Tudo sobre nossa visita ao Monte Titlis

Ir a Suíça e não subir os Alpes é não deslumbrar o que o país tem mais de bonito. Os recortes das montanhas, a neve recobrindo as mais altas e as cidadezinhas pelo caminho são o charme desse destino europeu. E mesmo no verão europeu é possível encontrar neve nas montanhas mais altas, como MatterhornJungfrau e Titlis. Nós escolhemos o Monte Titlis por ser mais perto de Lucerna.

Teleférico para Titlis.

O Monte Titlis tem 3.238m de altitude e fica no limite do Cantão de Berna com o Cantão de Uri, a 35 km de Lucerna. Para chegar é possível pegar o trem saindo de Lucerna (quando fui era a cada hora cheia, mas confira antes de se programar!) ou ir de carro (estrada com pedágio, não esqueça do Vignette no para-brisa - carro alugado costuma já ter).

Optamos em ir de carro de Lucerna até o Monte Titlis porque não tínhamos ainda comprado o Tell Pass (prometo falar mais detalhadamente dele nos próximos posts) para usarmos o trem sem custo, e por podermos ir com calma, no nosso tempo, parando onde bem entendêssemos para tirar fotos. Isso nos deu liberdade e nem foi tão caro assim, já que o estacionamento pelo dia todo na estação para a montanha custou apenas CHF5.

Nós saímos do Hotel Ibis onde estávamos hospedadas às 09h20 e seguimos pela A2, conforme o Waze nos guiava até a cidade de Engelberg. Paramos algumas vezes para fotos e chegamos na estação de trem onde vende o Tell Pass às 10h10. De lá, seguimos para o estacionamento da estação do bondinho. São três estacionamentos e o mais perto, P1, já estava cheio, e fomos para o P2, que é apenas do outro lado da cancela.

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Na estrada para Engelberg.
Aprontando no caminho para Engelberg.
Estacionamento para subir para o Monte Titlis.

Que tal encontrar aquele hotel com ótimo custo x benefício em Lucerna? Confira os preços e compare agora mesmo!
Booking.com

A estação estava pouco movimentada, talvez por ser dia de semana, era uma sexta, e logo pegamos o bondinho para subirmos. O bondinho cabem 4 pessoas, mas subimos só nós duas.

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Estação para o Monte Titlis, em Engelberg.
Subindo e subindo! Engelberg lá embaixo!

A subida é bem tranquila e só balança um pouco quando passa pelas torres de elevação. Neste primeiro bondinho são duas estações: Trübsee e Stand:
  1. Na estação Trübsse existe um lago de mesmo nome, o hotel Berghotel Trübsee 1800müM, o hotel Iglu-Dorf Engelberg, várias trilhas e depois do lago, por um caminho já que o bondinho Trübsee Hopper estava desativado quando fomos, pode-se pegar outro bondinho na estação Jochpass para chegar na estação Berghaus JochPass (com hotel Bärghuis Jochpass), e de lá outros dois bondinhos: um para Engstlensse, onde há um lago de mesmo nome e o Hotel Engstlenalp, e outro para Jochstock
  2. Na estação Stand é onde se pega o Rotair, o bondinho que gira 360 graus, para se chegar ao "Monte Titlis", na estação Klein Titlis. Coloquei o Monte Titlis entre aspas pois o pico propriamente dito fica a Leste ali, acessível apenas por trilha e mesmo assim para experientes.
Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Lago Trübsee vista do teleférico para Stand.
Lago Trübsee visto do Rotair.

Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

Como nossa intenção era ver neve, já que minha amiga nunca tinha visto, seguimos para Klein Titlis: subimos de Engelberg até Stand (não desça na estação Trübsee) e de lá pegamos o Rotair para a última estação. O Rotair também sobe suavemente e ainda gira 360 graus, proporcionando um visual incrível de todo lugar.

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
O Rotair e o Lago Trübsee ao fundo.

Quando se chega na última estação, já dá pra sentir aquele frio. Deveria estar uns 5ºC, mas para brincar fora do prédio da estação, é recomendado ter botas impermeáveis e de solado emborrachado e um casaco térmico. Se você não tiver levado, neste prédio tem um lugar que aluga, e estava custando €8 o aluguel da bota ou do casaco.

Nós fomos direto para a Glacier Cave - Gletschergrotte. Um frio danado com chão escorregadio, mas que vale super a pena entrar nessa gelada.

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Entrada para o Glacier Cave.
A caverna de gelo no Monte Titlis.

De lá, seguimos direto para o Cliff Walk, a mais alta ponte suspensa da Europa, a 3.041m de altitude, a 500m acima do chão, com mais de 100m de comprimento. Confesso que andei ali xingando meia dúzia que para para tirar foto e eu morrendo de medo da altura kkkkkkkk. Sério, dá o maior nervoso!!!

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Cliff Walk. É alto pra chuchu!
Coragem!! Só assim para encarar o Cliff Walk.

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Saindo do Cliff Walk para encarar o Ice Flyer.

Então pegamos o Ice Flyer, uma cadeira para 6 pessoas que cruza as montanhas até a Ice Flyer Plataform. Outro gelo na barriga, porque se vai com as pernas balançando, com apenas a travessa segurando. Um nervoso doido, sabe? hahahaha. Ali fomos até a área onde dá para fazer Snow Tubing no TITLIS Gletscherpark. Mas como estava quente, eles disponibilizaram trenós de plástico (e não as boias) para se descer a encosta da montanha. Dá o maior nervoso, gelo pra tudo quanto é lado, neve na boca, bunda molhada, mas é uma delícia!!! A volta para o edifício principal é feito pelo Ice Flyer novamente. Só tenham cuidado, pois como estava quente para o lugar, a neve estava derretendo formando poças e algumas fraturas no gelo se abriram e um moço caiu com metade da perna numa delas.

Ice Flyer do Monte Titlis.
Descendo!!!
Olha o tomboooo!

No topo do prédio principal tem umas mesinhas com uma lanchonete e alguns monóculos para se observar os alpes ao infinito e além. Lindo demais!!

Os Alpes Suíços.
Uma das geleiras do Monte Titlis.

Entramos no prédio e fomos conferir o que há lá. Além de banheiros, tem loja da Lindt, de souvenirs (comprei um copinho de licor por €3 - meu desafio era achar algo mais barato que €5 hahaha -, mas acabei trazendo 2 pulseiras para as meninas, mas que ficaram enormeeeees). Além disso, tem loja de relógio e um hall com poltronas para se descansar e aproveitar o visual no quentinho.

Área para descanso no Monte Titlis
Loja Lindt no Monte Titlis.

Em outro andar, tem alguns restaurantes. Nós optamos por um que se escolhe o prato principal por preço fixo e o atendente monta. Pedi o prato do dia, mas acabei trocando com minha amiga para poder comer o bife com manteiga de ervas e fritas. Estava muito bom!

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Bebidas no restaurante no Monte Titlis.

Cardápio de um dos restaurantes no restaurante no Monte Titlis.
Meu almoço: Bife com fritas.
Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Peixe com arroz e verdura refogada.

De barriga cheia, decidimos descer até Trübsee pois já era 15h30 e os bondinhos param de funcionar cedo, lá pelas 17h no dia que fomos. E como não estávamos afim de descer montanha abaixo no escuro e nem estávamos hospedadas ali, não poderíamos nos demorar.

O Lago Trübsee é lindo demais!! Tem algumas atividades gratuitas para se fazer ali, além de curtir o visual. Existem trilhas a se fazer, que devem levar a lugares mais incríveis ainda, pelo menos é o que promete as fotos que vi na internet, de cair o queixo. Quem gosta de passear de barco, no lago existem alguns barcos a remo que você pode usar gratuitamente - Ruderboote Trübsee -, desde que volte para o mesmo lugar!

Monte Titlis, Engelberg, Suíça
Lago Trübsee e uma rede para descansar.
Barquinhos para aproveitar o lago.

Ficamos aproveitando a beleza do lugar e enchendo nossos olhos com a beleza daquele lugar.

Não deixe de ler também sobre o Monte Pilatus e o Monte Rigi em nosso blog.

Lagos de degelo.
Neve no Monte Titlis.

Claro, que não fiquei satisfeita com um só dia e tenho pretensões de voltar ali com minhas filhas para que elas possam ver toda a beleza do lugar. Não sei se voltaria no inverno, já que a proposta nesta época do ano é outra. Mas no verão, sem dúvidas, é um ótimo lugar para se passear em Titlis!! Super recomendo!

Dicas para sua visita

• Antes de ir para o Titlis, veja a previsão do tempo no próprio site deles! Não adianta querer subir e não ter visibilidade alguma, não é mesmo?
  • Veja também a informação sobre o funcionamento dos teleféricos, para não dar de cara com algum em manutenção!
  • Programe um dia inteiro para Titlis, se tiver mais de um melhor ainda para explorar toda a parte ao nível do Trübsee que eu não tive tempo.
  • Mesmo no verão leve roupa de frio se for subir para o Titlis. Se for ficar no nível do Trübsee apenas um agasalho leve te resolve.
  • Se você não tiver roupa de neve, mesmo para usar no verão no topo, você pode alugar em Engelberg mesmo ou na estação da Titlis. Vou te dar a dica que eu não tive!!! Dê uma olha das lojas Intersport Rent It (na estação de subida ainda em Engelberg - na loja Titlis Sport-, Klosterstrasse 9 ou  Wydenstrasse 55) e na Swissrent a Sport (Dorfstrasse 27 ou Engelbergerstrasse 38).
  • Use protetor solar para caminhar. O Sol queima em qualquer lugar do mundo!
  • Óculos de sol para a neve vai proteger seu olhos!!
  • Se for de trem, atente-se para os horários de retorno do trem e tente sincronizar com o tempo que se leva para descer das estações e caminhar até a estação de trem.
  • Tudo que fizemos não teve custo extra (nem o Ice Flyer, onde mostramos o Tell Pass).

Mapa simplificado das atrações de Titlis que visitamos e as estações de teleférico. Sobre Google Maps.
Mapa do Monte Titlis no inverno, Engelberg, Suíça
Mapa oficial do Titlis no inverno. Para baixar em melhor resolução, clique aqui.
Mapa do Monte Titlis no verão, Engelberg, Suíça
Mapa oficial do Titlis no verão. Para baixar em melhor resolução, clique aqui.
Tudo sobre nossa visita ao Monte Titlis

Informações gerais

Site oficial em português: Monte Titlis
Endereço da Estação em Engelberg: Gerschnistrasse 12, 6390 Engelberg, Suíça
Ingresso: Você pode comprar ingressos para o teleférico ou para poder praticar esportes:

• Para esportes você pode comprar ingressos para apenas um dia e até para 14 dias, a partir de fr.65 (adulto acima de 20 anos para 1 dia), ou mesmo para toda uma temporada.
  • Para o teleférico, você pode comprar apenas uma direção (Engelberg - Titlis por CHF66) ou ida e volta (Engelberg - Titlis - Engelberg por CHF92), e apenas para algum trecho à sua escolha (melhor conferir a tabela completa no site deles).
  • Existe desconto para portadores do Guest Card Engelberg (10%), Grupos acima de 10 pessoas (20%), Eurail e Interrail (25%), SBB Half Fare Card / General Pass / Swiss Pass (50%) e Tell Pass (100%).
  • Crianças entre 6 e 15 anos pagam metade.
  • Gratuito para crianças até 5 anos e para crianças até 15 anos com passe Swiss Railway Junior acompanhados de seus pais.