Cambuquira, no Sul de Minas Gerais, é nosso destino certo em feriados que queremos descansar, pois é onde reside a família de meu marido. A cidade fundada em 1911, possui pouco mais de 12.000 habitantes e faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.
A cidade de Cambuquira, Minas Gerais, vista do Mirante do Cruzeiro. Junho/2007. |
Assim como São Lourenço, Cambuquira possui um Parque das Águas, sendo a cidade famosa pelos efeitos de suas águas. A cidade possui 7 fontes de águas minerais, 5 delas ficam no Parque das Águas no centro da pequena cidade, uma com água ferruginosa no Parque do Marimbeiro e outra no Laranjal, nas cercanias da cidade, perto do Congonhal, mas não sei se é aberta a visitação.
Vale destacar que a cidade é lar da melhor água do Brasil, segundo avaliação da Revista Exame, da Editora abril, em 1997, quando reuniu especialistas para avaliar a pureza da água de várias fontes mundialmente conhecidas. A Água de Cambuquira ficou em segundo lugar na classificação, apenas atrás da Marca Ty Nant, do País de Gales, que não é mais envasada. Na lista constam também as águas minerais brasileiras de Caxambu (MG), Lindoya (SP), Prata (SP), Lambari (MG) e Minalba (SP).
O artigo da Revista Exame. Fonte: Cambuquira.net |
Mas apesar de ter a melhor água do Brasil, o parque esteve por muito tempo "abandonado", sem investimento ou reformas. O cenário mudou de uns tempos para cá, e as fontes passaram por reformas e o Balneário foi finalmente reformado e reinaugurado, trazendo para o público a possibilidade de se fazer massagens, sauna, tomar banhos, tratamentos estéticos, etc.
Interior do Spa das Águas. Abril/2015. |
No entanto, o Parque, e a cidade, ainda precisam de melhor atenção para atrair cada vez mais público e assim a poderem voltar com destaque na opção de viagens dos turistas mais exigentes.
As fontes do Parque são:
- Fonte Roxo Rodrigues, litinada. Atualmente é a única engarrafada, em garrafas de vidro, que ajudam a manter sua gaseificação natural. Fica à direita da entrada do parque.
- Fonte Regina Werneck, gasosa. Possui três bicas, cada uma com uma intensidade de gaseificação natural diferente da outra.
- Fonte Sr. Fernandes Pinheiro, férrea. Ela "funciona" por pulsos, não sendo constante a sua vazão. O sabor é férreo, bem característico.
- Fonte Comendador Augusto Ferreira, magnesiana. Levemente gaseificada, um tanto "picante" (se é que vocês me entendem rs).
- Fonte Sousa Lima, sulfurosa. O sabor e cheiro são característicos e forte.
- Fonte Roxo Rodrigues, litinada. Atualmente é a única engarrafada, em garrafas de vidro, que ajudam a manter sua gaseificação natural. Fica à direita da entrada do parque.
A fonte Roxo Rodrigues. Abril/2015. |
A disputada fonte Gasosa e suas três bicas. Abril/2015. |
Fonte Férrea num dos momentos que a água está jorrando. Abril/2015. |
A fonte Magnesiana, a preferida da família, Abril/2015. |
A fonte Sulfurosa. Te desafio a tirar uma foto provando esta água! Abril/2015. |
Além do balneário, existe uma pequena academia ao ar livre, um parquinho para as crianças, acesso para a Mata do Parque, onde tem duas pequenas capelas: a de São Judas Tadeu e a de Santa Edwiges, e o lago, onde é possível andar de pedalinho (são apenas 2) ou observar os patos e gansos que ali habitam (pode levar pão para dar para os animais).
O lago do Parque das Águas de Cambuquira. Abril/2015. |
A academia ao ar livre do Parque. Abril/2015. |
- Leve algumas garrafas de água para você poder levar um pouco da água para casa. Alguns litros estão inclusos no valor do ingresso. Caso você ultrapasse o valor gratuito, super vale a pena comprar, pois o litro bem o custo bem baixo (acho que uns R$0,25!)
- Como os moradores costumam pegar litros e mais litros de água para seu próprio consumo, se você for com jeitinho (educado!) pode pedir licença para provar a água, pois o povo local é muito gentil e é usual permitir isso.
- Leve pães para dar para os patos e gansos, eles adoram.
Hummmmmm Pão! Abril/2015. |
Uma pequena amostra do parque e do balneário. Abril/2015.
Rua: Pedro Beltrão, Centro
Valor da Entrada: R$4,00.
Separe entre 1 e 2h para curtir o parque.
Saiba mais sobre a cidade: Cambuquira.net e sobre o SPA das Águas.
Se você quiser conhecer Cambuquira pelos meus olhos antes de ir até a cidade fazer uma visita, dá uma olhadela no álbum Cambuquira - MG no meu Flickr e veja fotos da cidade e do Parque das Águas.
Parabéns pelo artigo!!
ResponderExcluir