Feriado de Páscoa em Paraty - Roteiro de 4 dias

Passar a Páscoa em uma cidade como Paraty é uma oportunidade de conhecer melhor esse destino da Costa Verde Fluminense e de participar das comemorações realizadas pela Igreja Católica na cidade, como as procissões nas noites da Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Igreja de Santa Rita, Paraty.
Igreja de Santa Rita, Paraty.

Sexta-Feira da Paixão

Nós chegamos em Paraty na Sexta-Feira da Paixão, na hora do almoço, e incrivelmente não pegamos engarrafamento na Rio-Santos. Fizemos check-in na casa que alugamos via AirBnB e fomos ao Centro Histórico para conhecer um pouco da cidade e almoçarmos. Nossa parada foi o Restaurante Paraty (Rua Maria Jacome de Melo).

Fomos até a Praça da Matriz e a Igreja de Nossa Senhora das Dores, crente que ia ver a maré, que apesar de alta, não é ali que ela invade a cidade.

Igreja de Nossa Senhora das Dores, Paraty.
Igreja de Nossa Senhora das Dores, Paraty.
Centro Histórico de Paraty
As ruas do Centro Histórico são fechadas para circulação de carro a ainda preservam o calçamento histórico.
Paraty, Costa Verde, RJ
Canal de Paraty, que separa a cidade em duas.

Booking.com

Nossos jantares foram feitos na casa que alugamos, o que ajudou bastante a economizarmos durante a viagem. Então, voltamos para o a Igreja Matriz para ver a Procissão do Senhor Morto.

Evento de Páscoa em Paraty
Procissão do Senhor Morto, na Igreja da Matriz de Paraty.


Sábado de Aleluia

Fomos para a Vila de Trindade que fica dentro da Área de Proteção Ambiental Cairuçu, e ficamos na Praia de Fora, superindicada para passar o dia, com vários restaurantes à beira-mar. Só tenha atenção antes de se sentar em uma das mesas, pois alguns restaurantes cobram locação e quando você recusa, são extremamente mal-educados.

Praia de fora, Trindade, Paraty
Praia de Fora, em Trindade.

A tarde um pulinho no mercado para abastecer nossas provisões. E a noite, mais uma visita ao centro histórico para acompanhar a Benção do Fogo Novo e a Procissão da Ressurreição. 


Evento de Páscoa em Paraty
Benção do Fogo Novo, em Paraty.


Domingo de Páscoa

Aproveitando a proximidade, fomos fazer o trecho do Caminho Velho da Estrada Real entre Paraty e Cunha, que perdeu a emoção off-road por estar asfaltado rs. Fomos até o Centro de Cunha para pegar mais um carimbo em nosso passaporte, comer um docinho delicioso na Doceria da Cidinha. Passamos também no Lavandário de Cunha e aproveitamos para parar na Cachoeira do Tobogã, que juro que tentei entrar, mas a água era fria demais!!

Estrada Paraty-Cunha
Estrada Real - Cunha-Paraty - asfaltada para desespero dos amantes do offroad e graças para os carros tradicionais.
Passaporte Estrada Real, Caminho Velho, Cunha
Garantindo o carimbo e o docinho em Cunha.
Lavandário de Cunha, SP
Lavandário de Cunha.
Cachoeira do Tobogã, em Paraty.
Cachoeira do Tobogã, em Paraty.

Na parte da tarde fomos para o Centro Histórico ver a maré em frente a Igreja de Santa Rita e para pegarmos o Carimbo de Paraty e fecharmos o mínimo de cidades para pegar o Certificado do Caminho Velho da Estrada Real, que agora é digital e não mais impresso. 😞 Não conseguimos o Certificado Especial da Estrada Real porque faltou UM carimbo do Caminho de Sabarabuçu. 😭

Maré alta em Paraty
A maré invade as ruas próximas à Igreja de Santa Rita. Não tente passar com seu carro, ok?
Passaporte Estrada Real, Caminho Velho, Paraty
Carimbo de Paraty garantido!!

Segunda-Feira

Como terça (23) era feriado no Rio, aproveitamos para enforcar a segunda ainda em Paraty e voltarmos para Trindade, que estava vazia, uma beleza. Aproveitamos para ir rapidinho a Praia do Meio, onde um riacho chega trazendo água doce para o lugar e bem rasinho, ótimo para crianças pequenas e não encaramos a trilha até a Pedra que Engole.

Praia do Meio, em Trindade.
Praia do Meio, em Trindade.

Terça-Feira

Como tudo que é bom acaba rápido, fizemos check-out pela manhã e voltamos para o Rio.

Rodovia Rio-Santos
Estrada Rio-Santos, de volta para casa.

Toda programação de Páscoa de Paraty pode ser vista no site da Prefeitura da cidade.

Nós optamos em não fazer Passeio de barco porque as meninas não sabem nadar. É possível contratar barcos para conhecer as ilhas da região no Cais do Turismo em frente à Igreja de Santa Rita. Os lugares são incríveis e vale a pena você ir conhecer. Deixo a dica para que possam usar o passeio de barco como opcional a ir novamente a Trindade.

Salve este pin em seu Pinterest

Um comentário

  1. Linda cidade a algum tempo eu planejo conhecer.. Obrigado pelas dicas...

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro