Roma - Museo Nazionale Romano

Essa semana novamente acontece mais uma edição do Museum Week, onde as instituições cultuais comentam suas atividades, curiosidades e um pouco mais, promovendo a troca de conhecimento entre o público e os museus de todo o mundo.

Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano.
Jardim Interno do Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano.

Em agosto de 2017, durante nossa Eurotrip, eu e minha amiga visitamos o Museu Romano Nazionale, enquanto esperávamos nosso grupo para irmos até Tivoli. Mas como nosso tempo era curto, visitamos apenas um dos quatro museus. Uai, como assim? Peraí, lhe explico:

O Museu Nazionale Romano na verdade é um complexo de quatro museus arqueológicos de Roma, que juntos reúnem coleções que contam a história antiga de Roma, com peças que datam desde 500 anos antes de Cristo até 300 d.C. Os quatro museus são:

1. Palazzo Massimo: Largo Villa Peretti 2
  2. Palazzo Altemps: Piazza di Sant'Apollinare, 46
  3. Crypta Balbi: Via delle Botteghe Oscure, 31
  4. Terme di Diocleziano: Viale Enrico de Nicola, 79

Como nosso tour saía de uma rua próxima ao Termini, fomos conhecer o Terme di Diocleziano.

As Termas de Diocleciano foram o maior SPA da Roma antiga, que começaram a funcionar em 306, e foram construídas para servir os distritos de Quirinale, Viminale e Esquilino. Infelizmente quando fechada, foi transformada em "pedreira" onde os materiais para outras construções mais novas eram retirados. A situação apenas foi encerrada no Século XVI.

Parte das Termas foi transformada na Igreja Santa Maria degli Angeli e dei Martiri (Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires), uma das basílicas menores em Roma. Michelângelo foi o responsável pela adaptação da estrutura remanescentes das termas em Igreja, nos anos 1563 e 1564. A Igreja não tem uma fachada propriamente dita, mas ao adentrar ela impressiona. Só não pudemos explorar muita a Basílica, pois além de nosso tempo estar apertado, estava acontecendo um amissa de corpo presente e eu só fui me tocar disso quando o rabecão estacionou na porta. (#desligada)

Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, em Roma.
Altar à direita na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, em Roma. No altar central está acontecendo a Missa de Corpo Presente que não havia notado =/

Então seguimos para a entrada do Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano. Como nosso Roma Pass já havia expirado, nós tivemos que comprar o ingresso inteiro.

Nós percorremos os corredores, sem o tal do áudio-guia novamente, e acho que fez falta, porque os objetos expostos não tem referência alguma perto deles!

Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano.
Peças expostas no corredor externo do  Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano. Sarcófagos e estátuas basicamente.

Mas foi bem interessante ver várias peças bem mais antiga que muita coisa que a gente conhece de perto.

Peças em exposição em uma das salas do  Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano.

O Museu estava super vazio e por várias vezes tínhamos as salas só para a gente.

Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano.
Uma das várias salas vazias (e sem ar condicionado) do  Museo Nazionale Romano - Terme di Diocleziano.

O único ruim é que não há ar condicionado, então no calor do verão italiano a gente por vezes tinha que se sentar.

Nossa visita no Museu e na Basílica durou pouco menos de 2h30.

Mais informações

Site do Museu: Site Oficial
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 19h45. A bilheteria fecha 1 h antes do museu fechar.
Ingressos: €10,00 (completo) ou €12,00 (combinado - válido por três dias, permitindo acesso a todos os quatro museus). Entrada gratuita para menores de 18 anos; estudantes e professores de Arquitetura, Literatura (endereço arqueológico ou histórico-artístico), Conservação do Patrimônio Cultural e Ciências da Educação, e Academias de Belas Artes; jornalistas identificados, pessoas portadoras de necessidades especiais com um acompanhante; todo primeiro domingo do mês.