Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Catas Altas

Catas Altas é o terceiro município do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, e seu nome vem "das profundas escavações que se faziam no alto do morro", já que ali foram descobertas ricas minas de ouro em 1702.

Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Centro histórico de Catas Altas, com a Serra do Caraça ao fundo. Agosto/2016

Quer conhecer um pouco mais sobre esta cidade? Vem com a gente, vem!



Um pouco da história de Catas Altas

Com as minas de ouro descobertas em 1702 pelo bandeirantes Domingos Borges, houve a necessidade a fundação de um arraial na região, que ainda eram terras de Santa Bárbara, ganhando o nome de Freguesia Nossa Senhora da Conceição das Catas Altas. Por volta de 1724 era conhecida como Catas Altas do Mato Dentro (para não haver confusão com outro lugar ali perto chamado de Catas Altas da Noruega). Apenas em dezembro de 1995, Catas Altas tornou-se um município de Minas Gerais.

Hoje Catas Altas sobrevive com a extração do minério de ferro, do vinho e do turismo na Serra do Caraça. Seu perímetro urbano é tomado pelo IEPHA e o Santuário do Caraça, a Praça Monsenhor Mendes e a Igreja Nossa Senhora da Conceição são tomados pelo IPHAN, conservando assim a memória da cidade, que convenhamos é bonitinha demais.

Na cidade é promovido também o Festival do Vinho, que traz para a cidade vários artistas em numa grande festa de degustação do vinho produzido ali. A festa acontece nos meses de maio.


Se você está procurando hospedagem em Catas Altas, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.



Atrações turísticas de Catas Altas

Catas Altas é uma cidade pequena que tem muita coisa a oferecer para o turista.

Santuário do Caraça 

Instalado no alto da Serra do Caraça você encontrará a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário do Caraça, que é um "centro de espiritualidade e missão, de cultura, educação, conservação ambiental, lazer e turismo". É um empreendimento gigantesco que conta com pousada, restaurante, cachoeiras, trilhas, seminário , claustro e a Igreja Senhora Mãe dos Homens. Ali é possível realizar casamentos e batizados, com taxa a ser combinada junto a instituição. É muito conhecida pelas visitas noturnas dos lobos guará em busca de alimento com os padres que moram ali. Se você for se hospedar ali, considere levar dinheiro, pois volta e meia eles têm problemas com as linhas telefônicas (Alô operadoras!!!) e ficam sem sistema de cartão de crédito/débito.

Santuário do Caraça, Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Santuário do Caraça visto do Mirante na estrada. Agosto/2016.

Para visitar observe o horário de visitação, de 8h às 17h, mas a taxa de visitação deve ser paga ainda na recepção até às 15h30 (podendo permanecer lá até às 17h. É servido almoço (self-service - R$25,00, isento para crianças até 6 anos) das 12h às 14h, mas pedem que se adquira a ficha de refeição até às 11h na recepção. Existe uma cantina e uma lojinha que funcionam até às 17h. Por ser uma área de preservação ambiental não é permitido levar animais domésticos. Se a sua intenção pé ver os lobos guará você terá que estar hospedado. Ah, e não é permitido o uso de drones!

Santuário do Caraça, Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Ao final da Via Crucis. Agosto/2016.
É tanta coisa a conhecer e fazer que um dia apenas não dá, então se puder dedicar mais dias ali é o ideal, ainda mais se gosta de trilhas e cachoeiras. Nós tivemos apenas algumas horas, já que estavamos indo de Ouro Preto a Santa Bárbara. Deu para conhecer o Santuário e sua via crucis, e a piscina natural (que dá para ir de carro). Não ficamos hospedados ali por causa das meninas, já que Laurinha não fica quieta por muito tempo e poderia atrapalhar a vinda dos lobos guará rs. O acesso é todo asfaltado, mas deve-se dirigir em baixa velocidade, para você poder curtir o visual e não atropelar nenhum animal silvestre!

Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Piscina Natural, Santuário do Caraça, Catas Altas. Agosto/2016

Taxa  de visitação: R$10 / pessoa, sendo isento para crianças até 6 anos e idosos possuem 50% de desconto.

Bicame de Pedra 

No caminho dos diamantes rumo à Santa Bárbara, o viajante encontrará à direita as ruínas de um grande aqueduto de pedra com aproximadamente 100m de extensão, datado de 1792. Servia como captação de água do alto da Serra do Caraça, que era destinado para a lavagem de minérios e cascalhos como parte do sistema de exploração do ouro. Segundo a placa informativa, para a construção do bicame, foram gastos 15kg de ouro. Nas proximidades existia uma pequena capela dedicada a São Francisco de 1719. É interessante observar a escadaria feita com as próprias pedras da construção para o seu topo (que eu não tive coragem de subir hahahahaha).


Bicame de Pedras, Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Toda a extensão do bicame de pedras. Catas Altas. Agosto/2016

Nós passamos pelo bicame e claro tiramos várias fotos. Só não atravessei para o outro lado pois no portal havia uma colmeia de abelhas e preferi não me arriscar 😝.

Bicame de Pedras, Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
O Bicame de Pedras, a Estrada Real, nossa TR4 (Deadpool!!!) e a Serra da Caraça ao fundo. Agosto/2016

Praça Monsenhor Mendes 

Localizada no centro de Catas Altas, abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que ninguém sabe precisar a época de sua construção, havendo registro apenas de um batismo ali realizado em 1712. Nesta praça você encontrará casarões seculares em ótimo estado de conservação. Dali é possível observar toda a imensidão e beleza da Serra do Caraça, uma imagem que seus olhos jamais se esquecerão.

Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Igreja Monsenhor Mendes, com a Igreja Nossa Senhora da Conceição, e um caminhão feio no meio do caminho!! Agosto/2016.


Capela de Santa Quitéria

No alto de uma colina existe esta pequena capela do século XVIII, com fachada chanfrada, diferente do que estamos acostumados, mas bastante comum nas capelas que você irá passar na Estrada Real. Alguns a chamam também de Capela de Nossa Senhora do Carmo, já que existe no altar-mor uma imagem dedicada a esta santa da igreja católica.

Vale das Borboletas

Instalado em propriedade particular, pode ser visitada com um guia local, pagando-se uma taxa de visitação. É um recanto com riacho de águas límpidas e piscinas naturais.

Cachoeiras

A Serra do Caraça produz cachoeiras belíssimas na região que valem a pena ser conhecidas, como a Cachoeira da Valéria, Maquiné e a do Meio (esta podendo ser vista do Centro de Catas Altas).


Chapada do Canga

Fica no distrito de Morro da Água Quente, com cachoeiras e natureza quase intocada. Contrate um guia para ir.



Catas Altas na Estrada Real

Se você estiver colecionando os carimbos, siga para os seguintes pontos:
  1. Informações Turísticas Entre Serras, na Rua São Miguel, n.315
  2. Restaurante La Violla, na Praça Monsenhor Mendes, 70
  3. Pousada Ecopousada,  na Rua Melquiades Leandro, n.1050 (no bairro de Santa Quitéria)
Carimbo de Catas Altas é a Capela de Santa Quitéria. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Carimbo de Catas Altas da Estrada Real. Nosso 18° carimbo!! Agosto/2016

Em nossa rápida visita a Catas Altas, nós havíamos planejado pegar o carimbo no La Violla, pois assim almoçaríamos também. Chegando lá, estava fechado, mesmo a planilha do Instituto Estrada Real indicando que estaria aberto e não havia um recado sequer na porta. Moradores comentaram conosco que o restaurante não abre para almoço dia de semana, e eles também não atenderam os telefones. Tive que correr até o centro de informações do Entre Serras para carimbar, pois eles fecham para o almoço e nos atrasariam bastante caso eu perdesse a hora. =/ Ficou a lição, confie nas informações do IER, mas desconfiando, pois eles não tem como ter controle de tudo e algumas coisas podem furar.

Catas Altas, Minas Gerais
Restaurante La Violla que é um dos pontos do carimbo fechado!!! =/ Agosto/2016
Catas Altas, Minas Gerais. Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Restaurante Pico do Sol onde almoçamos. Simples, mas estava bom ;-). Agosto/2016

5 comentários

  1. Quero muito fazer uma viagem pela Estrada Real! Suas dicas estão me ajudando bastante no planejamento, to adorando! <3

    ResponderExcluir
  2. Ah, Camila, que viagem deliciosa!!! Eu, como geóloga e viajante, enlouqueço nas estradas de minas Gerais. Tá na minha lista a viagem pela Estrada Real, não vejo a hora de carimbar esse passaporte :) obrigada por compartilhar com a gente. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar. Se precisar de ajuda é só perguntar =D

      Excluir
  3. Vamos em fevereiro. Com certeza vamos fazer essa viagem linda!

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro