O que tem para fazer Bento Gonçalves (RS)?

Em Maio participei de um Congresso em Bento Rodrigues, no Rio Grande do Sul, realizado no Hotel Dall'Onder, o que me levou para conhecer um pouco da cidade nas horas que conseguia uma pequena folga depois das palestras.

Pipa-Pórtico, na entrada de Bento Gonçalves (RS).
Pipa-Pórtico, na entrada de Bento Gonçalves (RS).

Bento Gonçalves fica na Serra Gaúcha e é uma das cidades que mais atraem turistas para região, juntamente com Gramado, Canela e Caxias do Sul. É em Bento Gonçalves que fica o Vale dos Vinhedos, onde vinícolas que abrem suas portas para visitação, tornando-a conhecida também como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho.

Igreja São Bento, em Bento Gonçalves
Igreja São Bento, em Bento Gonçalves, tem o formato de uma barrica de vinho.

O nome da cidade é em homenagem a Bento Gonçalves da Silva, um dos líderes da Revolução Farroupilha e que chegou a ser presidente da República Rio-Grandense, no final do Século XIX. Os primeiros imigrantes italianos chegaram na região, conhecida à época como Colônia Dona Isabel, em 1875, onde recebiam terras para cultivarem milho, trigo e videiras, principalmente.

Uma das ruas do Centro de Bento Gonçalves
Uma das ruas do Centro de Bento Gonçalves, perto da Via del Vinho. (Foto desfocada porque eu estava dirigindo rs).

Os aeroportos mais perto de Bento Gonçalves são de Caxias do Sul (a 44km) e de Porto Alegre (a 122km). A dica que posso dar é avaliar os voos que partem para esses dois aeroportos, considerando que são poucos os voos diretos para Caxias do Sul, que ainda por ser um aeroporto menor, tem maior risco de fechamento por causa do clima e você ser desviado para Porto Alegre. Como fui em maio, tanto a Fran do Viagens que Sonhamos, quando um tio querido meu, me falaram que nesta época o aeroporto tem mais chances de fechamento, e optei por ir via Porto Alegre, alugando carro pela Movida na RentCars para subir a Serra, a estrada é um pouco esburacada e bem movimentada.

Miolo, uma das vinícolas em Bento Gonçalves (RS).
Miolo, uma das vinícolas em Bento Gonçalves (RS).

Bento abriga uma grande variedade de feitas e festivais, como o Fenavinho, Wine South America e Inverno de Sensações; para acompanhar o calendário veja o site da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Booking.com

Como pontos turísticos, você pode ir conhecer:
  1. Pipa-Pórtico, na entrada da cidade, que se parece com um grande barril de vinho.
  2. Vale dos Vinhedos, na divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, onde se concentram as vinícolas.
  3. Caminhos de Pedra, no distrito de São Pedro, onde ficam casas antigas, construídas em pedra, da época da imigração italiana.
  4. Maria-fumaça, que liga Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, passando por Garibaldi, com música e dança típica a bordo, e degustação de vinho ao longo dos 23km da estrada de ferro.
  5. Ponte Ernesto Dornelles, sobre o Rio da Antas, considerada uma das maiores pontes em arcos paralelos suspenso do mundo.
  6. Cantinas Históricas, onde você poderá conhecer as histórias e memórias da cidade.
  7. Encantos de  Eulália, com pousadas e cantinas italianas.
  8. Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves, onde sai Vinho Encanado nas bicas durante dias de festa na cidade e o chafariz jorra água em tons de vinho.

As barricas de vinho da Casa Valduga (RS), em Bento Gonçalves.
As barricas de vinho da Casa Valduga (RS), em Bento Gonçalves.

Fiquei em Bento Gonçalves uma semana, e por causa do Congresso, não pude conhecer muito da cidade, mas deu para visitar duas vinícolas, a Miolo e a Casa Valduga, que conto como foi. 

A Alessandra do Viagens de Cá pra Lá também tem um post com várias dicas de Bento Gonçalves que você também pode consultar para ajudar a organizar sua viagem.

O que tem para fazer Bento Gonçalves (RS)?
Salve este pin em seu Pinterest

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro