Estrada Real - Petrópolis - Roteiro de um dia

Com o Projeto Estrada Real para essas férias, uma das minhas principais preocupações é saber se o tempo que reservei para aquele destino será suficiente para ver tudo. E a conclusão que chego: impossível ver tudo de todos os lugares!!! rs

Réplica do 14 Bis, em Petrópolis. Janeiro/2016.

Assim, tentando ajudar quem vai fazer a Estrada Real ou que simplesmente está "de bobeira" na cidade do Rio de Janeiro, trago hoje o roteiro de um dia que fizemos no dia que visitamos Petrópolis, com algumas sugestões de inclusão de passeio.

Pela manhã, chegue pela via do Quintandinha, e aproveite para conhecer o interior do palácio. Mas se estiver acontecendo algum festival, dê preferência em visitá-lo ao final do dia. Visite o Quintandinha se estiver de carro, pela logística. Pois caso esteja de ônibus, opte em passear pelo centro, para facilitar os deslocamentos e diminuir custos com transporte.

Depois de conhecer o Quintandinha, siga até a Catedral de São Pedro de Alcântara. Se estiver de carro, prefira deixar o carro ali mesmo e faça todo o passeio a pé, mas não esqueça de deixar os cartões de estacionamento para não receber multa rs.

Mausoléu Imperial dentro da Catedral de São Pedro de Alcântara. Janeiro/2016.

Então siga até o Museu Imperial de Petrópolis para conhecer um pouco da história da Família Imperial. No trajeto, observe as casas e leia as placas, que informam quem eram os nobres donos dessas propriedades naquela época.

Nós almoçamos no Duetto's após a visita ao Museu Imperial nesta última ida, mas também já almoçamos no Luigi na Praça da Liberdade, ambos muito bons.

Ali na Praça da Liberdade, você pode ir até a Casa de Santos-Dumont ou ir no Museu de Cera de Petrópolis, ver o Relógio das Flores e ainda se deliciar na Chocolateria Katz.

Dali você pode andar até a Cervejaria Bohemia (se não tiver almoçado ainda, existe um restaurante aqui dentro, mas que não tenho referências para indicar ou não), passando pela Praça 14 Bis, e seguir até o Palácio de Cristal.

Do Palácio de Cristal você chegará, andando mais um pouco, na Catedral, de onde saiu.

É claro que dá para fazer todo o trajeto de carro, mas a cidade é carente de estacionamentos e vagas na rua, dependendo do dia e da hora, serão complicadas de encontrar... Caso esteja com criança pequena, opte por levar o carrinho de bebê, a maior parte das calçadas permite sua utilização sem problemas, apenas algumas atrações (como a Casa de Santos=Dumont) que o acesso será dificultado...

A Fernanda também fez um post de roteiro por um dia em Petrópolis que ela fez com amigos e sugiro que você dê uma olhadinha nas sugestões dela também.

Quer dicas de restaurantes para comer durante a sua visita? Veja o post da Lívia Bergo no Malas pra que te quero com guia de restaurantes em Petrópolis.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro