Nova Iorque - Estátua da Liberdade (pelo modo muquirana)

Ir para Nova Iorque e voltar sem ver, nem que seja de longe, a Estátua da Liberdade, é a mesma coisa que ir para o Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor, ou ir para Orlando e não ir para o Magic Kingdom, ou ir para Paris e não ver a Torre Eiffel, etc etc (acho que vocês já entenderam, né?! rs).

Como fevereiro estava frio pacas, e a gente com duas crianças, optamos por não ir na Ilha da Liberade, onde fica a Estátua da Liberdade, inaugurada em 1886 com seus 46m de altura (desconsiderando o pedestal com outros 46,9m). Mas ficar sem vê-la não era uma opção. Assim optamos por vê-la pelo modo "mão de vaca". Quer saber como?

Estátua da Liberdade, Nova Iorque
Estátua da Liberdade, vista da balsa de Staten Island. Fevereiro/2015.


Existem duas formas de visitar a moça da tocha norte-americana:

- A mais tradicional: comprando ingresso (ou usando os passes nova iorquinos) pela Statue Cruises ou na hora, pegando o barco no Battery Park e indo para a Ilha da Liberdade e passeando apenas pelo pedestal ou subindo até a coroa (tem que comprar com antecedência pois esgota rápido e pode haver restrição de idade/altura para acesso), você ainda pode ir na Ilha Ellis, onde fica o Museu do Imigrante. Separe umas 2 ou 3h para fazer esta atração. Custo inicial de US$9 (para crianças maiores de 4 anos).

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

- A pão-dura: pegar o barco gratuito que liga a Ilha de Manhattan até a Ilha Staten (Staten Island) passando a algumas dezenas de metro da Estátua, mas rendendo boas fotos.

Escolhemos então a segunda opção, pois o barco é fechado e assim as meninas não passariam frio.

Balsa para Staten Island, Nova Iorque
Entrada da Estação da Balsa Gratuita. Fevereiro/2015.
Saímos do Hotel Beacon, onde estávamos hospedados, por volta das 9:30h e pegamos o metrô na Estação da Rua 72. Levamos mais de 30 minutos para chegar até a estátua, pois seguimos a instrução do app Citymapper, e ele nos orientou a usar a linha 2/3 trocando para 4/5 na Estação Fulton St, e descemos na Estação Bowling Green. Poderíamos ter usado apenas a linha 1 (descendo na Estação South Ferry Loop), mas você precisa estar nos primeiros cinco vagões para acessar esta estação e como ela é paradora ela demora um pouco mais que fazendo a baldeação, e não é acessível.

Balsa para Staten Island, Nova Iorque
Estação do Battery Park cheia de gente. Fevereiro/2015.
Chegamos no Battery Park e ele estava cheio de obras e a gente ficou meio sem direção, mas nada que o Google Maps não resolvesse a questão. Fomos para a Estação da Barca para Staten Island. No caminho fomos abordados por vários cambistas, que foi um pouco chato. Subimos para o segundo andar para esperarmos a barca, que saem a cada 30 minutos.

Perto da hora de sair, a fila ficou enorme, cheia de residente, mas de turistas também.

A porteira se abriu e todos se acomodaram. Procure se sentar de modo a ficar na direita do barco, assim você terá visão da Estátua.

Balsa para Staten Island, Nova Iorque
Interior da balsa. Fevereiro/2015.
Deixei as meninas com meu marido na parte de dentro da balsa e fiquei do lado de fora quando nos aproximamos da Ilha para poder tirar algumas fotos. Muitos fizeram isso. Depois que passa a Estátua o passeio "perde a graça", já que passa por uma área bem industrial.

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

Nova Jersey
Nova Jersey. Fevereiro/2015.
Ponte do Brooklyn, Npva Iorque
A Ponte do Brooklyn. Fevereiro/2015.
Skyline de Nova Iorque
Manhattan, com destaque para o prédio One World Trade Center, ou WTC1. Fevereiro/2015.
Museu do Imigrante, Nova Iorque
O Museu do Imigrante. Fevereiro/2015.
Estátua da Liberdade Nova Iorque
A Estátua vista da balsa. Fevereiro/2015.

Chegando em Staten Island, tivemos que sair da balsa para entrar em outra embarcação, mas foi tranquilo. Optamos em não almoçar na ilha para podermos fazê-lo em Manhattan, mas não sei se foi boa troca (em alguns posts já explico hahahaha). A volta foi tranquila, mas a Estátua fica mais longe que no trajeto da ida, então tire suas fotos na primeira "viagem". No entanto a aproximação para a Ilha de Manhattan rende boas fotos também.

Balsa para Staten Island, Nova Iorque
Chegando em Staten Island. Fevereiro/2015.
Detalhe: fizemos tudo de carrinho de bebê. Super acessível, desde que você planeje seu trajeto do metrô.

Cada trajeto dura 25 minutos.
Custo: zero.

Se vocês desejarem ver mais fotos deste passeio, e de Nova Iorque, basta ver o meu álbum Nova Iorque 2015 no Flickr.

Nova Iorque - Estátua da Liberdade (pelo modo muquirana)
Salve este pin em seu Pinterest.

2 comentários

  1. Essa dica muquirana pra conhecer a estátua é ótima!! Eu fiz assim também e foi ótimo poder economizar um pouquinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dica de economia, ainda mais em dólar, é válida!! =D

      Excluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro