Voando United Airlines para Texas (IAH e AUS) e California (SFO)

Em maio/2015 fui à trabalho para as cidades de Houston e Austin no Texas e para Palo Alto na Califórnia, como mostrei no post com o roteiro.

Para fazer tudo isso em uma semana, saindo do Brasil no sábado e voltando no domingo seguinte, voei United Airlines. A escolha da companhia aérea não foi feita por mim, uma vez que a viagem foi a trabalho, mas por ser a mais barata para todo o trajeto que deveria ser realizado.

Tô na pista!! Decolando de Houston. Maio/2015.

Foram cinco voos no total: 
- do Galeão para Houston, onde fiz a imigração, emendando logo no voo seguinte;
- de Houston para Austin;
- de Austin para São Francisco;
- de São Francisco para Houston;
- de Houston para o Galeão.

Como as passagens foram emitidas numa só reserva, e pelo Brasil, o limite de bagagem (2 malas de 32kg cada) foi mantido em todos os voos. Não tive problemas quanto a isso. Em todos os voos fui sentada na janela para poder apreciar a paisagem, pois adoro tirar fotos assim.


Primeira perna - GIG-IAH

Cheguei no Aeroporto Internacional Tom Jobim, Galeão, com 2h de antecedência como solicitado para viagens internacionais. Fui com uma Mala Grande, uma de bordo e uma mochila com documentação. A fila estava pequena. Eu havia tentado de casa fazer o check-in online, mas por ser viagem internacional, eles não emitem o bilhete para poderem checar a documentação. Ainda no check-in fizeram as clássicas perguntas sobre a bagagem, que logo foram despachadas. Fui jantar na área de embarque, pois confiar em comida de avião é sempre roubada. Pedi uma pizza brotinho na Domino's, que é bem pequena, mas deu para tapear. A rede wi-fi do Galeão é sofrível, requer conexão, informação de dados e etc e fica soluçando...
Sai do Galeão às 21:10h sem atrasos, no voo UA-0128. O avião utilizado é um Boeing 777, com apenas uma tomada entre o banco do corredor e do meio na classe econômica, como eu estava na janela teria que ficar pedindo licença para meu vizinho... Ainda bem que não teve ninguém ali durante o voo. Como tenho 1,79m, fui apertada. O encosto da poltrona da frente vem rente aos meus joelhos. O jantar foi mediano. O voo possui entretenimento a bordo e foi entregue cobertorzinho e travesseiro (que eu sempre pego e só devolvo no voo de volta rs).

Itens do voo UA-128 da United, do Galeão para Houston. Maio/2015.

Cheguei em Houston no terminal E, por volta da 05:40h, a fila da imigração estava enorme, pois naquela semana de maio estava acontecendo um evento de petróleo, e mesmo o aeroporto reservando área para a galera que estava vindo participar, muitos não perceberam e foram para a fila normal. A fila deve ter demorado uns 30 minutos. Peguei as malas e fui para o Costums, redespachando as malas logo depois.
O aeroporto de Houston é enorme, e o terminal de onde sairia o voo para Austin era bem longe, então peguei o trenzinho entre os terminais. Chegando lá, tomei café da manhã numa cafeteria perdida ali. Finalmente consegui Wi-fi e pedir para o marido comprar meus dados do celular. O tempo de espera até que passou rápido, pois as poltronas do aeroporto são confortáveis e possuem tomadas.

Alguns detalhes do Aeroporto Internacional de Hosuton, IAH: nascer do sol no trem a caminho do outro terminal, e a espera no saguão do aeroporto enquanto carrega a bateria do celular. Maio/2015.

Para pegar o avião, você deve descer para outra área, onde não existem poltronas, então só vá para lá quando for realmente hora de embarcar.


Segunda perna - IAH-AUS

O avião que faz este trajeto era bem pequeno, um Embraer ERJ135, tanto que você sobe nele por uma pequena rampa, direto na pista. Sai de Houston às 08:55h, sem atrasos, no voo UA-4318 operado pela ExpressJet Airlines. O avião foi um Embraer RJ135, sem separação de classe, com uma fileira no lado esquerdo e duas no lado direito. Como eu estava só, optei pela poltrona da fileira A. Como o bagageiro sobre nossas cabeças é bem pequeno, eles pedem que você deixe a mala de bordo na porta do avião para que eles possam acomodá-la no bagageiro. Sem saber disso, tive que tirar câmera e etc desta mala e colocar na mochila, e passei o cadeado na mala para entregar (sempre tenho um extra na mala de bordo para esses casos). Nada foi servido durante o voo, que foi bem rápido. Minhas pernas até que tiveram uma folga do aperto do primeiro voo. Cheguei em Austin por volta das 10h.

Detalhes do voo Houston-Austin: embarque é na pista, no avião modelo Embraer, que até dá uma folginha para as pernas dos passageiros, apesar de na altura ficarmos espremidos. Maio/2015.
O aeroporto de Austin é grande. Fui seguindo as placas e cheguei na correia das malas. E esperando e esperando e nada da mala aparecer. Quando acabaram todas, que fui procurar o responsável que percebi que a minha estava em um "monte" junto com outras, pois haviam chegado num voo anterior.

Na correia esperando a mala no aeroporto de Austin. Maio/2015.



Terceira perna - AUS-SFO

Como o prédio da locação de carros fica colado ao Aeroporto, foi bem rápido chegar, entregar o carro, e despachar as malas. Depois que você faz o primeiro check-in e adiciona os dados do seu celular (acho que pode acrescentar do email também) você recebe as informações do voo pelo SMS e pode fazer check-in online pelo link enviado. Eu fiz, e no check-in pedia reimpressão do e-ticket pois deveria trazê-lo para fazer a prestação de contas depois. Almocei pelo aeroporto mesmo, provando a comida do Salt Lick, que apesar de apimentada, é uma delícia! O aeroporto tem algumas tomadas perdidas pelo caminho, mas que dá para usar enquanto espera seu voo, assim você conecta seu smartphone na rede wi-fi gratuita do aeroporto sem perder a bateria.

No aeroporto de Austin, para o prédio do Car Rental é só atravessar na ponte, despachar as malas logo na entrada e ali mesmo já ver as malas serem analizadas pela TSA, encontrar o portão do seu voo e esperar o horário plugada na tomada rs. Maio/2015.

Sai de Austin às 12:45 sem atrasos, no voo UA-6476, operado pela Skywest. O avião utilizado foi um Embraer EMB-175, com duas fileiras de cada lado. Eu estava lá pela poltrona 10, com um cara do meu lado e um casal com seu filho na fileira de traz. A mãe simplesmente pegou e fechou a minha janela por causa da claridade.... logo a minha que adoro ficar espiando?! Como também sou mãe e entendo o lado dela, fui ao banheiro e vi que atrás estava CHEIO de poltronas vazias, então pedi permissão para o comissário para sentar-me na última e me espraiar por lá. O cara ficou sem entender muita coisa, pois ele me disse que geralmente pedem para ir mais para frente, mas poderia ir sem problemas. Sentei lá, e pude apreciar a mudança de relevo do Meio-Oeste para o Oeste Norte-Americano, vendo o Death Valley, Yosemite, a Baía de San Franciso! Fora o espaço que ganhei nas pernas. Durante o voo é possível comprar o pacote de dados para utilizar por "x" minutos ou durante o voo todo, mas eu preferi apreciar a paisagem. Nenhuma refeição é servida durante todo o voo, então puxei o meu biscoitinho e fui comendo... Cheguei em São Francisco por volta das 13:20h, no terminal 3.

O terminal que já estava reformando do Aeroporto de San Francisco está muito bonito. O trajeto do Airtrain e a lotação do mesmo... Maio/2015.

Como o aeroporto estava em obras, vou uma verdadeira porcaria pegar as malas que foram parar na esteira mais longe possível, e entre o meu portão de desembargue e a minha mala tinha um prédio inteiro em obras, me obrigando a sair do prédio e entrar mais adiante. Foi um desanimador. E depois disso ainda tive que pegar o TREM (Airtrain) para ir para o prédio do Car Rental, que é o mesmo que leva para o sistema ferroviário / metroviário BART da cidade, me perdi, foi cansativo a jornada de pegar malas e seguir para o carro... Mas enfim, sobrevivi!

Para pegar o Airtrain é só descer nesta estação do trenzinho do SFO, comprar o bilhete e embarcar. Maio/2015.


Quarta perna - SFO-IAH

Entreguei o carro no Car Rental e peguei o trenzinho que leva para o aeroporto. A distância é grande, então reserve tempo para esta etapa! Despachei as malas (com o check-in online já realizado) e fui jantar no San Francisco Soup Company que tem no terminal. O aeroporto dispõe de poltronas com tomadas para você permanecer conectado. O sinal é muito bom e gratuito.

Vista do aeroporto de San Francisco. E eu usando todas as tomadas que vi pela frente... A entrada do avião informando a possibilidade de comprar aceso wi-fi durante o voo. Maio/2015.
Sai de São Francisco às 19:30 sem atrasos, no voo UA-1038, o avião foi um Boeing 737-900 com entretenimento a bordo, controle da TV no braço, wi-fi pago a parte e tomadas entre as poltronas. O espaço entre a poltrona da frente e as pernas é muito bom, vim com folga.

Detalhes internos do voo entre San Francisco e  Houston: entretenimento a bordo, espaço para  as pernas, controle do monitor no braço e tomada para os fanáticos como eu rs. Maio/2015.

Cheguei em Houston por volta da 01:10h, no terminal C. Peguei minha mala na correia 5 e fui para o ponto de ônibus esperar o transporte até o prédio do Car Rental.

Esperando as malas e o ônibus para o Car Rental no aeroporto de Houston. Maio/2015.



Quinta perna - IAH-GIG

Deixei o carro no Car Rental, e fui pegar o ônibus para meu terminal, que no caso seria o E. São umas três linhas de ônibus e tem que prestar atenção nisso. O meu demorou pacas, digamos que uns 20 minutos para chegar! A fila para despachar as malas estava enorme, mesmo com o check-in online já tendo sido efetuado. Despachei a mala com os 32kg cravados hahaha. Fiz a emigração e fui esperar o horário do meu voo.

Esperando o ônibus no Car Rental, a fila para despachar as malas, cravando 69lb (~32 kg), e esperando a vez na emigração do Aeroporto de Houston. Maio/2015.

Comprei uns donuts para trazer e lanchar também. O aeroporto disponibiliza tomadas em totens e alguns não estavam funcionando e eram disputados a tapas. O portão só começou a ficar movimentado mais perto da hora do embarque. E para agilizar, os aeronautas verificaram toda a documentação 1h antes do início do embarque, que foi organizado por filas separados por grupos, e apenas o grupo quando era chamado podia entrar.

Saguão do Aeroporto de Houston, tomadas para recarregar disputadas a tapas por serem escassas, divisão por grupos para embarque, e a fila para apresentação da documentação para United. Maio/2015.

Sai de Houston às 21:20 sem atrasos, no voo UA-0129. O avião utilizado nesta rota foi o Boeing 777, mas estranhamente tive mais espaço que na ida. O voo tem entretenimento a bordo, com  tomadas entre as poltronas, mas o recline é ridículo, como em qualquer classe econômica rs.

Tomada disponível, recline ridículo para classe econômica e espaço para as pernas (pelo menos rs). Maio/2015.

A chegada no Galeão foi por volta das 09:30, no terminal 2, a imigração foi até rápida, apesar das escadas rolantes do Galeão nunca estarem funcionando... Mas a espera enorme pela malas é de praxe...

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro