Chile - Dia 6 - Ilha de Páscoa - Ahu Akahanga, Ahu Tongariki, Rano Raraku, Ahu Te Pitu Kura, Ahu Nau Nau, Ahu Ature, praia de Anakena e Jantar temático Te Ra'ai

Neste nosso segundo dia inteiro na Ilha de Páscoa tiramos o dia para fazer o tour de dia todo contratado com a agência IChile. Esse passeio também foi feito com a agência local Maururu Travel (caso você queira contrata-los diretamente). Lembrando que é necessário ter comprado previamente o ingresso para o Parque Nacional Rapa Nui. E lembre-se, não é permitido subir no ahu ou tocar no moai porque além de serem protegidos, perto deles (ou abaixo deles) existem ossadas dos ancestrais.

Moai em ahu Tongariki com o vulcão Rano Raraku ao fundo.
Moai em ahu Tongariki com o vulcão Rano Raraku ao fundo.

A van nos buscou no hotel por volta das 9h da manhã e fomos para o ahu Akahanga (lembrando que Um ahu é uma plataforma cerimonial onde os ancestrais eram adorados, construídos com pedras encaixadas e são a base de muitos moais). O diferencial deste ahu é que lá é o local do enterro do Rei Hotu Matu'a (de acordo com a tradição oral), e a plataforma tem 13 moais de 5 a 7 metros de altura, decorada com pedras vermelhas e com petróglifos erodidos. Todos os moais estão derrubados, o que dá uma ideia de como a ilha ficou no auge de sua decadência, com a guerra entre os clãs. É possível ver algusns pukao rolados (veja no post anterior o que são os pukao) e perceber as escavações dos olhos das estátuas.  Atrás do ahu, existe um crematório e uma rampa rústica onde as canoas desembarcavam.

ahu Akahanga.
Entrada para o ahu Akahanga.

Moais derrubados do ahu Akahanga.

Ali você vai conhecer uma vila ancestral, onde poderá entrar e conhecer a caverna Ana Akahanga que servia de moradia. Perceba também as estruturas das antigas casas que ainda permanecem no chão, o teto era feito de folhagens. Andando pelo local você poderá ver antigos fornos de pedras que eles faziam com 5 pedras, os umu pae.

ahu Akahanga.
Base das casas da vila ancestral em ahu Akahanga.

Um dos moais derrubados e a caverna Akahanga.

A entrada da caverna Ana Akahanga.

Dali seguimos para o ahu Tongariki, que é o maior ahu da Ilha de Páscoa, com 15 moais alinhados de costas para o oceano. Este ahu foi derrubado, como os demais, durante as guerras civis da ilha e depois por um tsunami causado por um terromoto na costa do Chile em 1960. Em 1990 uma equipe de arqueólogos ajudou na restauração e o projeto durou cinco anos. Ainda há um moai arrastado mais à frente para mostrar até onde a onde conseguiu arrastá-los.

Ahu Tongariki.

Um dos moais permaneceu no local onde o tsunami o deixou no Ahu Tongariki.

Seguimos então para o vulcão Rano Raraku, que foi a principal pedreira da Ilha e de onde os moais foram esculpidos. Saindo da cratera é possível ver estradas para várias direções da ilha, com estátuas dispostas de maneira irregular por elas, como que abandonadas no trajeto. Os principais destaques são os moais ainda a finalizar em umas paredes do vulcão, sendo uma delas enorme com quase 22m de altura e o único moai de joelhos da Ilha, o Tukuturi.

Rano Raraku
O Moai ainda a esculpir, sendo o maior de todos encontrados até agora em Rano Raraku.

Consegue ver quantos moais a esculpir ai?

Várias estátuas moai pelo caminho em Rano Raraku.

Rano Raraku
Um close em dois dos moais em Rano Raraku.

Tukuturi, o único moai ajoelhado, em Rano Raraku

Pelo tour a gente pôde almoçar perto do centro de visitantes, e a comida era simples mas deliciosa.

Rano Raraku
Almocinho no Rano Raraku.

Fomos então para o ahu Te Pitu Kura, localizado na parte Norte da Ilha, onde ficava a maior estátua moai da Ilha, com mais de 10m e pesado 75 toneladas, que foi quebrada em duas parque ao cair final do século XIX. Perto da estátua, há uma pedra magnética arrendodada (Te Pito o Te Henua - o umbigo do mundo), que segundo a tradição oral ela teria sido trazida pelo Rei Hotu Matu'a. As pessoas acreditavam que a pedra tinha poderes de cura e faziam loucuras em cima dela (imagine TUDO!) e por isso ela teve que ser cercada para protegê-la.

ahu Te Pito Kura
O maior moai em um ahu em ahu Te Pito Kura

Pedra magnética que o rei teria trazido, em ahu Te Pito Kura.

Finalmente fomos para Praia de Anakena, onde visitamos o ahu Nau Nau, restaurado em 1980, por isso é o que está melhor preservado, pois estava enterrado pela areia da praia, e ficando protegido dos ventos. Alguns deles ainda tem o pukao, mas alguns tem apenas parte do corpo;  e o ahu Ature, com um único moai, num ponto mais alto e afastado. De acordo com a tradição oral, foi pela praia de anakena que o Rei Hotu Matu'a desembarcou na ilha. Ali pudemos curtir um pouco a praia de areia branca e águas límpidas e geladas.

Praia de Anakena.
Artesanato na Praia de Anakena.

Praia de Anakena

Ahu Ature.

Praia de Anakena.
Ahu Nau Nau, na Praia de Anakena.

Chegamos no hotel de volta por volta das 17h. Aproveitamos para descansar um pouco.

Por nossa conta, agendamos o jantar temático Te Ra'ai, uma oportunidade de conhecer os costumes locais e como os antigos faziam suas refeições. O mais legal é que uma das donas é uma brasileira que se casou com um rapanui. Eles nos buscaram e nos levaram de volta para o hotel. O jantar estava gostoso e a forma como eles dançam é de uma energia surpreendente. Nem sei como eles conseguiam ficar com tão pouca roupa com o frio que estava fazendo naquele setembro!! Toda experiência durou umas 2h30.

jantar temático Te Ra'ai.
Com a pintura facial feita para o jantar temático Te Ra'ai.

O jantar em si do Te Ra'ai.

Os dançarinos durante o jantar.

Te Ra'ai - Ilha de Páscoa
Um pouco da apresentação do Te Ra'ai.

Às 23h já estávamos de volta em nosso hotel para podermos descansar e aproveitar mais um dia na ilha.

Para ver nosso roteiro completo entre Santiago e a Ilha de Páscoa, veja o post com o roteiro de 9 dias.

Se quiser ver as fotos de Santiago, deixo aqui o álbum das fotos que tirei no meu flickr. Para vê-las, basta usar as setas para ir passando as fotos.