Minas Gerais - Parques das águas de Cambuquira

Cambuquira, no Sul de Minas Gerais, é nosso destino certo em feriados que queremos descansar, pois é onde reside a família de meu marido. A cidade fundada em 1911, possui pouco mais de 12.000 habitantes e faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.

A cidade de Cambuquira
A cidade de Cambuquira, Minas Gerais, vista do Mirante do Cruzeiro. Junho/2007.
Assim como São Lourenço, Cambuquira possui um Parque das Águas, sendo a cidade famosa pelos efeitos de suas águas. A cidade possui 7 fontes de águas minerais, 5 delas ficam no Parque das Águas no centro da pequena cidade, uma com água ferruginosa no Parque do Marimbeiro e outra no Laranjal, nas cercanias da cidade, perto do Congonhal, mas não sei se é aberta a visitação. 

Vale destacar que a cidade é lar da melhor água do Brasil, segundo avaliação da Revista Exame, da Editora abril, em 1997, quando reuniu especialistas para avaliar a pureza da água de várias fontes mundialmente conhecidas. A Água de Cambuquira ficou em segundo lugar na classificação, apenas atrás da Marca Ty Nant, do País de Gales, que não é mais envasada. Na lista constam também as águas minerais brasileiras de Caxambu (MG), Lindoya (SP), Prata (SP), Lambari (MG) e Minalba (SP).

O artigo da Revista Exame. Fonte: Cambuquira.net

Mas apesar de ter a melhor água do Brasil, o parque esteve por muito tempo "abandonado", sem investimento ou reformas. O cenário mudou de uns tempos para cá, e as fontes passaram por reformas e o Balneário foi finalmente reformado e reinaugurado, trazendo para o público a possibilidade de se fazer massagens, sauna, tomar banhos, tratamentos estéticos, etc.

Parque das Águas de Cambuquira 2015
Interior do Spa das Águas. Abril/2015.

No entanto, o Parque, e a cidade, ainda precisam de melhor atenção para atrair cada vez mais público e assim a poderem voltar com destaque na opção de viagens dos turistas mais exigentes.

As fontes do Parque são:
- Fonte Roxo Rodrigues, litinada. Atualmente é a única engarrafada, em garrafas de vidro, que ajudam a manter sua gaseificação natural. Fica à direita da entrada do parque.

Parque das Águas de Cambuquira 2015
A fonte Roxo Rodrigues. Abril/2015.
- Fonte Regina Werneck, gasosa. Possui três bicas, cada uma com uma intensidade de gaseificação natural diferente da outra.

Fonte Gasosa - Parque das Águas de Cambuquira 2015
A disputada fonte Gasosa e suas três bicas. Abril/2015.
- Fonte Sr. Fernandes Pinheiro, férrea. Ela "funciona" por pulsos, não sendo constante a sua vazão. O sabor é férreo, bem característico.

Fonte Férrea - Parque das Águas de Cambuquira 2015
Fonte Férrea num dos momentos que a água está jorrando. Abril/2015.
- Fonte Comendador Augusto Ferreira, magnesiana. Levemente gaseificada, um tanto "picante"  (se é que vocês me entendem rs).
Fonte Magnesiana - Parque das Águas de Cambuquira 2015
A fonte Magnesiana, a preferida da família, Abril/2015.
- Fonte Sousa Lima, sulfurosa. O sabor e cheiro são característicos e forte.

Fonte Sulfurosa - Parque das Águas de Cambuquira 2015
A fonte Sulfurosa. Te desafio a tirar uma foto provando esta água! Abril/2015.

Além do balneário, existe uma pequena academia ao ar livre, um parquinho para as crianças, acesso para a Mata do Parque, onde tem duas pequenas capelas: a de São Judas Tadeu e a de Santa Edwiges, e o lago, onde é possível andar de pedalinho (são apenas 2) ou observar os patos e gansos que ali habitam (pode levar pão para dar para os animais).

Lago - Parque das Águas de Cambuquira 2015
O lago do Parque das Águas de Cambuquira. Abril/2015.
A área onde deveriam ser as lojinhas de artesanato estava em reforma da última vez que visitei o parque (em Abril de 2015) e não sei se já está funcionando.


Parque das Águas de Cambuquira 2015
A academia ao ar livre do Parque. Abril/2015.
Dicas:
- Leve algumas garrafas de água para você poder levar um pouco da água para casa. Alguns litros estão inclusos no valor do ingresso. Caso você ultrapasse o valor gratuito, super vale a pena comprar, pois o litro bem o custo bem baixo (acho que uns R$0,25!)
- Como os moradores costumam pegar litros e mais litros de água para seu próprio consumo, se você for com jeitinho (educado!) pode pedir licença para provar a água, pois o povo local é muito gentil e é usual permitir isso.
- Leve pães para dar para os patos e gansos, eles adoram.

Hum... Pão! - Parque das Águas de Cambuquira 2015
Hummmmmm Pão! Abril/2015.
O local possui banheiros e uma lojinha de artesanato na entrada.



 Uma pequena amostra do parque e do balneário. Abril/2015.

Rua: Pedro Beltrão, Centro
Valor da Entrada: R$4,00.
Separe entre 1 e 2h para curtir o parque.

Saiba mais sobre a cidade: Cambuquira.net e sobre o SPA das Águas.

Se você quiser conhecer Cambuquira pelos meus olhos antes de ir até a cidade fazer uma visita, dá uma olhadela no álbum Cambuquira - MG no meu Flickr e veja fotos da cidade e do Parque das Águas.

Um comentário

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo
Zarpo

Seguros de viagem

Aluguel de carro

Ingressos para as principais atrações de Orlando

Passeios no seu destino

Viator

Trem na Europa