Estrada Real - Caminho Velho - Cunha

Cunha é uma das cidades que fazem parte do Caminho Velho da Estrada Real, um dos maiores circuitos turísticos do Brasil, envolvendo três Estrados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Estrada Real, Caminho Velho, Cunha, Passaporte
Carimbando nosso passaporte em Cunha.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, Cunha também é conhecida como a "Capital Nacional da Cerâmica Artística", é a maior produtora de pinhão de São Paulo e, curiosamente, reuni a maior frota de fuscas do Brasil.


Um Pouco da História de Cunha

Os primeiros europeus chegaram na região no Século XVI, quando uma expedição portuguesa desembarcou em Paraty e chegou à Cunha pela Trilha dos Guaianás, mas apenas no Século XVIII houve a fundação do primeiro povoado, onde a família Falcão ergueu a capela da Sagrada Família, e por isso este povoado ficou conhecido como Freguesia do Falcão. Pouco tempo depois foi instalado ali um posto para fiscalizar o ouro que era transportado pelo que hoje conhecemos como Caminho Velho. Cunha foi palco da Revolução Constitucionalista. Pela sua importância histórica, Cunha é tombado pela Condephaat, Conselho de São Paulo.

Cunha, São Paulo
Uma das ruas de Cunha.


Booking.com


O que fazer em Cunha?

Cunha localiza-se em um "Mar de Morros", com altitude média de 1000m,  entre os planaltos de Bocaína, Paraitinga e Paraibuna e as Serras do Mar e Quebra-Cangalha. E justamente por isso, a cidade possui uma grande variedade de cachoeiras (Barra, Desterro, Mato Limpo, Barracão, Jericó, Paraitinga, Bangu, Ribeirão, Paraibuna, Pimenta) e oferece turismo de aventura para aqueles que buscam trilhas para desbravar, no Parque Estadual da Serra do Mar e Parque Nacional da Serra da Bocaína.

Cachoeira na Estrada que liga Paraty a Cunha.
Cachoeira na Estrada que liga Paraty a Cunha.

Por ser uma cidade tombada, vários de seus edifícios preservam sua fachada original, como o Mercado Municipal, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de São José da Boa Vista. Quem gosta de cerâmica pode conhecer também a Quinta Essência Galeria, um casarão antigo que abriga uma galeria de arte e um bistrô, e a Gaia Arte Cerâmica, para conhecer a queima da cerâmica no método Raku.

Igreja do Rosário, Cunha
Toda cidade da Estrada Real que visitamos tem uma Igreja do Rosário, em Cunha não seria diferente.

Além disso Cunha é conhecida por seu Olival, um belo campo de Oliveiras em plena Serra do Mar para produção de azeite, e pelo seu Lavandário, outro campo incrustado na Serra do Mar, com várias lavandas para você visitar e adquirir produtos derivados.

Lavandário de Cunha
Lavandário de Cunha


Cunha na Estrada Real

A Estrada Real que liga Paraty a Cunha era muito famosa no offroad pelo desafio que ela tinha, mas com o novo calçamento facilitou muito o trânsito entre as duas cidades, mas ainda é uma escada que requer cautela pois não tem acostamento e possui muitas curvas e cotovelos.

Estrada Real, trecho entre Paraty e Cunha.
Estrada Real, trecho entre Paraty e Cunha.


Para carimbar seu passaporte da Estrada Real, você deve ir a um dos pontos disponibilizados pelo Instituto Estrada Real:
  1. Doceria da Cidinha: Praça Cônego Siqueira, 129 - Centro. Funcionamento: 10h às 20h - Segunda a Quinta. 09h às 23h - Sexta a Domingo | Telefone: (12) 3111-1170
  2. Cunhatur: Endereço: Travessa Paulo Virgínio, 29 - Centro. Funcionamento: Segunda - 9h:30m às 13h e das 14h às 17h. Terça, Quarta, Quinta e Sexta das 9h:30m às 17h:30m - Sábado 10h às 13h e das 14h às 17h:30m. - Domingo 10h às 15h. | Telefone: (12) 3111-2634

Doceria da Cidinha, Cunha, SP
Carimbamos na Doceria da Cidinha. Aproveite para comer seus docinhos, uma delícia!


Nossa experiência em Cunha

Nós fomos a Cunha em um bate-volta a partir de Paraty. Subimos a Serra e fomos direto para a Doceria da Cidinha para pegarmos nosso carimbo e provar seus doces, maravilhosos!! Em seguida paramos em uma cachoeira na Estrada e então fomos conhecer o Lavandário, que conto no próximo post.

Um dos totens da Estrada Real, em frente à cachoeira.

Estrada Real - Caminho Velho - Cunha
Salve este pin em seu Pinterest

2 comentários

  1. Camila, estou simplesmente encantada com o blog e as dicas!!!
    Parabéns!
    Vou propor ao meu namorado fazermos o Caminhos dos Diamantes (nos conhecemos em Diamantina)! Seu roteiro ficou ÓTIMO e adorei a dica do Passaporte!
    Só uma pergunta: onde vocês compraram aquela capa da TR4 YOU CAN GO FAST BUT I CAN GO ANYWHERE?
    Beijão e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei no mercado livre, mas o ladrão já levou rs. Que bom que gostou do roteiro!

      Excluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro