mortais de 64 pessoas.

Aubrey Hole - Stonehenge
Um dos Aubrey Hole de Stonehenge.

Stonehenge é considerado um ícone cultural britânico e é protegido legalmente desde 1.882 (e a gente ainda na escravidão no Brasil...). Hoje, é patrimônio da Coroa e administrado pela English Heritage, enquanto que a terra ao redor é de propriedade da National Trust.

Stonehenge.
Stonehenge.

Nós compramos o ingresso família (£61,30) no site oficial, usando o cartão Wise. O estacionamento custou £5, mas se você for no guichê você recebe as £5 de volta. Sugiro fortemente que compre online antecipadamente, porque além de economizar 10%  pela diferença de preço (no dia estava £75,10 - sem doação) você não corre o risco de se deslocar até lá e ficar sem poder entrar por causa de ingresso...

Valores da entrada de Stonehenge na bilheteria no verão de 2022.
Valores da entrada de Stonehenge na bilheteria no verão de 2022.

Como optamos em nos hospedar em Woking depois de termos ido ao Legoland no dia anterior, e estávamos de carro alugado, nós levamos pouco mais de 1h para chegar até o estacionamento de Stonehenge.

Estacionamento de Stonehenge
Carango estacionado em Stonehenge.

É importante ressaltar que o Centro de Visitante é distante do Stonehenge em si e não há proteção, então use protetor solar, boné se você for no verão, e um bom casaco se você for no inverno. E ainda deixo a sugestão de levar água e comer algo (e fazer um pipi stop) antes de ir até o monumento. Para ir até o monumento, você pode ir andando, ou com o ônibus disponibilizado gratuitamente (minha opção!!). 


Stonehenge - Centro de visitação
Centro de visitação de Stonehenge.

cookie Doubletree
Nosso lanchinho foi o cookie maravilhoso que o Doubletree dá para seus hóspedes.

Entre pegar o ônibus e voltar para o centro de visitantes, nós levamos 1h40 para explorar o local. Mesmo sendo Julho (verão inglês) e um sábado, não estava tão lotado assim.


Stonehenge - ônibus
Indo pro monumento de ônibus.

Stonehenge - ônibus
Me cansar pra que, se tem ônibus?

Para nossa visita utilizamos o app com o guia virtual em português que a English Heritage disponibiliza gratuitamente para Android (e para IOS também). Usar o guia é ótimo porque você mesmo vai conhecendo o local, no seu tempo, escutando o audio a medida que chega nos pontos de interesse.


Tela do aplicativo do audio-guia de Stonehenge.
Stonehenge - Placas informativas
Além do audio-guia use e abuse das placas informativas.

Depois da visita ao sítio, aproveitamos para ver a lojinha de lembranças (quem nunca?) e almoçar, na verdade lanchar. E com o calor, a sobremesa foi um belo sorvete. 


Sorvete?
Hora do sorvete!!

De barriga forrada, aproveitamos também para explorar as exposições externas e internas (o filme 360º é fantástico!) sobre os povos originários e de como Stonehenge foi construída.


Exposição do Centro de Visitantes - Stonehenge
Exposição do Centro de Visitantes - Stonehenge

Filme 360 - Centro de Visitantes - Stonehenge
Filme 360 - Centro de Visitantes - Stonehenge

Stonehenge
Tenta ae mexer uma das sarsens.

Moradias dos povos originários - Stonehenge
Moradias dos povos originários - Stonehenge

Reprodução dos bens dos povos originários - Stonehenge
Reprodução dos bens dos povos originários - Stonehenge

joaninhaaaaa
Vai ter foto de joaninha moradora de Stonehenge sim!

Ida para Weymouth

Depois de conhecermos Stonehenge fomos para Weymouth e fizemos nosso check-in no Best Western Weymouth. Jantamos e fomos dar uma volta na cidade, já que estava com sol ainda, afinal verão na Inglaterra sol se põe só depois das 21h.


Nosso caminho desde Woking, passando por Stonehenge e chegando em Weymouth.

Fomos caminhando pela rua do hotel, e observando as casinhas. Tive a impressão que aquela é a região mais antiga da cidade, com as casas mais antigas e tradicionais. Eu particularmente adoro. Passamos pela igreja de St John's e pela estátua da Rainha Victória.


Weymouth, UK
O estilo das casinhas no centro de Weymouth são todos assim.

Weymouth, UK
St John's Church e a Estátua da Rainha Vitória.

Chegamos na praia. Eu nunca tinha vista uma praia de seixos e fiquei impressionada. Fora as cainhas que pode-se alugar para deixar suas coisas enquanto você está na praia. Todas bem cuidadas. Uma fofura.


Weymouth, UK
Dá pra ver as paredes carbonáticas da Costa Jurássica da praia de Weymouth.

Weymouth, UK
Sempre tem essas lojinhas e restaurantes pela Orla (Coast Path) em Weymouth.

Weymouth, UK
Coast Path, Weymouth, UK

Weymouth, UK
Praia de Seixos de Weymouth e as barracas para locação.

Weymouth, UK
Foco no tamanho dos seixos e das conchas da praia de Weymouth, UK.

A fachada das construções à beira-mar são muito lindas e bem cuidadas. Muitas disponíveis para locação para turista e bed & breakfast.


Weymouth, UK
S W Coast Path, Weymouth, UK

Weymouth, UK
Olha que gracinha.


Para os animados é possível alugar caiaque e pedalinhos. O preço em julho de 2022 era: caiaque para um £6/hora, caiaque para dois £10/hora, e pedalinho £3,5/30 minutos


Weymouth, UK
Pedalinhos para locação.

Mas logo escureceu e voltamos. O ventinho já tava gelado!!


Weymouth, UK
As casas ficam mais atraentes a noite (ou teriam um ar assombrado?).

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro