Durdle door e a Island of Portland ao fundo. |
Nós saímos do hotel às 09h em direção a Leste, com destino ao Old Harry Rocks. A estrada é linda e tem alguns mirantes que vale a pena parar para ver o visual.
Visão de Studland em um dos mirantes da estrada. |
Acabei me confundindo com o nome dos estacionamentos, fomos até o final da Ferry Road, onde se pega um catamarã para chegar a Poole / Bournemouth. Mas como já estávamos ali, decidimos estacionar (Shell Bay National Trust Car Park) e ver a praia local, a Knoll Beach Studland. Que lugar lindo! Água quentinha, o clima estava perfeito, sem vento. Me arrependi de não ter vestido roupa de banho para dar um mergulho no Canal da Mancha. Quem for mais "animado", seguindo a linha de praia, tem a Studland Naturist Beach (praia naturista). Ficamos ali um tempinho (uns 40 minutos), pela Shell Bay e voltamos para o carro para seguirmos para nosso destino correto.
Shell Bay, Studland, UK |
Olha que praia mais gostosa. Pleno verão inglês, praia de areia branca vazia. Uma delícia. |
Estacionamos na South Beach Car Park e fizemos uma pequena caminhada até o Old Harry Rocks. O Old Harry Rocks é uma formação rochosa de calcário, bem branquinho, onde o vento, chuva e a ação da maré formam promontórios desconectados sobre o mar, e que fica no ponto mais oriental da Costa Jurássica, Patrimônio Mundial da Unesco. O nome vem de duas formações: o Velho Harry e Sua Esposa, mas a erosão acabou derrubando a Esposa em 1509.
Caminho tranquilo para o Old Harry Rocks é bem tranquilo de ser feito. |
Acampamento perto do Old Harry, me chamou a atenção porque me lembrou o filme do Harry Potter. |
Sobre as rochas mais perto do Old Harry Rocks |
Old Harry Rocks, UK |
Olhando para sul do Old Harry Rocks |
Pegamos a estrada a caminho de West Lulworth, e passamos pelo Corfe Castle, construído no Século XII para o Rei Henry I (filho do Rei William, o Conquistador), contudo foi parcialmente destruído no Século XVI. A ideia até era ir conhecer suas ruínas, mas estávamos com fome, não é uma visita gratuita (custa £25 para a família e requer pré-agendamento) e decidimos seguir a diante.
Corfe Castle visto da estrada. |
Se você tiver mais tempo, no caminho tem o Lulworth Castle and Park, construído no século XVII como uma hospedagem de caça para a família Weld; este castelo pegou fogo em 1929 e foi então restaurado e aberto à visita pela English Heritage. Neste mesmo local é possível conhecer o Capela Católica de St Mary e a igreja de St Andrew do Século XV. É possível fazer picnic, passar o dia. O local tem uma Casa de Chá (Castle Tearoom) que oferece bebidas quentes, bolos, lanches e sorvetes. Funciona de Março até o Natal, mas fecha aos sábados. É necessário comprar o ingresso (£7/adulto e £/criança entre 4 e 15 anos) no site Lulworth Dorset ou no local.
Lulworth Castle. Fonte da imagem: wikipedia |
Estacionamos no Lulworth Cove Car Park e fomos procurar um local para almoçarmos, afinal já era pra lá das 13h. O local estava LOTADO. Muita gente, MESMO. Nos sentamos no Brody's od Lulworth, mas com 5 minutos lá dentro não curtimos a "vibe" do local (limpeza, garçons, sei lá), levantamos e fomos buscar outro local e acabamos no The Saltwater Grill, dentro do Lulworth Lodge. Estava razoável, mas a fome estava maior rs.
Nosso almoço no The Saltwater Grill, Lulworth. |
Seguimos para Lulworth Cove, uma enseada fechada, seixosa, e para os geólogos, com uma estrutura LINDA do outro lado (uma dobra - quem for geólogo ou mesmo se você tiver curiosidade, veja o site da Wessex com o estudo feito no local). Agora pela visão de turista, não sei se eu tomaria banho nesta praia: os seixos cheios de lodo, cheio de barco na faixa da praia e pra se proteger a galera senta perto do paredão com risco dos blocos rolarem e te machucar feio... Nem tive pique de ir até a sobra magnífica do outro lado da praia e logo fomos embora. Quem é mais aventureiro pode fazer a trilha que parte do estacionamento e ir caminhando por cima dos montes, e chegar até Durdle Door. Mas como não estava com esse ânimo todo, preferi ir de carro até lá, até porque se fóssemos, teríamos que voltar para buscar o carro rs.
Lulworth Cove Car Park |
Lulworth Cove, UK. |
Então levamos o carro até o Durdle Door Car Park e fomos até Durdle Door, que é uma formação de calcário, erodida que forma um arco, ainda dentro da Costa Jurássica. Os afloramentos são formados por grandes dobras e Durdle Door é uma dessas camadas que foram originalmente depositadas na horizontal e que foram verticalizadas por esse grande dobramento. Quem for geólogo e tiver curiosidade (quem não for também pode) sugiro dar uma olhada neste relatório e este website sobre os Afloramentos escritos pela Wessex. Como estava muito cheio, eu não me senti confortável em descer as escadarias até o nível da praia e acabei parando no patamar que divide a trilha entre Durdle Door e a Man O'War Beach. Se a maré permitir, você pode caminhar até Bat's Head, mas sempre mantenha distância de segurança da costa, porque blocos podem cair.
Durdle Door Car Park é bem amplo. |
Atenção às placas. E antes de descer, coma algo, beba algo e vá ao banheiro. |
Caminho até Durdle Door. Ao fundo Island of Portland. E lembre-se: tudo que desce, tem que subir rs |
Descida até a Man O'War Beach. Quem tem olhar treinado vai ver as camadas verticais na parte sombreada. |
Praia de Durdle Door, UK. |
Durdle Door, UK. |
16h30 decidimos voltar para Weymouth para irmos até o mercado Sainsbury's, afinal a gente não tinha ido em nenhum ainda a viagem toda.
Fomos então jantar no restaurante Beefeater Weymouth. Estava bom e bem servido.
Restaurante Beefeater, Weymouth. |
Nosso caminho neste dia. |
Ao total, de estacionamento, gastamos £25,80. Mas parece que se você avisar no primeiro estacionamento que vai visitar os demais pontos, basta você pagar por 12h que está tudo coberto. Mas eu fiquei com o pé atrás, não me informei melhor e fui pagando de pouco a pouco...
Outros dias:
Dias 0 e 1 - Chegando em Londres, Kensington Palace, Hyde Park e Oxford Street, pernoites de Londres no Hotel Premier Inn London County Hall
Dia 2 - British Museum, Leicester Square (M&M's World) e Piccadilly Circus (Hard Rock Cafe London)
Dia 3 - Torre de Londres, Borough Market, Millenium Bridge, St. Paul's Cathedral e Leandenhall Market
Dia 4 - Museu Marítimo, Royal Observatory Greenwich e House of MinaLima
Dia 5 - Westminster Bridge, Big Ben, Museu de História Natural
Dia 6 - Scotland Place, Horse Guards Parade, Westminster Abbey, Buckingham Palace e London Eye
Dia 7 - Bank of England, King's Cross Station e Notting Hill, retirada do carro alugado na Enterprise de Waterloo.
Dia 8 - Legoland Windsor & Casa da Infância de Harry Potter em Bracknell, pernoite no Hotel Doubletree by Hilton Woking
Dia 9 - Stonehenge e ida para Weymouth, pernoite no Best Western Weymouth Hotel Rembrandt
Dia 10 - Ida para Lyme Regis e Island of Portland
Dia 11 - Costa Jurássica - Shell Bay Studland, Old Harry Rocks, Lulworth Cove e Durdle Door
Dia 12 - Winchester e retorno a Londres, com pernoite no Premier Inn London Heathrow Airport
Dia 13 - Ida para o Aeroporto Heathrow e sala VIP (No1 Lounge) no Terminal 3
Resumo de roteiro completo: Londres - voltando a viajar pós-pandemia - nosso roteiro resumido
Nenhum comentário