Penedo (RJ) - Pousada Suarez

Depois de sairmos de Vassouras, pegamos a estrada (Dutra) e fomos para Penedo, onde nos hospedamos na Pousada Suarez.

Essa foi a nossa terceira ida para Penedo: a primeira fomos para Lua de Mel em 2007 e ficamos na Pousada Valle dos Pássaros (ótima para casais em Lua de Mel), a segunda fomos passar o Réveillon de 2009/2010, grávida da Jade e ficamos no Hotel Girassol (bom, mas do nosso quarto saiam baratinhas da banheira de hidromassagem que nem usamos por causa disso...).

Entrada da Pousada Suarez. Julho/2015.

Por que dessa vez escolhemos ficar na Pousada Suarez?

Todas as vezes que fomos para Penedo, cogitamos ficar nesta Pousada, mas ela sempre foi descartada porque sempre a achamos cara e longe do centro de Penedo. No entanto, nesta ida, nós teríamos não só uma, mas duas crianças a tiracolo e ter recreação foi um ponto de decisão, e afinal, iríamos ver o que realmente leva esta Pousada a ser tão famosa, porque tem propaganda para tudo quanto é lugar rs.

Fiz a reserva diretamente com eles, com pensão completa, pagando 1/7 do valor total do pacote. O resto poderia ser parcelado em até 6x no cartão no check-out.

A Pousada possui várias opções de quartos e chalés, várias piscinas (inclusive algumas aquecidas), um lago micro com UM pedalinho e UM stand-up paddle,  estacionamento em vários pontos, quadra de futebol, capela, cinema, teatro, sauna, academia de ginástica, aluguel de quadriciclos, restaurante.

Pousada Suarez. Julho/2015.

Chegamos na Pousada numa segunda a tarde, para ficarmos até a sexta da semana corrente. Estacionamos e fomos até a recepção. Por telefone, eu tinha reservado um dos apartamentos luxo que ficam em cima da recepção mas já havia avisado que na chegada eu iria querer ver outras opções, já que fui informada das escadas, e escada com carrinho não combina! Dito e feito, a escada de acesso era micro, apertada e eles mesmos informaram que o barulho nas refeições poderia incomodar. Optamos por um apartamento luxo, e nos indicaram um dos que ficam perto das piscinas com toboágua. Ok, aceitamos.

Interior do primeiro quarto. Julho/2015.
Entramos no carro, demos a volta dentro do terreno da Pousada e estacionamos, apertado, já que nosso vizinho de porta foi egoísta e mal deixou espaço. Ao abrir a porta, que decepção: quarto frio, ainda mais para julho!, com camas de casal e de solteiros, um banheiro apertado, TV, e pior de tudo: estava de cara com o lugar onde seria realizada a Festa Julina mais tarde, tipo abriu a porta e tá na festa! E o barulho? Informaram que teria sim... Fiquei fula da vida e voltamos para a recepção. (Isso tudo com a Laura já com fralda vazada, pensa no trem!).

Na recepção conseguimos negociar um upgrade para o chalé do lago, número 22. Estacionamento perto das quadras e fomos andando até o chalé, que tem escadas para subir até ele. O chalé é de madeira, possui uma varanda que dá acesso para a sala e para a suíte, na sala tem um sofá (que acredito que seja sofá-cama), TV e espelho, e fica ao lado da "cozinha", que tem frigobar e microondas, dali você pode acessar os dois quartos: um simples com duas camas de solteiro, um armário e TV, e outro, que é suíte, com a cama de casal, lareira, armário, TV, banheiro com chuveiro com blindex (separado da banheira). O banheiro tem aquecimento no chuveiro, na banheira e na pia, e até que aquece rapidamente, pois acredito que o aquecedor fique no andar debaixo do chalé.

O quarto principal. Julho/2015.

Lareira do quarto principal. Julho/15.
Copinha do chalé. Julho/15.

Banheiro com banheira. Julho/2015.
 
Sala com sofá-cama. Julho/2015.

Copa e corredor para os quartos, visto da sala. Julho/2015.

Como as meninas são pequenas ainda, optamos em ficarmos todos juntos no mesmo quarto, e com a ajuda dos funcionários da Pousada, colocamos as duas camas na suíte, uma entre a cama de casal e a porta da varanda (impossibilitando a abertura da mesma) e outra aos pés da cama de casal. Ficou uma zona, mas ficou legal hahahaha. Fiquei imaginando como a camareira iria arrumar aquilo lá. Pedimos mais toalhas e fomos atendidos rapidamente.

A noite jantamos normalmente no restaurante. A comida é simples, nada demais. Para as crianças eles servem o trivial 1h antes da abertura do restaurante principal, no restaurante de apoio, ao lado do outro, mas eles também tiram 1h antes do horário de fechamento. Fique atento! E reclamei com o gerente a falta de opção saudável para as crianças, não havia um legume sequer na área para as crianças. Isso foi resolvido nos dias seguintes. Para os dias seguintes, o cardápio não variou muito.

Restaurante principal. Julho/2015.

Buffet Infantil. Julho/2015.

Depois do jantar nos trocamos e fomos para a festa julina, que foi realizada numa sala que eles chamam de "teatro Suarez" e estava apertado... teve show de uma banda local, e na varanda tinha algumas opções de comida típica, como pipoca, canjica e doces. Confesso que achei fraco e eles poderiam ter explorado a área onde ficam estacionados os quadriciclos para aluguel de manhã, colocando barraquinhas. Ali onde foi ficou apertado... E como estava bem frio e serenando, as cadeiras ficaram molhadas e fiquei com medo das meninas ficarem resfriadas e ficamos pouco por lá.

Comidinhas da festa julina. Julho/2015.
Banda na festa. Julho/2015.
Na manhã seguinte, às 8h da manhã fomos acordados com barulhos de makita de uma obra em frente ao quarto. Pensa em como eu acordei alegre!! #sóquenão Liguei para a recepção na mesma hora, reclamei, e o barulho acabou. Mas o estrago já estava feito e as meninas já tinham acordado... Nos trocamos e fomos para o café da manhã, com pães, sucos, ovos, linguiça, batata doce, mingau, 2 opções de queijos e 2 de embutidos, sucos, café, leite e chocolate, e algumas frutas. Então decidimos ir dar uma volta no Parque Nacional de Itatiaia, e como lá ainda usam chaves normais para trancar os apartamentos, você tem que deixar a sua cópia na recepção pela manhã para que a camareira possa limpá-lo. Saímos e nem almoçamos na Pousada. Ao retornar, fomos para o quarto e a surpresa: nosso quarto não foi arrumado! A mulher mal colocou um conjunto de toalhas (estavamos usando dois) e um pano de chão. Nem tentou arrumar as camas! Nada! Novamente, reclamei com o gerente, falei que iria sair da pousada, pois do jeito que estava não estava rolando, eles estavam deixando a desejar em tudo! O mesmo veio no chalé e conversamos... Mas eu já não estava olhando para a pousada com os mesmos olhos... Jantamos e dessa vez tinha legumes e salada para as crianças. Fomos dormir.

Teatro com a equipe de recreação. Julho/2015.
Na quarta, decidimos ir passear em Visconde de Mauá, Maromba e Maringá, para espairecer. Tomamos café e partimos. Novamente não almoçamos na pousada. Voltamos para o hotel e não tivemos surpresa, o quarto estava arrumado!! Nos arrumamos para o Jantar (acho que foi neste dia que teve queijos e vinhos, estava bom, mas eu não sou referência para vinho pois mal bebo rs). Mais tarde os recreadores fizeram Teatro para as crianças e fomos acompanhar. Foi divertido e Jade fala das piadas até hoje rs.

Vista de um dos pontos da Pousada. Julho/2015.
Um dos parquinhos infantis. Julho/2015.
Laguinho com um pedalinho. Julho/2015.

Sala de jogos. Julho/2015.

Prédio principal, onde ficam a recepção e os restaurantes. Julho/2015.


Na quinta, resolvemos ficar na Pousada pela manhã, uma vez que o "Tio Paulinho", um dos recreadores, havia programado um passeio no trenzinho, mas na hora programada, o caminhão teve problemas e eles reprogramaram para a tarde. Então fomos dar uma volta por Penedo para ver as cachoeiras. Resolvemos almoçar na Pousada, que achei um pouco mais fraco que o jantar, mas matou a fome. A tarde fomos fazer o tal trenzinho (pago a parte) e confesso que foi bem fraco, o motorista não fez o que foi acordado com o recreador, não passou na Casa de Pedra, foi só uma volta até a fábrica de chocolate numa jubiraca velha com crianças sem educação (as nossas são sempre quietinhas né? #sóquenão ahahahahaha Oh mãe Oh mãe!).

Trenzinho do Papai Noel. Julho/2015.

Piscinas. Julho/2015.

Piscina. Julho/2015.

Piscina aquecida, com boa temperatura. Julho/2015.

Toboáguas na piscina. Julho/2015.

Primeira hidromassagem. Julho/2015.

Segunda hidromassagem. Julho/2015.

Piscina, com a academia ao fundo, e a sauna. Julho/2015.
Voltamos e Jade ficou um pouco com os recreadores. Consegui convencê-la a sair e ir tomar banho na banheira com bastante espuma e elas gostaram da bagunça rs. Como almoçamos ali, resolvemos sair para jantar no centro, e na volta direto para a cama! rs

Recreação. Julho/2015.

Toboágua. Julho/2015.


Na sexta, tomamos nosso café e ficamos com as meninas no parquinho e na quadra, acompanhando-as na recreação. Jade encheu tanto a paciência da Tia Lili, que conseguiu a pintura facial que tanto queria e estava fora da programação. Fizemos Check-out e pé na estrada novamente, rumo a Campos do Jordão.


Pontos que merecem destaque:
- Os recreadores são atenciosos e esforçados. Barulhentos eu diria (Tio Paulinho adora uma contagem regressiva no café da manhã, o que deixava Jade ansiosa... mas C'est La Vie...), mas dão o melhor de si.
- Mesmo eu sendo a reclamona, hora nenhuma fui destratada, e eles foram bem atenciosos, e sempre tentaram resolver os problemas que surgiram no caminho.
- O terreno da pousada é grande e a criançada adora a variedade de piscinas que eles possuem.

Pontos que merecem melhorias:
- O valor é muito alto para o que oferecem, ainda mais depois de sair do Vassouras Eco Resort, onde paguei menos para ficar de sexta a segunda e a estrutura é melhor. Entendo que eles tem diferencial em relação às outras pousadas da região, que é cara, mas acho que poderia ser um pouco melhor essa relação custo x benefício.
- Não há identificação das crianças na recreação...

- Não acho que deveriam fazer obras em plena época de alta temporada para a cidade! Isso é coisa para ser feita em baixa temporada, de preferência interditando os quartos perto da obra, até porque eles possuem mais de 70 quartos!
- Variedade da comida, principalmente para as crianças.
- Festa Julina num local apertado, acho que poderiam fazê-la em outro local, claro com proteção como uma tenda.
- É tudo muito colorido e assimétrico, ok, é para fazer estilo, mas ficou um pouco demais... Até os espelhos possuem ângulos duvidosos. Lembrem-se: "menos é sempre mais!".

Se eu voltaria? Acho que não, Penedo tem bastantes opções de hospedagem e achei que a relação custo x benefício poderia ser melhorada. Mas nunca diga nunca, pois se eles melhorarem certos pontos, pode ser que seja uma boa opção, mas visando o entretenimento para as meninas apenas.

Para ver nosso roteiro dessas férias, acesse o post aqui.

Site Oficial: Pousada Suarez

Um comentário

  1. Já passei por esta situação assim como conheço outras famílias que também já estiveram no Suarez. Pelos seus relatos, vejo que não mudou nada nos últimos anos. Escrevi uma crítica no tripadvisor e enviei um email para o gerente. Nenhuma demonstração de preocupação por parte da pousada. Gastam muito com propaganda e pouco com a melhoria da estrutura.

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo
Zarpo

Seguros de viagem

Aluguel de carro

Ingressos para as principais atrações de Orlando

Passeios no seu destino

Viator

Trem na Europa