Itália - Dia 9 (Tarde) - Florença - Duomo Firenze

Neste nono dia pela Itália, pela manhã fizemos um bate e volta a Vinci, terra natal de Leonardo da Vinci e na parte da tarde eu tinha reservado para irmos à Duomo Firenze e neste post vou contar um pouco desta visita.

Duomo Firenze
Duomo Firenze - lateral Oeste da Catedral Metropolitana de Santa Maria del Fiore.
A Duomo Firenze é a Catedral Metropolitana de Santa Maria del Fiore (Piazza de Duomo), a principal igreja de Florença, uma das mais famosas de toda Itália, e quando finalizada no Séc. XV ela era a maior igreja do mundo, e até hoje sua cúpula da alvenaria é maior do mundo, com diâmetro máximo de 45,5 metros na parte interna e de 54,8m e 116m de altura na cúpula externa, com um peso total de 37 mil toneladas. A Catedral foi construída sobre a fundação da antiga catedral da cidade, a Igreja de Santa Reparata, cujas escavações é possível ser visitada entrando na nave direita da Catedral e abriga os túmulos dos papas Estevão IX e Nicolau II e de Filippo Brunelleschi.

Planta da Igreja Santa Separata, Florença
Planta da Igreja Santa Separata, em rosa, e os projetos para a Catedral de Santa Maria del Fiore por Arnolfo di Cambio e Francesco Talenti. Fonte: wikimedia
As obras passaram pelas mãos de Arnolfo di Cambio, Giotto, Francesco Talenti e Giovani di Lapo Ghini, e a conclusão da Cúpula de Brunelleschi por Filippo Brunelleschi se deu em 1436. A cúpula é feita a partir de oito segmentos, com espaço entre as duas cúpulas (interna e externa) de 1,2m (é por ali que a gente sobe até o serraglio, a base da lanterna). Um dos sustentos da cúpula se deve pela disposição dos tijolos em espinha de peixe, que dá à estrutural natureza autossustentável. É possível ver os tijolos em algumas partes da cúpula quando se sobe nela. Para subir até a Cúpula são 463 degraus.

O Batistério e a Catedral, em Firenze
O Batistério e a Catedral, em Firenze
Batistério de San Giovanni não tem um único arquiteto, tendo sido construído entre os séculos XI e XII, em estilo Romântico Florentino, sendo dedicada ao santo padroeiro da cidade: São João Batista. Durante séculos era o local de batismo dos fiorentinos e de investidura de cavaleiros e poetas. Suas portas de bronze foram projetadas por diferentes artistas:
  1. "Porta do Paraíso", na face norte, de frente para a Catedral, foi projetada por Lorenzo Ghiberti, com dez painéis que  narram histórias do Antigo Testamento.
  2. A porta sul, de Andrea Pisano, com 28 painéis que narram episódios de São João Batista.
  3. A porta leste, de Lorenzo Ghiberti, com 28 painéis que narram histórias do Novo Testamento.
Hoje nas portas são observadas cópias dos painéis, os originais estão localizados no museu Museo dell'Opera di Santa Maria del Fiore (Piazza del Duomo 9). Na face norte, ao lado da Porta do Paraíso, existem duas colunas de pórfiro (rocha avermelhada) doadas à Florença por Pisa, como espólio de guerra. O interior do Batistério é inspirado nos edifícios romanos, como o Panteão.

Batistério de San Giovanni, Florença
Batistério de San Giovanni, Florença
Tanto a Cúpula de Brunelleschi quanto o Batistério de San Giovanni tem formato octogonal. O interior da Cúpula da Catedral é coberta por afrescos cujo o tema é O Juízo Final, de Giorgio Vasari, sucedido por Federico Zuccari. O interior da cúpula do Batistério é coberto por mosaicos.

Os afrescos da Cúpula de Brunelleschi, em Florença
Os afrescos da Cúpula de Brunelleschi, em Florença
O Campanário de Giotto é a torre dos sinos da Catedral de Santa Maria del Fiore, construída no Séc XIV, em estilo gótico por Arnolfo di Cambio e Giotto, e ela não está anexa ao prédio, tendo 85 metros de altura e 414 degraus para chegar até o topo, sem elevadores.

Campanário de Giotto, Florença
Campanário de Giotto
Para visitar a Catedral de Florença é gratuita, dentro do seu horário de funcionamento (Segunda a Sábado, das 10h15 às 15h45 e fechada aos Domingos e em feriados religiosos e no dia 27/09), mas para acessar a Cúpula, o Batistério, o Campanário e o Museu é necessário adquirir ingressos, que podem ser comprados como passes, "combos" que reúnem as atrações conforme o seu interesse, sendo todos eles válidos por três dias a partir da data selecionada: 
  • Brunelleschi Pass: dá acesso a Cúpula, Campanário, Batistério, Museu e a Santa Separata. Neste caso, você tem três dias para visitar a partir da data do ingresso, mas é obrigatório subir a Cúpula no dia e data escolhido na reserva.
  • Giotto Pass: dá acesso ao Campanário, Batistério, Museu e a Santa Separata.
  • Ghiberti Pass: dá acesso ao Batistério, Museu e a Santa Separata.
Para visitação, é obrigatório deixar mochilas e malas do depósito de malas na Piazza Duomo, 38, e deve-se usar vestimentas adequadas, sem mostrar as pernas e os ombros. O depósito funciona todos os dias, das 7h30 às 20h15, estando fechado no Natal, Ano Novo e no Domingo de Páscoa.

Duomo Firenze e o Campanário de Giotto
Duomo Firenze e o Campanário de Giotto
E por não ter elevadores nem na Catedral, nem no Campanário, a subida não é recomendada para pessoas com problemas cardiovasculares, doenças respiratórias, vertigem, claustrofobia e mulheres grávidas. O tempo estimado para visitação é de 45 minutos para a Cúpula, 45 minutos para o Campanário, 30 minutos para o Batistério, 60-90 minutos para o Museu e 30 minutos para a Santa Separata.


Nossa tarde em Florença - Duomo Firenze e Hard Rock Café

Chegamos em Vinci e deixamos o carro no Hotel que estávamos e fomos andando de lá até a Piazza del Duomo porque os apps estavam mostrando que o transporte público demoraria muito (e depois dos €25 do primeiro dia que o taxi cobrou pra andar pouco mais de 1km, nem cogitamos mais).

Basilica di San Lorenzo, Florença
Basilica di San Lorenzo que passamos pelo caminho. Ao longe a cúpula me enganou, achei que era a da Duomo!
Chegamos na praça por volta das 15h20 sob chuva fina e tinha uma pequena fila para entrar na Catedral. Confesso que foi sorte, porque eu não tinha prestado atenção no horário de entrada da Catedral e por pouco a gente não ficou de fora... Entramos na catedral e ficamos nela por uns 30 minutos, sem visitar a Santa Separata.

Catedral Metropolitana de Santa Maria del Fiore, Firenze
Detalhes da Catedral de Florença

Catedral Metropolitana de Santa Maria del Fiore, Firenze
Alguns detalhes da Catedral de Florença e o Campanário.

Catedral Metropolitana de Santa Maria del Fiore, Firenze
Interior do Duomo Firenze.

Catedral Metropolitana de Santa Maria del Fiore, Firenze
Interior do Duomo Firenze.
Enquanto a gente esperar o horário para subir a Cúpula fomos para o Batistério e tínhamos esquecido que tinha que deixar a bolsa no depósito, então nós entramos e meu marido ficou do lado de fora. O Batistério estava em reforma, cheio de tapumes, mas deu para conhecer um pouco. Ficamos uns dez minutos ali dentro apenas. 

Interior do Batistério de San Giovanni, Firenze
Interior do Batistério di San Giovanni

Interior do Batistério de San Giovanni, Firenze
O Batistério estava em reforma, mas deu para conhecê-lo um pouco.
Fomos deixar as bolsas no depósito correndo e voltamos para a fila do Domo.

Depósito de Bagagens, Piazza del Duomo, 38, Firenze
Depósito de Bagagens
Começamos a subir às 16h15 e confesso que é bastante puxado. Na base da Cúpula eles fazem controle de quantos sobem e quantos descem e para nossa surpresa, a responsável era de Minas Gerais e ficamos conversando, e obviamente eu reclamei da falta de elevador, ela respondeu que era uma obra importante que não cabia um elevador ali. Mas poxa, a Catedral de São Pedro no Vaticano tem, porque ali não poderia ter? Daria acessibilidade, mesmo que até a base da cúpula. Enfim, voto vencido e continuamos nossa escalada, ops subida.

Fila para a Cúpula de Brunelleschi, Firenze
Fila para encarar as escadas para aa Cúpula de Brunelleschi

Subindo a Cúpula de Brunelleschi, Firenze
Muita escada!! E algumas pequenas janelas para respirar! Uma vez que começa a subir não tem como voltar, só seguir!!

Cúpula de Brunelleschi, Firenze
Estátuas para restauração, o interior da Catedral e chegando perto do teto.
Quando chega na parte entre as cúpulas o espaço fica apertado e com teto inclinado, e a gente começa a ficar sem ar de tanta escada rs. Mas quando chega lá em cima, o visual impressiona.  

Vista de Florença do alto do Duomo Firenze
Vista de Florença do alto do Duomo Firenze

Vista de Florença do alto do Duomo Firenze
Vista de Florença do alto do Duomo Firenze
Nós chegamos de volta no chão às 17h15 (ou seja, gastamos 1h na subida e descida). As escadas da subida não encontram a de descida. Na subida você fica num patamar mais longe dos afrescos e na descida você estará no mesmo nível. O único ponto que as escadas se encontram é a saída para a "varanda" no topo, na base da lanterna.

A escada para a Cúpula de Brunelleschi
O espaço para subir pode ser claustrofóbico.
Cúpula de Brunelleschi, Firenze
Mais perto dos afrescos da Cúpula de Brunelleschi, algumas peças usadas na construção e o interior da Catedral.

Cúpula de Brunelleschi, Firenze
O espaço para andar no interior da Cúpula.
Depois de tanta subida, nem encaramos subir o Campanário e ir outro dia acabou que não animamos.

Fomos então andando pela Via Roma, passando pelas lojinhas, até chegar na Piazza della Republica, onde tem um carrossel, mas a chuva não deixou a gente.

Lojas da Via Roma, Firenze
Lojas da Via Roma

Piazza della Republica, Firenze
Piazza della Republica, com destaque para o carrossel.
A gente foi jantar no Hard Rock Café (Via  del Brunelleschi 1) porque eu já não aguentava mais comer massa e estava precisando comer carne!! E a gente gosta de visitar as unidades pelo mundo a fora. Eu tinha feito a reserva anteriormente, mas acho que não teria tido problemas ir direto (mas era janeiro!). O garçom foi um caso a parte, a pedido, pedi para ele ensinar como se chamava os talheres e ele foi super gentil e brincalhão. Nossa conta aqui deu €143,15 (3 refrigerantes de refil, 1 Legendary Nachos com Guacamole, 1 Kid Messi Cheeseburguer, 1 New York Strip, 1 BBQ Ribs, 1 New York Strip com Spicy Shrimp, 1 Apple Juice)

Hard Rock Café, Firenze
Hard Rock Cafe, em Florença.
E depois disso tudo ainda voltamos para o hotel andando (ou seja, ao final da noite as bolhas no pé surgiram ...).

Os demais dias desta viagem podem ser lidos nos próximos posts, a medida que eu conseguir publicá-los. No post "índice" do Roteiro vou deixar todos linkados para facilitar a buscar, caso tenha interesse. Até logo.


Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Aluguel de carro

Seguros de viagem

Pesquisa de passagens aéreas

Trens e voos pela Europa