O
Castelo de Santo Ângelo fica às margens do Rio Tibre, perto do
Vaticano, e também é conhecido como o Mausoléu de Adriano ou
Castel Sant'Angelo. Seu formato redondo, e sua harmonia com a Ponte de Sant'Angelo se destacam em relação aos demais prédios "quadrados" de Roma, o que traz um encanto e uma curiosidade em relação ao seu interior. Hoje o Castelo funciona como um Museu e é possível visitá-lo.
|
Castelo Sant'Angelo, Roma. Agosto/2017 |
A estrutura inicial do Castelo de Sant'Angelo data de 135 quando o Imperador Adriano construiu um mausoléu pessoal e familiar. O prédio já teve sua estrutura alterada e modificada diversas vezes durante todo seu tempo de existência, tendo sido já utilizado como um edifício militar, um quartel, uma prisão, arquivo do Vaticano e até mesmo como tribunal.
|
Interior de um dos salões do Castelo de Santo Ângelo. |
|
Uma das catapultas que ainda existem no Castelo Sant'Angelo. |
A história do anjo que encontra-se no topo do Castelo remonta a 590 quando Roma passava por uma epidemia de Peste e Papa Gregório I teria avistado ali o Arcanjo São Miguel com sua espada, indicando que a epidemia logo acabaria e para celebrar essa visão, foi a imagem foi construída.
|
Um dos anjos da Ponte dos Anjos e do Castelo Sant'Angelo. |
O Mausoléu abrigou os restos mortais do imperador Adriano e de sua esposa Vibia Sabina, e de outros imperadores e seus familiares mais próximos.
A estátua do Arcanjo Miguel já foi substituída algumas vezes, já que elas eram destruídas por motins ou mesmo por raios. A penúltima estátua feita em mármore com asas de bronze de Raffaello da Montelupo, do Século XVI está em exposição no Pátio do Anjo (no nível 4) e a atual, do Século XVII, é feita em bronze, feita por Peter Anton von Verschaffelt.
|
Antiga estátua do Arcanjo Miguel que ficava no topo do Castelo feita em mármore com asas de bronze de Raffaello da Montelupo, do Século XVI. |
|
Close na atual estátua do Arcanjo Miguel, no topo do Castelo Sant'Angelo, do Século XVII, em bronze, feita por Peter Anton von Verschaffelt. |
O Castelo Sant'Angelo está ligado ao Vaticano com um corredor fortificado conhecido como
Il Passetto, que provavelmente você deve conhecer pelos livro e filme Anjos e Demônios, de Dan Brown.
|
Vaticano visto a partir do alto do Castelo Sant'Angelo. Repare a direita no Il Passeto que liga as duas construções. |
A Ponte Sant'Angelo (
pons Aelius ou mesmo
pons Hadriani) é uma das formas de chegar ao Castelo e eu diria que a mais bonita, apesar da quantidade de lixo que tinha no dia de nossa visita. A ponte, de 134, é feita sobre Arcos atravessando o Rio Tibre, ligando a cidade de Roma ao Castelo. No Século XVI, o Papa Clemente VII instalou na entrada da Ponte as estátuas de São Pedro e São Paule mais tarde foram adicionadas as estátuas de Adão, Noé, Abraão e Moisés. No entanto, já no Século XVII, o Papa Clemente IX substituiu as estátuas por 10 anjos desenhados por Bernini, deixando apenas as estátuas de São Pedro e São Paulo.
|
Castelo de Sant'Angelo visto a partir da Ponte Sant'Angelo. |
Nossa visita ao Castelo Sant'Angelo
A mão de vaquice deveria ter limites, mas NÃO TEM. Como era o último dia de nosso Roma Pass 72h, consegui convencer minha amiga para aproveitarmos que estávamos perto e seguir para o Castelo. Mas já estávamos acumulando cansaço da
Alemanha e da
Suíça e neste dia já tínhamos ido à
Galleria Borghese, à
Piazza del Popolo, à
Piazza di Spagna, à
Fontana di Trevi, ao
Panteão e à
Piazza Navona. Então acho que já deu para sentir o nosso nível de energia, não é mesmo? Mas fomos, firmes e fortes para o Castelo, lá pelas 17h.
Tentei convencer à atendente a nos deixar usar o elevador, mas não fui muito convincente, nem meus pinos na coluna e as bolhas nos meus pés amoleceram aquele coração rs. Então fomos a passos de tartaruga percorrendo o interior da fortificação e do castelo.
Ingresso: €15,50 (inteira), sendo gratuito para menores de 18 anos. Gratuito todo primeiro domingo do mês. Está incluso no Roma Pass.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h30.
Nenhum comentário