Que tal uma escapada para Penedo (Itatiaia) - Rio de Janeiro

Penedo é um distrito de Itatiaia, município do Rio de Janeiro, aos pés da Serra da Mantiqueira, localizado a pouco menos de 170km do Rio de Janeiro (considerando saída no Galeão), indo pela Rodovia Presidente Dutra. 

É a principal colônia findalesa no Brasil (fora da Região Sul), com influência nas construções da cidade e em sua cultura.

Serra da Mantiqueira. Julho/2015.

Conta-se que o finlandês Toivo Uuskallio chegou no Brasil em 1927 e que se instalou naquela região, trazendo alguns anos depois mais imigrantes finlandeses para trabalhar em suas terras, a Fazenda Penedo, cuja Casarão ainda está de pé, perto do ao Clube Finlândia (Av. Mangueiras, 2601) e da Fábrica de Chocolate Artesanal. Este Casarão abriga hoje eventos e festas sociais.

A cidade tornou-se turística no início dos anos 1950, quando a Rodovia Dutra foi inaugurada, dando melhor acesso a cidade. E isto fez com que as antigas pensões fossem ampliadas e reformadas, como o Hotel Bertell, Pequena Suécia (antigo Hotel Chácara das Duas) e Pousada Penedo (fonte Wikipedia). Hoje possui quase 60 acomodações (conforme tripadvisor) e mais de 40 lugares para fazer uma boa refeição.

Shopping Pequena Finlândia, no centro uma das chocolaterias de Penedo (RJ). Julho/2015.
Penedo vive hoje do "turismo de fim de semana", onde turistas, principalmente cariocas e fluminenses descansam da rotina do dia-a-dia, e por isso a cidade apenas fica movimentada entre quinta e domingo e nas férias. Se quiser curtir um friozinho, vá nas férias de julho; querendo curtir as cachoeiras, busque épocas mais quentes.

A cidade inclusive é destino preferido dos recém-casados. Acredita que até meus pais passaram lua de mel lá? E eu também hahahahaha. Algumas pousadas têm foco neste público, como a Valle dos Pássaros que me hospedei na lua de mel, em 2007 (e recomendo se ainda estiver nos mesmo padrões da época rs). Então, antes de fazer a sua reserva em alguma, confirme se a mesma aceita crianças.

Rua das Velas, no centro de Penedo (RJ), e outra fábrica de chocolate. Julho/2015.
Para famílias com crianças a cidade também é um bom destino, uma vez que tem até uma aldeia do Papai Noel, e mesmo fora da época Natalina é possível encontrar o bom velhinho (os horários devem ser consultados para evitar frustrações).

A diversidade de restaurantes na cidade é muito boa, e não deixe de provar as trutas (peixe que você vai encontrar em qualquer restaurante dali). E claro não esqueça de parar numa das lojas de chocolate da cidade e na sorveteria artesanal finlandesa cara, mas gostosa (vou trazer post em breve!).

Sorvete Finlandês. Hummmmmmm Julho/2015.
Os passeios são agradáveis e, em sua maioria, aptos para se fazer em família:
- Três Cachoeiras (na Avenida das Três Cachoeiras): é só estacionar o carro ali e dar o seu mergulho;
- Cachoeira de Deus (o acesso é por ruas de terra batida, dá para chegar perto, mas vai dar um tico de nada).
- Cachoeira Três Bacias
- Cachoeira das Antas (dentro do Hotel Fazenda da Serra)
- Poção do Rio das Pedras
- Cachoeiras do Rio Palmital (com acesso por trilha, em caminhada de vinte minutos)
- Cachoeira do Tangará
- Pico do Penedinho (tem que pedir autorização na Casa do Chocolate na Av Casa de Pedras, 10)
- Shopping Pequena Finlândia, com a Casa do Papai Noel 
- Clube Finlândia (confira o horário de visitação para ver o Baile Finlandês) com o Museu Finlandês Dona Eva
- Serra do Alambari (onde existem os trutários, que permitem pesca e degustação): para fazer caminhadas e tomar banhos de rio. Parece que entre agosto e outubro é possível ver milhares de borboletas por lá.

Infelizmente a Casa de Pedra, que foi construída pelo imigrante Toivo Uuskallio não é mais aberta a visitação.

Quem for com os crescidinhos pode arriscar andar de quadriciclo.

Perto dali você pode ir conhecer as "cidades" de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá já em Minas Gerais (pegando a RJ-163 e a RJ-151), e o Parque de Itatiaia.

Vista do Mirante do Último Adeus noParque Nacional de Itatiaia. Julho/2015.
 A única coisa que não gostei de saber que a região não possui água encanada (pelo menos não atenderia a demanda) e nem esgoto, e muitas pousadas compram água das nascentes de donos de chácaras e sítios da região (o que está notoriamente prejudicando os rios da região...) e fazem fossas, contaminando o solo...

O mapa do que já vimos em Penedo:


Agora que vocês conhecem um pouco mais de Penedo, vou começar a falar sobre a pousada que ficamos, os restaurantes que fomos e atrações que conhecemos. Em breve novos posts. =D

Mais informações em: Prefeitura de Itatiaia, Turismo e Sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro, Visite Penedo, Férias Brasil, http://www.penedo.org/,

Alguns blogueiros em Penedo: Casal Só Viagem, Cariocando por Aí, Viagem, Café e Prosa, Rolando Pedra e Asfalto, Para Viagem

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Passeios no seu destino

Viator

Aluguel de carro

Trem na Europa