Conte sua viagem - Viajando no Bernina Express - Por Renata Braghini

O Bernina Express é uma viagem de trem panorâmico que atravessa os Alpes Suíços e Italianos, ligando Chur (ou St. Moritz) na Suíça a Tirano na Itália. A rota é mundialmente famosa por suas vistas deslumbrantes e por ser um feito notável de engenharia ferroviária, tanto que a linha Albula e Bernina da Ferrovia Rética (Rhaetian Railway) foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008. Quem vai contar sobre sua viagem nesta rota é a Renata Braghini, que viajou para lá este ano.

Bernina
Bernina, por Renata Braghini.
A pedido da Camila, venho contar um pouco da nossa experiência a bordo do Bernina Express, o famoso “trenino rosso”!

Mapa Bernina Express
Mapa Bernina Express
Quando resolvemos que a Itália seria nosso próximo destino, os olhinhos do meu marido já brilharam, pois ele sempre teve vontade de percorrer esta rota de trem. Embora, em sua imaginação, sempre tivesse enxergado a paisagem branquinha e coberta de neve - o que seria um detalhe relevante, pois estaríamos na Itália no alto verão! rs… 

Pesquisamos rapidamente e vimos que, no verão, a paisagem é completamente diferente, claro - mas, ainda assim, deslumbrante! Então organizamos nossa viagem para incluir um dia a bordo do Bernina e pisar em solo suíço pela primeira vez. 

Chegamos na Itália por Milão e, na região do norte do país, gostaríamos de conhecer os lagos, Verona Veneza. Então decidimos alugar carro para explorar melhor essas e outras cidades e incluir uma base em Tirano (de onde sai o trem), onde passamos duas noites, para aproveitar ao máximo nosso dia na Suíça. 

Saímos de Milão num dia bem cedinho, retiramos o carro locado e partimos rumo ao lago de Como. Exploramos as cidades de Como e depois Bellagio ao longo do dia - ambas encantadoras! Saindo de Bellagio no fim da tarde, em duas horas estávamos em Tirano.

Nos hospedamos no Hotel Corona, um três estrelas simples mas honesto, cuja grande vantagem é ficar muito perto da estação de onde sai o Bernina - nem cinco minutos caminhando.

No dia seguinte, como já estávamos ao lado da estação, conseguimos pegar o trenzinho bem cedo - o que fez toda a diferença pra nós. Pegamos o trem das 7h41 com destino a Saint Moritz, que seria nossa parada. E neste horário estava super vazio e tranquilo. 

Bernina Express
Bernina Express
Aqui, vale explicar que esta rota opera com dois tipos de trens: o turístico (o “oficial” Bernina Express), e o regional. Há diferenças consideráveis entre eles, e eu tive muita dúvida na hora de escolher.

Bernina Express
Paisagens pelo caminho do Bernina Express
Em resumo, é o seguinte: o Bernina, o trem turístico, é o famoso trem panorâmico, com aquelas janelas que vão até o teto, permitindo uma visão mais ampla da paisagem. Mas estas janelas não podem ser abertas e ele faz a viagem direto entre Tirano e Saint Moritz, não admitindo parada ao longo das estações. Já o trem regional - também vermelhinho e muito parecido com o turístico - tem janelas convencionais, mas que podem ser abertas - o que pra gente, que viajou no calor, fez toda a diferença e permitiu fotos maravilhosas sem reflexo do vidro! Além disso, ele vai parando pelas estações do caminho e isso te permite desembarcar e reembarcar com o mesmo bilhete. 

Vale registrar também que o turístico é mais caro. Com o mesmo valor da segunda classe no turístico, compraríamos a primeira classe no regional. Por tudo isso, escolhemos esta última opção - e compramos com antecedência de uns cinco meses. 

Enfim, chegamos à estação quinze minutos antes da nossa partida, e nos perdemos um pouco com a “simplicidade” da coisa: não encontramos guichês, catracas, nada. Você cruza o portal e já está na área de embarque. E o trem já está lá te esperando! Entramos no trem e só poucos minutos antes da partida me lembrei que tinha comprado primeira classe e não segunda, e vi que estávamos no lugar errado! rs… 

Bernina Express
Bernina Express
Nos alocamos na primeira classe (fácil de identificar nos próprios vagões do trem), e fomos sozinhos na cabine, maior exclusividade! rs… Na ida, ninguém nos abordou pedindo para conferir a passagem. Mas isso aconteceu na volta, com o trem significativamente mais cheio, e todas as pessoas que partilhavam o vagão conosco foram gentilmente convidadas a se retirar, por não portarem bilhetes de primeira classe (e fizemos mais uma vez o trajeto em vagão só nosso!). Então, embora não haja controle na entrada do trem, existe fiscalização no percurso.

Bernina Express
Paisagens pelo caminho - Bernina Express
A viagem até Saint Moritz leva cerca de 2 horas, mas é um espetáculo à parte! Paisagens de tirar o fôlego! No verão, muito verde, muitas montanhas, lagos de todas as cores, animais ao ladinho do trem, cidadezinhas que parecem miniaturas. Simplesmente encantador! Na ida, ficamos alucinados tirando mil fotos e fazendo vídeos. Na volta, curtimos a paisagem e o passeio. 

Bernina Express
Montanhas pelo caminho do Bernina Express.
Chegando, passamos o dia explorando Saint Moritz, que é uma cidade pequenininha e muito fofa. E bem cara também! Recheada de lojas de grife, restaurantes chiques e alguns hotéis que, não pesquisamos, mas nos pareceram de alto nível. 

St. Moritz, Suíça
Paisagens de encher os olhos.
Andamos sem rumo pelas ruazinhas e passeamos pelas lojas mais regionais. E me diverti muito no mercado - AMO um mercado internacional!... Comprei várias comidinhas pra trazer pra casa, principalmente chocolates e condimentos.
St. Moritz, Suíça
St. Moritz, Suíça

St. Moritz, Suíça
Um pouco de St. Moritz
Como não queríamos perder tempo em restaurantes, afinal só teríamos algumas horas por lá, não fazia sentido pra gente pagar caro pra comer correndo (e pelo que vimos, era “caro” mesmo!!! rs). Então acabamos comprando nosso almoço no mercado, servido com inúmeras opções, quentes e frias, de refeições e lanches. E, poxa, que decisão acertada! Comprei uma salada de macarrão ao pesto e um suco de frutas amarelas que estavam divinos, por uma bagatela de 12 francos suíços! Meu marido foi de sanduíche e também elogiou. Fizemos nossa refeição em banquinhos numa praça em frente ao mercado, apreciando a paisagem e o movimento. 

St Moritz, Suíça
Pelas ruas de St Moritz e o almoço do dia.
Saímos de Saint Moritz por volta das 15h00, e fizemos uma parada em Le Prese, pra caminhar à beira de um dos inúmeros lagos que vimos pelo caminho. 

La Prese
La Prese
Estava super vazio e tranquilo, fora o que me pareceu um ou outro morador local nadando no lago.

La Prese
La Prese

La Prese
La Prese
Ficamos cerca de uma hora por lá e pegamos o próximo trem para seguir nosso caminho até Tirano, onde chegamos pouco depois das 18h00.

Como estávamos hospedados bem pertinho da estação, pudemos chegar com calma, descansar um pouco e sair pra jantar.

Tirano, Suíça
Tirano - por Renata Braghini
Tivemos uma boa noite de sono e no dia seguinte saímos cedinho rumo ao nosso novo destino, o Lago de Garda!

O passeio todo foi espetacular e achamos que foi muito boa a decisão de passar duas noites em Tirano. Se você tem esse tempinho no roteiro, considere essa parada estratégica! 

Nossa viagem foi maravilhosa, a Itália é incrível e a Suíça, já deu pra perceber, uma joia… Essa passadinha rápida por lá nos deixou com gostinho de quero mais. Hora de sonhar com a próxima viagem… 🥰

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Aluguel de carro

Seguros de viagem

Pesquisa de passagens aéreas

Trens e voos pela Europa