Voando para Argentina com a Aerolíneas Argentinas (2019)

Em novembro fui para a Patagônia Argentina (Neuquen) à trabalho e a empresa comprou as passagens pela Aerolineas Argentinas.

Aerolineas Argentinas
Aerolineas Argentinas é uma das principais companhias que voam dentro da Argentina.

Para o nosso voo de ida, fui do Rio de Janeiro a Neuquen, com escala em Buenos Aires, mudando de aeroporto, de Ezeiza para Aeroparque. A compra de bilhete aéreo com conexão e troca de aeroportos deve ser feito com cautela, pois entre os aeroportos pode (e vai ter!) trânsito e a distância muitas vezes não é das menores. Entre o Ezeiza e o Aeroparque são cerca de 50km de distância e o trajeto leva, pelo menos 50 minutos, some a isso fazer imigração, pegar malas, arrumar traslado, redespachar as malas...

Ao fazer o despache das malas no aeroporto Galeão a atendente nos deu a dica de imprimir no site da própria Aerolíneas Argentinas o voucher que dá direito ao traslado gratuito entre os aeroportos pela Tienda Leon. Como não sabíamos disso previamente, nós imprimimos em uma loja dentro da área de embarque do Galeão, que nos cobrou R$2 por folha.

Aerolineas Argentinas.
Avião que saiu do Galeão até Buenos Aires, pela Aerolineas Argentinas. 
A primeira parte do voo de ida foi tranquilo, e só serviram um lanchinho mea boca rs. Se você estiver com fome, recomendo antes comer no aeroporto ou levar a bordo algo para comer. O avião é daqueles de configuração 3x3. A dica é sempre olhar o mapa do avião no Seat Guru para escolher seu assento, já que mesmo optando por janelas, algumas poltronas podem ter apenas a parede (salvo engano a poltrona 9 ou 10 neste voo não tinha janela, só a parede).

Aerolíneas Argentinas.
Interior do avião da Aerolineas Argentinas que sai do Rio para Buenos Aires.
Aerolíneas Argentinas.
Lanche dado pela Aerolineas Argentinas.
Aerolíneas Argentinas.
Foto tradicional - O espaço das minhas pernas na poltrona do avião.
O avião da Aerolineas não oferece tela individual nem tomadas para carregar seus portáteis. Mas você pode baixar previamente o aplicativo da Aerolineas. Neste voo é o app Bravo! Eu baixei e a seleção até que é vasta e com boas opções.

Aerolíneas Argentinas.
Como usar o app Bravo! para seu entretenimento a bordo nos voos das Aerolíneas Argentinas
Aerolíneas Argentinas.
Opções do aplicativo Bravo! Aerolíneas.
Aerolíneas Argentinas.
Opções de filmes, séries e músicas dentro do aplicativo.
 Nosso desembarque em Buenos Aires foi tranquilo. Trocamos dinheiro (compramos peso) no Banco de La Nación que existe logo após o desembarque no Ezeiza. A fila estava enorme, mas foi tranquilo fazer a conversão. Só tenha atenção caso você resolva fazer o câmbio no Aeroparque, pois quem o fez teve limite de pesos para comprar e de horário também.

Lanchamos pelo aeroporto mesmo (caímos no Mc Donalds...) e seguimos para  o guichê do ônibus para pegar o traslado.

Aerolíneas Argentinas e Tienda León
Tenha em mãos o seu voucher para entregar ao guichê.
Tienda León
Ônibus da Tienda León que faz o traslado entre os aeroportos.

Caso você não tenha o voucher, veja os preços dos traslados entre o Ezeiza e vários pontos de Buenos Aires pelo Tienda León, que é mais seguro muitas vezes que usar o taxi na porta do aeroporto (não duvido que você não tenha ouvido falar dos vários golpes que os taxistas costumam aplicar na cidade).

Tienda León
Preços dos traslados pelo Tienda León, saindo do Ezeiza para diversos pontos de Buenos Aires.

Chegamos no Aeroparque em 40 minutos e redespachamos nossas malas depois de uma pequena fila. Alguns resolveram comer algo e outros resolveram comprar chip de celular para usar durante a viagem (em outro post volto para dar essa dica).

Aerolíneas Argentinas.
Fila para despachar as malas novamente no Aeroparque, para seguirmos para Neuquen.
Aerolíneas Argentinas.
Avião que pegamos para ir de Buenos Aires para Neuquen, e ao fundo o Skyline da cidade.

O avião entre Buenos Aires e Neuquen não tem entretenimento, mas novamente o app Bravo! salva a viagem. Não foi servido nada no voo...

Aerolíneas Argentinas.
Configuração 3x3 do avião das Aerolíneas.
Aerolíneas Argentinas.
Desembarcando em Neuquen. 

O Aeroporto de Neuquen é minúsculo e não condiz com a região, já que é o pólo da indústria petrolífera da Argentina. Sair do aeroporto de noite foi o caos, pois não tinha táxi para todos e a fila estava enorme...

Durante nossa estadia em Zapala veio a notícia de greve das Aerolíneas no dia 26/11, sendo que nosso voo era dia 27. Ficamos muito apreensivos com a possibilidade de cancelamento e caos para nosso voo. O site deles só dizia que o voo estava estimado e que deveríamos aguardar. E para completar ainda havia expectativa de nova greve no dia 29/11 pois haveria uma reunião do G-20 em Buenos Aires, o que paralisaria tudo novamente...

Fizemos o Check-in online assim que o site permitiu para garantir nosso lugar, já que todos os voos do dia anterior foram cancelados realmente e eles estavam realocando todos os passageiros para os dias seguintes.

Fomos cedo para  o aeroporto da cidade e ficamos aguardando nossa chamada. O lugar é tão pequeno, que o embarque é feito por uma portinha micro, onde você já sai da área direto para o avião, pela pista.

Aerolíneas Argentinas.
Guichê da Aerolíneas Argentinas em Neuquen.

O Voo de volta, de Neuquen para o Rio, também tinha escala em Buenos Aires e também com troca de aeroporto, mas com um intervalo maior. Resolvemos todos reservar o Holiday Inn Ezeiza para passarmos o pernoite (também vou fazer a avaliação de nossa estadia por lá).

Aerolíneas Argentinas.
Embarcando em Neuquen para seguirmos para Buenos Aires.

O voo foi tranquilo, mas também não ofereceram lanche. E para meu azar, o aplicativo deste voo não é o Bravo! era um outro (Experiência Aerolíneas) que, eu, sem rede por já estar em voo, não tinha no celular... Ou seja, me restou escutar música e tentar dormir.

Aerolíneas Argentinas.
Aplicativo do voo entre Neuquen e Buenos Aires era o Experiência Aerolíneas. que eu não tinha no meu celular e não funcionava no navegador apenas.

Saímos do aeroparque bem tarde e pegamos um taxi para seguirmos para o Holiday Inn. Chegamos no hotel varados de fome e para nossa tristeza o hotel já tinha fechado o restaurante por 20 minutos e não tinha serviço de quarto. Ou seja, se for fazer a mesma coisa, coma algo no aeroporto!

Dormimos um pouco e saímos cedo do Hotel, com fome, já que o restaurante só serviria café da manhã no horário do nosso embarque... Pegamos um taxi e enquanto estava na fila para redespachar as malas, comi uma media luna do aeroporto mesmo...

Mas esse dia foi o caos! Fizemos todos os procedimentos de embarque e pegamos o ônibus para pegar o voo, mas o dito resolveu começar um princípio de incêndio e tivemos que descer correndo em plena pista do Ezeiza. Outro ônibus logo apareceu para nos levar para o avião.

Aerolíneas Argentinas.
Ônibus com princípio de incêndio e tivemos que descer em plena pista do Ezeiza.
Embarcamos no avião e a outra surpresa desagradável, o avião simplesmente "não pegava". Sabe quando carro velho você vira a chave, a luz da bateria e do carro dão aquela diminuída, o motor tenta pegar mas não vai? Então, foi essa sensação que tive por três vezes quando o piloto tentou ligar o avião... Tivemos que desembarcar e a ordem era ficar perto do portão que eles nos dariam alguma resposta em 40 minutos!! Nos deram um cartão plástico enorme para podermos voltar para a área do aeroporto.

E passados 50 minutos e nada, só depois de muita reclamação que foram nos avisar que iriam nos colocar em outro voo e que iríamos partir às 12h30, sendo que o voo era para às 8h. Ou seja, saímos correndo do Hotel, sem dormir direito e sem café da manhã para mofarmos no aeroporto. Pensa na raiva! Dito isso, nos mandaram ir lanchar num restaurante do próprio aeroporto, na outra extremidade do terminal de embarque que estávamos. Segui para lá e o tal lanche era apenas duas medias lunas (eu já não aguentava mais media luna na minha frente) e um café ou chocolate quente.

Aerolíneas Argentinas.
Lanche servido enquanto esperávamos nosso reembarque em Ezeiza.

Voltei para o portão de embarque e mesmo marcando que sairíamos às 12h30, só levantamos voo efetivamente às 13h.

Aerolíneas Argentinas.
Embarque com 4h30 de atraso...
Aerolíneas Argentinas.
Embarque em outro avião da Aerolíneas Argentinas, mas também feito pela dupla ônibus-escada.
O avião foi igual ao do trecho Rio-Buenos Aires, sem entretenimento, mas pelo menos neste o app Bravo! funcionou. Serviram apenas um muffin durante todo o voo (estava faminta, pense, sem comer direito desde o dia anterior)...

Aerolíneas Argentinas.
Lanche do voo Buenos Aires - Rio de Janeiro servido pela Aerolíneas Argentinas.

 Pelo menos chegamos bem no Rio de Janeiro e com as malas inteiras depois de tanta confusão na volta...

Voando para Argentina com a Aerolíneas Argentinas
Salve este pin em seu Pinterest.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro