Roma - Piazza Navona

Depois de ter ido à Fontana di Trevi e ao Panteão, decidimos estivar e seguir até a Piazza Navona ali perto, onde fica a Embaixada do Brasil, no Palácio Pamphili desde 1920.

Piazza Navona, Roma, Itália
Obelisco da Fontana dei Quattro Fiumi e a Cúpula da Igreja de Sant'Agnese in Agone. Agosto/2017

A Piazza Navona fica no rione Parione, em Roma, era o Estádio de Domiciano e podia acomodar 30 mil espectadores, algumas ruínas podem ser vistas sob a Praça na Via Zanardelli. O Estádio era usado para competições de atletas.

A Navona apenas se transformou efetivamente em Praça no Século XV, com a instalação do mercado da cidade, que foi removido de lá em 1869. E também para "celebrar" a nobre família de Pamphili, sendo o Papa Inocente X membro desta família.

Hoje, a Piazza Navona guarda  elementos arquitetônicos e esculturas da Roma Barroca, como obras de Bernini (a Fontana dei Quattro Fiumi), Borromini e Rainaldi (a Igreja de Sant'Agnese em Agone) e Pietro de Cortona (com os afrescos da galeria do Palácio Pamphili).

Como pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer são:
  • A Fontana dei Quattro Fiumi: esculpida por Bernini, no centro da praça, a "fonte dos quatro rios" representa os rios Danúbio, Ganges, Nillo e della Plata, nos quatro cantos do planeta, com um obelisco do antigo Circo de Maxêncio.
  • A Fontana del Moro: esculpida por Giacomo della Porta em um projeto de Bernini, completada por Giovanni Antonio Mari.
  • A Fontana del Neptuno: esculpida por Gregório Zappalà e Antonio Della Bitta, originalmente como fontana dei Calderai, por estar perto de um antigo beco onde havia ferreiros e vendedores de panelas e pratos de metal.
  • O Palácio Pamphili: de 1650, era de propriedade da nobre família Pamphili, e hoje é sede da Embaixada Brasileira em Roma. Visita gratuita às quintas, às 15h30, com reserva no site da Embaixada. Duração de 40 minutos. Dica da Anna do Vou pra Roma.
  • O Palácio Braschi, construído no Século XVI, foi demolido e então reconstruído em 1804.
  • O Palácio de Torres - Lancellotti: de 1552.
  • O Palácio Tuccimei, construído na segunda metade do Século XVI.


Nossa visita a Piazza Navona

Saímos do Panteão e fomos caminhando pela Via Giustiniani até chegarmos na Igreja de São Luis dos Franceses (Chiesa di San Luigi dei Francesi), onde entramos para apreciar um pouco. Esta igreja é do Século XVI em estilo barroco, com um interior belíssimo e que guarda obras de Caravaggio. Entrada gratuita!

Igreja de São Luis dos Franceses, Roma, Itália
Teto coberto de ouro da Igreja de São Luis dos Franceses, na Piazza Navona.
Igreja de São Luis dos Franceses, Roma, Itália
O Altar-mor da Igreja de São Luis dos Franceses, na Piazza Navona.

Seguimos Via del Salvatore onde chegamos à Piazza Navona. A praça estava com muitos turistas e vendedores. E depois de tanto aviso do recepcionista do Hotel onde estávamos, confesso que não conseguia relaxar quando era abordada por eles (#cariocafeelings, parece que batedores de carteira atuam até dentro das igrejas enquanto a gente está apreciando as obras). Como chegamos ali o sol já se escondia atrás dos prédios aproveitamos para sentar perto da Fontana dei Fiumi para apreciá-la e observar os transeuntes. Estava tão quente que nem tivemos pique para dar uma volta na praça para ver as outras fontes. 

Fontana dei Quattro Fiumi, Piazza Navona, Roma, Itália
Tá olhando o que?
Fontana dei Quattro Fiumi, Piazza Navona, Roma, Itália
Um pouco da fontana dei quattro fiumi e da Piazza Navona.
Fontana dei Quattro Fiumi, Piazza Navona, Roma, Itália
A Fontana e a Piazza.
Fontana dei Quattro Fiumi, Piazza Navona, Roma, Itália
Do que será que ele está se defendendo??

Entramos também na Igreja Sant'Agnese in Agone, outra igreja barroca romana do Sèculo XVII, dedicada à Santa Inês, e que guarda a estátua "Santa Inês em chamas", de Ercole Ferrata.

Igreja de Sant'Agnese in Agone, Piazza Navona, Roma, Itália
Interior da Cúpula da Igreja de Sant'Agnese in Agone.
Igreja de Sant'Agnese in Agone, Piazza Navona, Roma, Itália
Santa Inês em Chamas, de Ferrata.

A dica é conferir o horário de funcionamento das igrejas antes de programar sua visita, tentar agendar a visita ao Palácio Pamphili e ter cuidado com seus pertences!!

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro