Roteiro baseado em Livros - Anjos e Demônios de Dan Brown em Roma

Quando decidi ir para Roma, é claro que corri para reler o livro Anjos e Demônios de Dan Brown, que fez um enorme sucesso quando saiu nas livrarias e rendeu bastante nos cinemas alguns anos depois. Ok, tem mais de um ano que fui para Roma e estava com a sensação de que estava faltando um post para fazer e só esses dias que o estalo veio. Pronto! Agora ele sai do forno, prontinho para você poder repetir também. Se você não leu o livro, e não curte spoiler, é melhor nem ler o post todo... rs

Basílica de São Pedro vista a partir do Castelo Sant'Angelo.
Basílica de São Pedro vista a partir do Castelo Sant'Angelo.

Para conhecer mais sobre os pontos turísticos, clique nos links no texto a medida que eles forem aparecendo e assim viaje conosco também.

"Kohler respirou fundo duas vezes, puxou a máscara para o lado e, ainda lutando para respirar, dirigiu-se a Vittoria e Langdon:
- Roma.
- Roma? - perguntou Vittoria. - A antimatéria está em Roma? Quem telefonou?"

"E havia mais a considerar. Embora tivesse vergonha de admitir, o horror inicial que sentira ao saber onde estava a antimatéria referia-se não só ao perigo para as vidas humanas na Cidade do Vaticano, mas também para algo mais.
A arte.
A maior coleção de arte do mundo encontrava-se naquele instante em cima de uma bomba-relógio. O Museu do Vaticano abrigava mais de 60 mil peças de valor incalculável em 1.407 salas: Michelangelo, Da Vinci, Bernini, Botticelli."

E assim, Langdom e Vittoria chegam em Roma, de supetão! Eles tinham pouco tempo para desvendar todo o mistério e evitar que a antimatéria se desestabilizasse e explodisse a cidade consigo!  Confesso que a primeira vez que li o livro, viajei duas vezes, na história e no Google Maps para ver todos os pontos que eram citados na narrativa e minha vontade de percorrer todos aqueles lugares me aguçaram. Ter ido para Roma e poder passar por esses lugares foi uma experiência surreal!!

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

Poder visitar a Capela Sistina, onde Il Conclavo acontece e poder apreciar todas aquelas pinturas é magnífico e mesmo que você não seja católico, vale a pena conhecer por toda a beleza e história que o lugar reúne.

Interior da Capela Sistina, no Vaticano
Interior da Capela Sistina.
Nos arquivos do Vaticano (coisa que a gente não pode visitar rs), Langdom teve seu primeiro estalo:

"Vittoria Franziu a testa.
- Desculpe, mas isso não signif... - ela parou de falar. - L'altare di scienza! (...) Ele disse que os cardeais seriam sacrifícios de virgens nos altares da ciência!
Langdom sorriu para ela.
- Quatro cardeais, quatro igrejas. Os quatro altares da ciência."

Terra! Fogo! Ar! Água! Os quatro elementos sempre ligados e surgem a todo instante na narrativa!

Como desvendar o Caminho da Iluminação, depois de tanto tempo? Eles tinham o relógio contra si, mas calma! Você não terá e poderá percorrer esse caminho calmamente, no seu tempo!! E qual foi o primeiro ponto que eles foram?

"Da tumba terrena de Santi. (...) O Caminho da Iluminação começava na tumba de Santi.(...)"

Você já sabe do que se trata? A Tumba de Rafael Santi, o grande mestre da Renascença! Que hoje está enterrado no Panteão.

Tumba de Rafael Santi, no Panteão.
Tumba de Rafael Santi, no Panteão.

Mas ao chegarem no Panteão, não havia referência ao elemento Terra. Então outro "estalo", não era a tumba do artista e sim uma das várias que ele projetou. Mas qual delas seria a certa?

 
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

Quem visita Roma vai constatar que o que mais tem na cidade, além das igrejas, são monumentos póstumos, dentro das próprias igrejas, e as famílias mais abastadas pagavam artistas para projetá-las.

"O coração dele batia acelerado. Da tumba terrena de Santi com a cova do demônio. (...)
O guia fitou-os de modo estranho.
- Chama-se Capela Chigi. Túmulo de Agostino Chigi e de seu irmão, ricos patronos das artes e das ciências."

A Capela Chigi fica no interior da Igreja de Santa Maria del Popolo, na Piazza del Popolo. A Capela Chigi é a segunda capela do corredor esquerdo desta Igreja e foi construída entre os anos de 1513 e 1656 por Rafael e Bernini. Das várias esculturas citadas no livro, você deve procurar a Estátua de Habacuque de Bernini e o Mors aD CaeLos no piso.

Mors aD Caelos, na Capela Chigi, na Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma.
Mors aD CaeLos, na Capela Chigi, na Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma.
Habacuque de Bernini e O Nascimento da Virgem de Piombo, na Capela Chigi, em Roma
Estátua de Habacuque de Bernini e um pedaço da tela "O Nascimento da Virgem" de Sebastiano del Piombo.

"- Que os anjos o guiem em sua busca sublime? - Ela levantou a cabeça e viu o dedo estendido anjo. Seus olhos enevoaram-se sem querer. - Ora, não é que é mesmo?!"

Saindo da Capela Chigi, seguiram então para o próximo ponto, cujo elemento principal é o Ar.

"Olivetti deu de ombros e traçou a linha reta outra vez. O caminho cruzava a Ponte Margherita, a Via Cola di Riezo e passava pela Piazza del Risorgimento sem encontrar em qualquer igreka até terminar abruptamente no centro da Praça de São Pedro.
(...)
- Isso! Baixo-relevo! - Langdon deu pancadinhas seguidas no capô do carro.
- (...) A pedra de que está falando se chama West Ponente - Vento Oeste. Também é conhecida como Respiro di Dio.
- Sopro de Deus?
- Isso! Ar! (...)"

A Basílica de São Pedro fora projetada por Michelangelo, mas a Piazza San Pedro foi projetada por Bernini! Se você prestar atenção, perto do Obelisco Egípcio "plantado" bem no meio da Praça, você vai ver, em todos os pontos cardeais, esculturas em baixo relevo desses pontos cardeais. Todas são iguais, mas a destacada na narrativa é a do Oeste, que traz o "vento do oeste".

Piazza San Pietro, Vaticano
Praça de São Pedro e a uma das Fontes gêmeas de Bernini e a fila para entrar na Basílica.
West Ponente, no Vaticano.
Escultura em baixo relevo West Ponente, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Terra e Ar já foram. Falta Água e Fogo!

"A anotação indicava que a famosa escultura de Bernini, O Êxtase de Santa Teresa, pouco tempo depois de inaugurada, fora transferida de sua localização original no Vaticano. (...) E ainda por cima, que a escultura fora transferida para lá per suggerimento dei artista.
(...)
... lança do anjo com a ponta de fogo...
... raios de fogo emanado da cabeça do anjo..."

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

A escultura O Êxtase de Santa Teresa, considerada uma das maiores obras-primas do Barroco, está exposta na Igreja de Santa Maria della Vittoria, no início do Século XVII, que fica em frente a Fontana dell'Acqua Felice, pertinho da Piazza della Repubblica.

Igreja Santa Maria dela Vittoria, em Roma.
Interior da Igreja Santa Maria della Vittoria, em Roma.
O Êxtase de Santa Teresa, de Bernini.
O Êxtase de Santa Teresa, de Bernini.
E o quarto elemento? E a Água? Foi então que ao abrir o mapa o professor constatou que as suas descobertas até então faziam uma figura: uma cruz sobre Roma!

" 'Cross Rome the mystic elements unfold.
(...)
A forma da cruz no mapa, constatou ele, era a extrema dualidade Illuminati, um símbolo religioso formado por elementos da ciência. (...)
O resto das peças do quebra-cabeças encaixou-se prontamente.
Piazza Navona.
(...)
A Fonte dos Quatro Rios!"

A Piazza Navona fora remodelada pelo Papa Inocêncio X, e mais tarde recebeu a Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini e a Igreja Sant'Agnese in Agone. Ali você também poderá visitar a sede da Embaixada Brasileira, instalada no Palazzo Pamphili.

Fontana dei Quattro Fiumi, de Bernini, na Piazza Navonna, Roma.
Fontana dei Quattro Fiumi, de Bernini, na Piazza Navonna, Roma.

Depois de todo acontecido na Fonte, Langdom põe-se a pensar...

"Encontrar o refúgio dos Illimunati. (...)
Depois de terminar sem resultado a busca na parte central, seu olhar instintivamente subiu pela altiva coluna de pedra. (...)
Lagdon estava olhando direto ara o topo do obelisco. (...) Não era um anjo. (...)
Um pombo.
(...)
Empoleirado no alto do obelisco, mirando tranquilamente para o oeste da cidade.
(...)
A pomba solitária é o símbolo pagão do Anjo da Paz."

Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini.
E a pomba, o Anjo da Paz, no alto do obelisco egípcio no meio da Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini.
Confessa! Você jamais reparou em tantos detalhes nas esculturas quanto agora. A gente viaja quase sempre com pressa que mal tem tempo de olhar cada detalhe, cada expressão no quadro ou na escultura apreciada. Acho que agora a gente precisa afinar mais nossos sentidos e aprender a ler (ou a brincar com) as entrelinhas. Continuando... e qual será o próximo ponto do Roteiro Illuminati, ops digo, baseado em Anjos e Demônios?

"Observando-o agora, Langdon achava quase inacreditável que o refúgio dos Illuminati tivesse permanecido secreto por anos. (...) Um dos prédios mais famosos de Roma. Ficava às margens do rio Tibre, próximo, em diagonal, ao Vaticano. A geometria da construção era perfeita - um castelo circular construído dentro de uma fortaleza quadrada e, do lado de fora dos muros, rodeando toda a estrutura, um parque em forma de pentagrama. (...) No alto do castelo, o colossal anjo de bronze. O anjo apontava sua espada para baixo, para o centro exato do prédio. E, como se não bastasse, levando uma única e exclusivamente para a entrada principal do castelo, havia a célebre Ponte dos Anjos (...)
Castel Sant'Angelo. O Castelo do Anjo."

Castel Sant'Angelo e Ponte Sant'Angelo
Para chegar ao Castelo de Sant'Angelo passe pela Ponte dos Anjos e aproveite para apreciar os 12 anjos ali expostos, todos feitos por Bernini.

E assim você chega a outro ponto do roteiro: o Castelo de Sant'Angelo. Enorme e contrastante com  todo o resto de Roma, não só pelas cores, mas também pelas suas formas. Além disso, é bem interessante que você perceba, ao visitar o Vaticano e ir andando até a estação de trem, a presença do Il Passetto.

"Ficou atônito. Ouvira falar daquele túnel muitas vezes sem saber exatamente onde seria a entrada. Il Passetto - a Pequena Passagem, ou Corredor - era um túnel estreito de 1.200 metros construído entre o Castelo Sant'Angelo e o Vaticano"

Il Passetto, que liga o Vaticano ao Castelo Sant'Angelo.
Il Passetto, que liga o Vaticano ao Castelo Sant'Angelo. 

Finalmente, seguimos para o último ponto citado no livro, mas que necessariamente não precisa ser o seu último, já que você já teria passado por ele antes e voltar (a menos que você queira seguir a risca!) seria gastar calorias a toa rs (a não ser que você queira emagrecer mais um cadim depois desta maratona!).

" - "Sobre esta pedra edificarei minha igreja."
(...)
- Na pedra sobre a qual esta igreja foi construída. E eu sei onde essa pedra está. (...) Uma pedra? A pedra angular das fundações? Aqueles degraus não levavam às fundações, mas à Necrópole!
(...)
- Existe uma pedra, sim, filho - e apontou para a abertura. -Pietro é la pietra.
(...)
Pedro tinha uma fé tão sólida em Deus que Jesus o chamava de "a rocha" - o discípulo resoluto cujos ombros Jesus construiria sua igreja. Naquele lugar exato, a Colina Vaticana, Pedro fora crucificado e enterrado."

Visitar a Necrópoles Vaticana foi um dos pontos fortes da viagem. A visita é super restrita e conseguir descer para a cidade escondida é surpreendente! Uma pena não ser permitido fotografar lá dentro (tem algumas fotos na web), mas você pode ter ideia de onde Pedro está enterrado pela localização de uma chama que fica eternamente acessa sob o Altar da Basílica. Se puder e tiver tempo, não exite em agendar sua visita. São poucas pessoas autorizadas por dia, umas 200, então não deixe para última hora não.

Basílica de São Pedro, Vaticano.
A chama indica onde a tumba de São Pedro está, logo abaixo.

Vai seguir o roteiro ao pé da letra ou vai otimizá-lo?

Nós o fizemos em dias diversos, dedicamos um dia para o Vaticano, e os demais para visitar o restante de Roma, mas sempre passando pelos pontos citados no livro. Prepare-se para andar e apreciar, porque é muita informação para sua cabeça e para suas pernas.

Se ajudar, deixo abaixo o mapa com a localização dos pontos na cidade.



Se precisar de mais dicas, só perguntar. =D

Pinterest - Anjos e Demônios de Dan Brown - roteiro para visitar Roma
Salve este pin em seu Pinterest.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro