Itália - Roma - Tivoli

No nosso quarto dia em Roma, decidimos descansar um pouco mais e nos demos de presente uma noite de sono mais tranquila e dorminos até umas 10h. Esse horário já era tarde para irmos à Nápoles como a gente havia pensado ir ainda no Brasil, mas mesmo assim fomos até a Termini ver se havia trens disponíveis. Bem, até tinham, mas as tarifas eram salgadas e não compensaria ficar apenas algumas horas por lá pagando tão caro. Então esbarramos num daqueles agentes que ficam oferecendo destinos e pedimos indicação de uma agência e chegamos até uma pequena agência na Via Giovanni Amendola, a Green Line Tours, que iriam, naquela tarde ainda, para Tivoli, passando a tarde por lá.

Vila Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Canopo, Vila Adriana. Agosto/2017


Por que topamos ir para Tivoli?

Além de ser um passeio bem perto de Roma, o preço estava convidativo. Era um grupo grande, com guia. E nós já havíamos sentido falta de ter um guia a tiracolo nas demais atrações de Roma que fomos.

Tivoli, Roma, Itália
Vista a partir da sacada da Vila d'Este, Tivoli.


O que tem em Tivoli?

Tivoli possui pouco mais de 46 mil habitantes e fica a 33 km da Termini, sendo mais antiga do que a própria Roma. Na Antiquidade era conhecida como Tibur, e foi conquistada por Roma no Século IV a.C., sendo transformada em mais um município romano, abrigando muitas vilas de cidadãos ricos.

Vila d'Este, Tivoli, Roma, Itália
Uma das pinturas no teto de um dos salões da Vila d'Este.


As mais conhecidas são a Vila Adriana, construída no Século II pelo Imperador Adriano e a Villa d'Este, construída pelos Cardeal Hipólito II d'Este, Luigi d'Este e Alessandro d'Este; ambas consideradas Patrimônios Mundial da UNESCO na Itália. Além disso, grande parte do material rochoso (principalmente travertino) utilizado nas edificações de Roma vieram desta região. Além dessas duas vilas, em Tivoli você poderá conhecer:

  • Parco Villa Gregoriana
  • Templo della Sibilla
  • Igreja de São Francisco
  • Catedral de São Lorenzo
  • Rocca Pia
  • Ponte Gregoriano
  • Reserva Naturel Monte Catillo
  • Casa Gótica
  • Cascata di Tivoli
  • e várias outras igrejas.


Villa d'Este

A Villa d'Este é um grande palácio no centro de Tivoli, famoso por sua arquitetura e seus belos jardins, que usam toda a encosta onde está situada, criando cascatas, tanques de água, canais, fontes e belos lagos de água. O interior do palácio possui salões que contém pinturas da época da construção, retratando o cotidiano do povo.

Vila d'Este, Tivoli, Roma, Itália
As cem fontes. Vila d'Este, Tivoli.

Vila Adriana

A Vila Adriana é um antigo complexo de palácios construído no Século II pelo Imperador Adriano, com 120 hectares. A vila atualmente está em ruínas e é possível visitar apenas uma parte. Ali é possível visitar várias edificações como os Termas, Teatros, edifícios administrativos e os jardins e planos d'água do complexo. Várias estátuas encontradas na Vila Adriana hoje estão expostas em museus pelo mundo, como o Busto de Antonino no Museu do Louvre, em Paris.

Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália


Como foi o tour?

Como o tour era de apenas 4 horas, as atrações que veríamos eram as Vila Adriana e a Vila d'Este.

Levamos uns 40 minutos até chegarmos no centro de Tivoli, na Vialle Mannelli (perto da Rocca Pia), onde a guia seguiu correndo até a entrada da Villa d'Este.

Na Villa ela contou um pouco da história do lugar e de seus proprietários (levou uns 15 minutos contando e mostrando as salas rapidamente) e nos deu menos de 30 minutos para andar pelos jardins! O tempo foi muito pouco!! Os jardins são imensos, cheio de cantos lindos para se apreciar e tirar fotos, descansar e curtir e mal tivemos tempo de explorar! Super corrido!

Vila d'Este, Tivoli, Roma, Itália
Planos d'água da Vila d'Este, Tivoli.

Vila d'Este, Tivoli, Roma, Itália
Jardins. Vila d'Este, Tivoli.
Vila d'Este, Tivoli, Roma, Itália
Uma das fontes da Vila d'Este, Tivoli.
Vila d'Este, Tivoli, Roma, Itália
Vila d'Este, Tivoli.

Então seguimos (éramos as últimas!) correndo para o ônibus que nos aguardava para seguirmos até a Vila Adriana.

Chegamos na Vila Adriana faltando pouco mais de uma hora para ela fechar. Como é uma subida do estacionamento até o local onde ficam as ruínas, algumas senhoras optaram e não seguir por problemas de locomoção (o que seria facilmente vencido se um carro pudesse entrar e levá-las pois é tudo feito por ruas asfaltadas).

Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Maquete da Villa Adriana.
Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Teatro Marítimo, Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália.
Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Teatro dos filósofos. Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália

Seguimos até o ponto onde há uma maquete de toda a área, onde a guia fez uma explanação sobre a Vila e seus antigos moradores. E então seguimos para explorar a Vila Adriana e novamente foi corrido. O lugar é enorme e o tempo estava contado no relógio. Só deu tempo de ir no Teatro Marítimo, Piccole Terme, Grandi Terme, Pretorio e ao Canopo. Foi interessante, mas muito corrido!

Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Uma das termas. Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália
Canopo. Villa Adriana, Tivoli, Roma, Itália

A volta foi tranquila e eles nos deixaram em pontos estratégicos de Roma.

O passeio foi legal, mas sinto que teria aproveitado bem mais se tivesse pegado um carro alugado e seguido por conta própria. Tivoli tem muito a oferecer e as Vilas também. Só tenha atenção, pois havia lido que na Itália a PID (Permissão Internacional para Dirigir) é realmente necessária para locar carro.

Pinterest - Tivoli, Roma, Itália
Salve este pin em seu Pinterest.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro