Voando United Airlines para Texas (IAH e AUS) e California (SFO)

Em maio/2015 fui à trabalho para as cidades de Houston e Austin no Texas e para Palo Alto na Califórnia, como mostrei no post com o roteiro.

Para fazer tudo isso em uma semana, saindo do Brasil no sábado e voltando no domingo seguinte, voei United Airlines. A escolha da companhia aérea não foi feita por mim, uma vez que a viagem foi a trabalho, mas por ser a mais barata para todo o trajeto que deveria ser realizado.

Tô na pista!! Decolando de Houston. Maio/2015.

Foram cinco voos no total: 
- do Galeão para Houston, onde fiz a imigração, emendando logo no voo seguinte;
- de Houston para Austin;
- de Austin para São Francisco;
- de São Francisco para Houston;
- de Houston para o Galeão.

Como as passagens foram emitidas numa só reserva, e pelo Brasil, o limite de bagagem (2 malas de 32kg cada) foi mantido em todos os voos. Não tive problemas quanto a isso. Em todos os voos fui sentada na janela para poder apreciar a paisagem, pois adoro tirar fotos assim.


Primeira perna - GIG-IAH

Cheguei no Aeroporto Internacional Tom Jobim, Galeão, com 2h de antecedência como solicitado para viagens internacionais. Fui com uma Mala Grande, uma de bordo e uma mochila com documentação. A fila estava pequena. Eu havia tentado de casa fazer o check-in online, mas por ser viagem internacional, eles não emitem o bilhete para poderem checar a documentação. Ainda no check-in fizeram as clássicas perguntas sobre a bagagem, que logo foram despachadas. Fui jantar na área de embarque, pois confiar em comida de avião é sempre roubada. Pedi uma pizza brotinho na Domino's, que é bem pequena, mas deu para tapear. A rede wi-fi do Galeão é sofrível, requer conexão, informação de dados e etc e fica soluçando...
Sai do Galeão às 21:10h sem atrasos, no voo UA-0128. O avião utilizado é um Boeing 777, com apenas uma tomada entre o banco do corredor e do meio na classe econômica, como eu estava na janela teria que ficar pedindo licença para meu vizinho... Ainda bem que não teve ninguém ali durante o voo. Como tenho 1,79m, fui apertada. O encosto da poltrona da frente vem rente aos meus joelhos. O jantar foi mediano. O voo possui entretenimento a bordo e foi entregue cobertorzinho e travesseiro (que eu sempre pego e só devolvo no voo de volta rs).

Itens do voo UA-128 da United, do Galeão para Houston. Maio/2015.

Cheguei em Houston no terminal E, por volta da 05:40h, a fila da imigração estava enorme, pois naquela semana de maio estava acontecendo um evento de petróleo, e mesmo o aeroporto reservando área para a galera que estava vindo participar, muitos não perceberam e foram para a fila normal. A fila deve ter demorado uns 30 minutos. Peguei as malas e fui para o Costums, redespachando as malas logo depois.
O aeroporto de Houston é enorme, e o terminal de onde sairia o voo para Austin era bem longe, então peguei o trenzinho entre os terminais. Chegando lá, tomei café da manhã numa cafeteria perdida ali. Finalmente consegui Wi-fi e pedir para o marido comprar meus dados do celular. O tempo de espera até que passou rápido, pois as poltronas do aeroporto são confortáveis e possuem tomadas.

Alguns detalhes do Aeroporto Internacional de Hosuton, IAH: nascer do sol no trem a caminho do outro terminal, e a espera no saguão do aeroporto enquanto carrega a bateria do celular. Maio/2015.

Para pegar o avião, você deve descer para outra área, onde não existem poltronas, então só vá para lá quando for realmente hora de embarcar.


Segunda perna - IAH-AUS

O avião que faz este trajeto era bem pequeno, um Embraer ERJ135, tanto que você sobe nele por uma pequena rampa, direto na pista. Sai de Houston às 08:55h, sem atrasos, no voo UA-4318 operado pela ExpressJet Airlines. O avião foi um Embraer RJ135, sem separação de classe, com uma fileira no lado esquerdo e duas no lado direito. Como eu estava só, optei pela poltrona da fileira A. Como o bagageiro sobre nossas cabeças é bem pequeno, eles pedem que você deixe a mala de bordo na porta do avião para que eles possam acomodá-la no bagageiro. Sem saber disso, tive que tirar câmera e etc desta mala e colocar na mochila, e passei o cadeado na mala para entregar (sempre tenho um extra na mala de bordo para esses casos). Nada foi servido durante o voo, que foi bem rápido. Minhas pernas até que tiveram uma folga do aperto do primeiro voo. Cheguei em Austin por volta das 10h.

Detalhes do voo Houston-Austin: embarque é na pista, no avião modelo Embraer, que até dá uma folginha para as pernas dos passageiros, apesar de na altura ficarmos espremidos. Maio/2015.
O aeroporto de Austin é grande. Fui seguindo as placas e cheguei na correia das malas. E esperando e esperando e nada da mala aparecer. Quando acabaram todas, que fui procurar o responsável que percebi que a minha estava em um "monte" junto com outras, pois haviam chegado num voo anterior.

Na correia esperando a mala no aeroporto de Austin. Maio/2015.



Terceira perna - AUS-SFO

Como o prédio da locação de carros fica colado ao Aeroporto, foi bem rápido chegar, entregar o carro, e despachar as malas. Depois que você faz o primeiro check-in e adiciona os dados do seu celular (acho que pode acrescentar do email também) você recebe as informações do voo pelo SMS e pode fazer check-in online pelo link enviado. Eu fiz, e no check-in pedia reimpressão do e-ticket pois deveria trazê-lo para fazer a prestação de contas depois. Almocei pelo aeroporto mesmo, provando a comida do Salt Lick, que apesar de apimentada, é uma delícia! O aeroporto tem algumas tomadas perdidas pelo caminho, mas que dá para usar enquanto espera seu voo, assim você conecta seu smartphone na rede wi-fi gratuita do aeroporto sem perder a bateria.

No aeroporto de Austin, para o prédio do Car Rental é só atravessar na ponte, despachar as malas logo na entrada e ali mesmo já ver as malas serem analizadas pela TSA, encontrar o portão do seu voo e esperar o horário plugada na tomada rs. Maio/2015.

Sai de Austin às 12:45 sem atrasos, no voo UA-6476, operado pela Skywest. O avião utilizado foi um Embraer EMB-175, com duas fileiras de cada lado. Eu estava lá pela poltrona 10, com um cara do meu lado e um casal com seu filho na fileira de traz. A mãe simplesmente pegou e fechou a minha janela por causa da claridade.... logo a minha que adoro ficar espiando?! Como também sou mãe e entendo o lado dela, fui ao banheiro e vi que atrás estava CHEIO de poltronas vazias, então pedi permissão para o comissário para sentar-me na última e me espraiar por lá. O cara ficou sem entender muita coisa, pois ele me disse que geralmente pedem para ir mais para frente, mas poderia ir sem problemas. Sentei lá, e pude apreciar a mudança de relevo do Meio-Oeste para o Oeste Norte-Americano, vendo o Death Valley, Yosemite, a Baía de San Franciso! Fora o espaço que ganhei nas pernas. Durante o voo é possível comprar o pacote de dados para utilizar por "x" minutos ou durante o voo todo, mas eu preferi apreciar a paisagem. Nenhuma refeição é servida durante todo o voo, então puxei o meu biscoitinho e fui comendo... Cheguei em São Francisco por volta das 13:20h, no terminal 3.

O terminal que já estava reformando do Aeroporto de San Francisco está muito bonito. O trajeto do Airtrain e a lotação do mesmo... Maio/2015.

Como o aeroporto estava em obras, vou uma verdadeira porcaria pegar as malas que foram parar na esteira mais longe possível, e entre o meu portão de desembargue e a minha mala tinha um prédio inteiro em obras, me obrigando a sair do prédio e entrar mais adiante. Foi um desanimador. E depois disso ainda tive que pegar o TREM (Airtrain) para ir para o prédio do Car Rental, que é o mesmo que leva para o sistema ferroviário / metroviário BART da cidade, me perdi, foi cansativo a jornada de pegar malas e seguir para o carro... Mas enfim, sobrevivi!

Para pegar o Airtrain é só descer nesta estação do trenzinho do SFO, comprar o bilhete e embarcar. Maio/2015.


Quarta perna - SFO-IAH

Entreguei o carro no Car Rental e peguei o trenzinho que leva para o aeroporto. A distância é grande, então reserve tempo para esta etapa! Despachei as malas (com o check-in online já realizado) e fui jantar no San Francisco Soup Company que tem no terminal. O aeroporto dispõe de poltronas com tomadas para você permanecer conectado. O sinal é muito bom e gratuito.

Vista do aeroporto de San Francisco. E eu usando todas as tomadas que vi pela frente... A entrada do avião informando a possibilidade de comprar aceso wi-fi durante o voo. Maio/2015.
Sai de São Francisco às 19:30 sem atrasos, no voo UA-1038, o avião foi um Boeing 737-900 com entretenimento a bordo, controle da TV no braço, wi-fi pago a parte e tomadas entre as poltronas. O espaço entre a poltrona da frente e as pernas é muito bom, vim com folga.

Detalhes internos do voo entre San Francisco e  Houston: entretenimento a bordo, espaço para  as pernas, controle do monitor no braço e tomada para os fanáticos como eu rs. Maio/2015.

Cheguei em Houston por volta da 01:10h, no terminal C. Peguei minha mala na correia 5 e fui para o ponto de ônibus esperar o transporte até o prédio do Car Rental.

Esperando as malas e o ônibus para o Car Rental no aeroporto de Houston. Maio/2015.



Quinta perna - IAH-GIG

Deixei o carro no Car Rental, e fui pegar o ônibus para meu terminal, que no caso seria o E. São umas três linhas de ônibus e tem que prestar atenção nisso. O meu demorou pacas, digamos que uns 20 minutos para chegar! A fila para despachar as malas estava enorme, mesmo com o check-in online já tendo sido efetuado. Despachei a mala com os 32kg cravados hahaha. Fiz a emigração e fui esperar o horário do meu voo.

Esperando o ônibus no Car Rental, a fila para despachar as malas, cravando 69lb (~32 kg), e esperando a vez na emigração do Aeroporto de Houston. Maio/2015.

Comprei uns donuts para trazer e lanchar também. O aeroporto disponibiliza tomadas em totens e alguns não estavam funcionando e eram disputados a tapas. O portão só começou a ficar movimentado mais perto da hora do embarque. E para agilizar, os aeronautas verificaram toda a documentação 1h antes do início do embarque, que foi organizado por filas separados por grupos, e apenas o grupo quando era chamado podia entrar.

Saguão do Aeroporto de Houston, tomadas para recarregar disputadas a tapas por serem escassas, divisão por grupos para embarque, e a fila para apresentação da documentação para United. Maio/2015.

Sai de Houston às 21:20 sem atrasos, no voo UA-0129. O avião utilizado nesta rota foi o Boeing 777, mas estranhamente tive mais espaço que na ida. O voo tem entretenimento a bordo, com  tomadas entre as poltronas, mas o recline é ridículo, como em qualquer classe econômica rs.

Tomada disponível, recline ridículo para classe econômica e espaço para as pernas (pelo menos rs). Maio/2015.

A chegada no Galeão foi por volta das 09:30, no terminal 2, a imigração foi até rápida, apesar das escadas rolantes do Galeão nunca estarem funcionando... Mas a espera enorme pela malas é de praxe...

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Aluguel de carro

Trem na Europa