10 cidades da Estrada Real que adoramos

A Estrada Real foi uma das viagens que mais adoramos fazer em família e ainda falta um bom trecho do Caminho Velho para completarmos. Mas acho que pela nossa experiência já dá para fazer a lista das TOP 10 cidades da Estrada Real que visitamos até hoje. Claro que não vou poder comentar de Carrancas ou Paraty, que sei que são encantadoras, mas elas poderão entrar numa próxima listagem, não é mesmo? Quer saber quais cidades da Estrada Real que você não pode deixar de fora? Vem comigo!!

Milho Verde, em Serro foi uma delas! Estrada Real
10 cidades da Estrada Real que adoramos!!


10. Petrópolis

Cidade serrana do Rio de Janeiro, onde Dom Pedro II passava o verão fluminense. A cidade é uma graça e possui várias atrações para quem a visita: Palácio Quintandinha, Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Cervejaria Bohemia e o Museu Imperial. Nós passamos só um dia para pegar nosso passaporte da Estrada Real, mas você pode se programar para ficar um final de semana na cidade.

Palácio de Cristal, em Petrópolis, Caminho Novo, Estrada Real
Palácio de Cristal, em Petrópolis.


9. Tiradentes

Tiradentes é uma típica cidade do interior de Minas Gerais, que tem atraído muitos turistas (o que acabou tirando um pouco do glamour interiorano, já que "gourmetizaram" a cidade. Além disso, fica pertinho de São João del-Rei e de Bichinho, distrito de Prados conhecida por seu artesanato. Além de explorar o centro histórico e suas belas igrejas, não deixe de fazer a Estrada de Ferro Oeste de Minas e se possível faça uma das várias trilhas da Serra de São José.

Igreja Matriz de Santo Antonio, em Tiradentes, Caminho Velho, Minas Gerais
Igreja Matriz de Santo Antonio, em Tiradentes.


8. Caxambu

Uma das cidades do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais, Caxambu teria sido o local onde a Princesa Isabel teria se curado da infertilidade tomando as águas do Parque de Águas de Caxambu (a fonte leva seu nome). É aquela cidade ideal para quem busca passar uns dias tranquilos.

Caxambu, Caminho Velho, Estrada Real, Minas Gerais.
Alamedas do Parque das Águas de Caxambu. 


7. São Lourenço

Outra cidade do Circuito das Águas que faz parte da Estrada Real, São Lourenço é a queridinha para um feriadão prolongado para famílias que querem um lugar para descansar e curtir uma boa comida mineira. Também é conhecida por seu Parque das Águas, mas também tem outros atrativos, como o Trem das Águas que vai até Soledade de Minas e passeios de balão.

São Lourenço, Caminho Velho, Estrada Real, Minas Gerais
Fonte Vichy, umas das várias fontes do Parque das Águas de São Lourenço.


6. Congonhas

Congonhas é conhecida pelo belíssimo Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, com as esculturas dos profetas feitas por Aleijadinho, e pelo Museu de Congonhas. Você pode tanto dedicar um dia inteiro na cidade, quanto fazer um bate e volta a partir de cidades vizinhas, como Tiradentes ou Ouro Preto.

Congonhas, Caminho Velho, Estrada Real, Minas Gerais, Santuário de Bom Jesus do Matosinho
Carimbando nosso passaporte da Estrada Real em Congonhas.


5. Serro

Serro foi uma das melhores surpresas da Estrada Real, é conhecida pela sua produção de queijo e pelas suas cachoeiras (são mais de 100!!). O centro histórico é um mimo de tão linda! Uma verdadeira viagem no tempo! Ficamos apenas uma noite por lá, mas com vontade de passar vários dias!! Um distrito que você deve ir conhecer é o vilarejo Milho Verde, pois foi ali que descobriram os primeiros diamantes da região e foi o local onde Chica da Silva teria sido batizada.

Serro, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Igreja do Rosário, vista da Praça João Pinheiro, em Serro.


4. Catas Altas

Catas Altas é um município ao pé da Serra do Caraça, com um centro histórico pequinino, mas que parece desenhado à mão. Uma das atrações mais conhecidas é o Santuário do Caraça, com a possibilidade de passar dias explorando trilhas e cachoeiras.

Catas Altas, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais
O Centro Histórico de Catas Altas e a imponente Serra do Caraça.


3. Mariana

Mariana já foi a maior produtora de ouro no Século XVIII e foi a primeira cidade planejada de Minas Gerais, com suas ruas em linha reta e praças retangulares. O Centro Histórico é rico em lugares para se conhecer. Faça a Estrada de Ferro que liga Mariana a Ouro Preto e também conheça a Mina de Passagem.

Mariana, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais
Praça Minas Gerais, Mariana.


2. Diamantina

Diamantina é uma das cidade mineiras mais importantes da Estrada Real, pois chegar lá, de ponta a ponta é um gostinho de vitória sem igual. Além disso, a cidade é uma das cidades históricas mais famosas de Minas Gerais, pela sua importância (os diamantes!) e por sua beleza. Além do rico centro histórico com seus museus e igrejas, um dos pontos turísticos mais belos é o Parque Estadual do Biribiri, uma antiga fábrica de tecidos com cachoeiras belíssimas em suas redondezas.

Biribiri, Diamantina, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais.
Vila do Biribiri, Diamantina.


1. Ouro Preto

Para fechar com chave de ouro: Ouro Preto! Quem nunca conhece ou ouviu falar das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais com certeza fugiu das aulas de História! Famosa também pela sua Universidade Federal e pelas festas que os alunos promovem, Ouro Preto é indicada para quem busca festa nos feriadões, mas também para quem busca sossego nos distritos de Lavras Novas e Chapada, com suas belas paisagens e cachoeiras. A cidade é um verdadeiro Museu a Céu Aberto, com casas históricas, ruas importantes e museus que contam a história de nosso país. É o ponto alto da Estrada Real!

Ouro Preto, o ponto central da Estrada Real, Minas Gerais
Praça Tiradentes, Ouro Preto.




Quer conhecer mais listas TOP 10? Veja as dicas de nossos amigos:

  1. Destinos por onde andei... - As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
  2. Atravessar Fronteiras - 10 coisas para fazer em Brasília de graça
  3. Foco no Mundo - O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
  4. Contando Destinos - 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
  5. Turistando.in - 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
  6. Viagem Lado B - O que fazer na Avenida Paulista - 10 lugares imperdíveis
  7. Vamos Por Aí - 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
  8. Let's Fly Away - 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
  9. Mulher Casada Viaja - San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia
  10. Uma Viagem Diferente - 10 museus para conhecer em São Paulo
  11. Uma Turista na Nuvens - 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
  12. Descansa na volta - 10 praias para conhecer no Brasil
  13. Viagens e Caminhos - As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
  14. Foco em Orlando - 10 coisas para fazer de graça em Orlando
  15. De Mochila e Caneca - Os 10 principais parques de Curitiba
  16. Cantinho de Ná - Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
  17. Imagina na Viagem - 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!
  18. Holandesando - 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrecht

15 comentários

  1. A Estrada Real é um passeio encantador. Cada cidade com seu charme e particularidade. Muito vontade de visitar as cidades mineiras. Amei o post.

    ResponderExcluir
  2. Só cidades lindas e cheias de história, mesmo as que eu conheço tenho vontade de voltar! Lembro logo das comidas deliciosas, rsrs. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Conheço apenas 3 destas cidades, mas recentemente estive viajando por Minas por outros destinos próximos, foi uma bela viagem!

    ResponderExcluir
  4. Quantas cidades lindas... da tua lista, conheço apenas Ouro Preto, mas gostei desta lista! Este passaporte (não sabia que existia) é para todas essas cidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Passaporte é para a maioria das cidades da Estrada Real. Você vai passando e carimbando. E fazendo o número mínimo consegue até certificado

      Excluir
  5. Conheço apenas uma dessas cidades. Estou para fazer um tour e radtrip pelo caminho real a muito tempo e nunca consigo fazer. Preciso tirar logo do papel esse plano. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  6. Acredita que embora eu seja mineira e more em Minas, só conheço Ouro Preto e Tiradentes da sua lista? Que vergonha, preciso resolver isto logo, ainda mais que suas dicas são preciosas. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. só não conheço Catas Altas. Realmente, a Estrada Real é um show!

    ResponderExcluir
  8. Camila, seu post foi super inspirador. Descobri que só conheci duas das 10 cidades listadas por você. Acho que já arrumei inspiração para minhas próximas férias!

    ResponderExcluir
  9. A Estrada Real está na nossa lista de desejos!!
    Queremos muito conhecer esses lugares.
    O bacana é que uma única estrada carrega tanto significado histórico e reuni tanta cidades lindas e diferentes entre si.
    Ótimas dicas!!

    ResponderExcluir
  10. Petrópolis é mesmo uma delícia, sempre que tenho um tempinho sobrando e quero dar uma fugida do calorão do Rio, é pra lá que corro... Já Tiradentes e Ouro Preto são desejos antigos que, infelizmente, ainda não consegui realizar!
    Terminei de ler sua lista super inspirada e planejando várias viagens pelo Brasil! :P

    ResponderExcluir
  11. Cada cidade fofa. Pelas fotos, Serro já me conquistou, parece um charme. E claro, Ouro Preto e Mariana a gente sempre ouve que é daquelas cidadezinhas para se apaixonar. E detalhe, eu sou mineira e não conheço nenhuma das cidades citadas. Vergonha né

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro