Depois de ter me animado em fazer minhas máscaras faciais por causa da Covid-2019 e ter comprado uma
mini máquina de costurar e a dita não ter durado nem 2h, decidi comprar uma máquina de costura de entrada, daquelas boas, bonitas e baratas. Pesquisei na web as de entrada da
Elgin, da
Lenoxx, e da
Singer.
|
Minha máquina de costura - Singer Start 1306 |
As da
Elgin e da
Lenoxx ganham da Singer no quesito grana (custam menos de R$500 - Amazon - Junho/2020), e fazem retrocesso e tem uma certa variedade de pontos (reta, zigue-zague, bainha invisível, casa de botão), mas os sites mesmo chamam atenção: são máquinas voltadas para
pequenos reparos e são feitas principalmente de plástico, ambas são leves, pesando por volta de 2,5kg. Como eu traumatizei com a mini máquina de costura do post anterior, olhei as medidas dessas máquinas e fiquei com medo de gastar dinheiro novamente em algo frágil.
Conversando com uma amiga ela me sugeriu a Singer Start 1306 que ela mesma estava "namorando", pesquisei sobre a máquina, que é a de entrada da Singer e gostei. Fora que, por ter vivido minha infância na confecção de uma tia, entre costureiras e barulhos de máquina de costurar, arremates, rolos de tecido, parede cheias de linhas e Singer para todos os lados. Além disso, perto de casa existe uma loja especializada em tecidos e máquina de costura que vende as máquinas e dá assistência técnica, ou seja, se eu tiver problema eu saberia onde levar. Decidi ir na loja e comprei a bendita.
Ela é pesadinha, mais de 5kg, mas nada demais. Tem corpo de plástico, mas onde a agulha bate é de ferro. Faz ponto reto (com 3 espaçamentos), zigue-zague (também com três), casa de botão em 4 etapas, dois pontos decorativos e um de bainha invisível; faz retrocesso; permite ajustar a tensão na linha; e o pedal ajuda a controlar a velocidade da costura.
|
Mostrando o tensionador de linha e as opões de ponto da Singer Start 1306. |
Ela vem com 4 bobinas plásticas altas, uma agulha instalada e 4 reservas (algodão 2020 14), calcador normal tipo zigue-zague, outro para instalar zíper e outro para auxiliar na casa de botão, e uma peça plástica para colocar sobre os dentes para fazer quilting, por exemplo. A construção dela permite também que se costure punho com facilidade.
|
Detalhe do calcador que vem com a Singer Start 1306
|
Fiz os exercícios para costureira iniciante (
Youtube mandam fazer como treino), e consegui fazer de primeira, fora que nem precisei mexer na tensão da linha (já vem em 4, mas você pode ir variando para testar).
Estou usando a minha por dois meses e tenho gostado muito. Fiz uma
playlist de costura no Youtube com a dica da própria singer de manutenção e como passar a linha, mas também inclui uma porção de vídeos de coisinhas que já entraram na fila para eu fazer. Virei a loka da agulha e linha, é uma verdadeira
costuraterapia!! Além das máscaras de proteção, saca o que já fiz com ela:
|
Máscaras de dormir que fiz com a minha Singer Start |
|
Jogo de lençol fiz com a minha Singer Start |
|
Short que fiz com a minha Singer Start |
Eu comprei uma nova máquina Singer, a
Starlet 6699 e fiz um post sobre minhas impressões sobre ela. Passa lá pra conferir também.
Minhas dicas para você usar com a sua Singer Start 1306
- Compre mais uma cartelhinha, ou mesmo duas, de agulhas. No começo a gente quebra algumas mesmo... No meu pequeno estoque tenho agulhas para Malha (11, 14 e 16), para Quilting (11 e 14), Jeans (16) e Malha (11 e 14). Comprei uma agulha dupla para acabamento também (mas ainda não testei...). A dica é olhar o site da Singer com os vários tipos de agulha para máquina de costura.
|
Minhas agulhas para usar na Singer Start |
- Compre calcadores que te ajudem a fazer o que você deseja. Para mim comprei sapatilha para pregar botão, para quilting (me apaixonei na técnica, mas ainda não tive coragem de fazer), para pregar viés (daquelas bobinas tipo Cinderela), fazer bainha, plástica de ponta aberta (que permite ver o que está sendo feito e de teflon (zigue-zague; que dizem ser bom para malha, mas já vi costureira que só usa ela).
|
Alguns calcadores da Singer para máquinas domésticas |
- Use um pote de vidro para colocar o cone de linha se você for usar daqueles grandes, que permite que a linha flua bem. To usando aqueles de nescafé. Já tentei de plástico e não é a mesma coisa.
- Para costurar plástico, me deram a dica (ainda não testei!) de colocar fita crepe na mesa da máquina para evitar que grude e passar um pouco de óleo no caminho que o calcador irá passar. Fui costurar porta-máscara em plástico cristal sem essa dica (e com calcador normal) e quebrei 3 agulhas!
|
Salve esse pin em seu Pinterest |
Olá, você já costurou barra de calça jeans com linha pesponto? Se sim deu certo?
ResponderExcluirPaty, não cheguei a fazer nada com jeans com ela, nem usei linha pesponto nela. Mas se você for tentar, use agulha pra jeans 16 ou 18 pra testar.
Excluir