Eurotrip 2017 - De Frankfurt a Zurique de trem

Quando se planeja uma viagem para Europa, a grande maioria dos turistas usam como meio de transporte sua imensa malha ferroviária (de fazer inveja a qualquer continente no mundo!). Não foi diferente com a gente e escolhemos deixar a Alemanha de trem rumo a Suíça. E vou contar como foi essa aventura, já que nem tudo na vida sai como a gente planeja rs

Estação Hauptbahnhof de Frankfurt
Hauptbahnhof, a  Principal Estação de Trens de Frankfurt, vista da Main Tower. 

Como vocês já conhecem a "loka das planilhas" que vos fala, planejamento é tudo pra mim. Mas não parece ser para o destino hahahaha Eu comprei nossas passagens de trem pela Deustch Bahn assim que a janela de tempo permitiu para garantir aquele precinho! Em Março a passagem de Frankfurt para Zurique no Trem Bala (ICE) custou €39,90. No site, mais perto da viagem o preço estava por volta de €69,90. 

Em junho (ou julho?!) recebi um email todo em alemão (e a única palavra que eu falava até então era Häagen Dazs) e entendi lhufas. Pedi ajuda para a Fernanda do Viagens de Mãe e para a Maracy do Pequenos Pelo Mundo, que viu que a estação de trem de partida havia mudado: da Hauptbahnhof foi trocado pela estação Süd. Dos males o menor, eu teria que devolver o carro alugado para ir até Darmstadt e Heidelberg mais cedo e então seguir para Süd de metrô. Fiquei bolada, mas vida que segue.

Estação Hauptbahnhof de Frankfurt
Estação Hauptbahnhof em Frankfurt. 

Mas no início de Agosto outro email avisando que o meu trem sofreu alterações, mas não achei em lugar nenhum o que teria sido e as meninas me orientaram a procurar a DB na estação, assim que eu pudesse. 

Aproveitamos o início da viagem, apesar do início "turbulento" (se não entendeu, leia como foi nosso voo de ida para Frankfurt) e no dia que fomos retirar o carro para irmos passear nos Castelos de Darmstadt e Heidelberg (um dia antes da partida para Zurique), aproveitamos para ir na DB tirar nossa dúvida e veio a bomba. Devido a obras na linha do trem, nosso lindo e belo trem direto se transformou em 4 percursos diferentes, trocando de trem para ônibus inclusive, e acrescentando mais uma hora na viagem! Tinha outro jeito? Não! Se eu soubesse antes até teria ficado de olho em passagem aérea, mas em cima da hora seria impossível conseguir algo em conta. O que nos restou? Aceitar o lenga-lenga...😓 

Pelo menos nos devolveram o dinheiro da marcação de assento e a atendente nos orientou a preencher um formulário que ela nos entregou com as passagens impressas para pedir reembolso de 50% do valor da passagem como forma de compensação (que não recebemos até hoje).

No dia da partida, seguimos cedo para a Estação de Trem, deixando o Hotel que estávamos logo após o café da manhã para devolvermos o carro e encontrar a plataforma de onde sairia nosso trem.

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

Mapa dos trens nas plataformas da Estação Hauptbahnhof de Frankfurt
Para saber mais ou menos onde o vagão vai parar na estação, procure por esse mapa de trens nas plataformas.

Como nossos amigos blogueiros nos orientaram, optamos em comprar uns sanduíches na estação para comer no trem, porque as coisas do vagão-restaurante costumam ser caras. 

Estação Hauptbahnhof de Frankfurt
Esperando o trem chegar... 

Quando chegamos na plataforma, estava tudo tranquilo. Até que o trem chegou a foi aquele avança. Como estávamos sem nosso assento marcado, calculamos de entrar mais ou menos no meio do trem da segunda classe para evitar transtornos, mas mesmo assim não conseguimos. 

Estação Hauptbahnhof de Frankfurt
A segunda classe do trem fica fora da estação!  Esqueça o "gramour". hahahaha  

As duas estávamos com duas malas pesadas cada uma e o maleiro já estava cheio. Tive que organizar para encaixar a minha correndo e ainda tentar achar lugar para sentar. A minha amiga se embananou e não tinha lugar no maleiro. Tentou deixar do lado no corredor e não ficou bem. Daí veio um turista meio bêbado pagar pau e começou a falar um monte de merda, já enrolando a língua, mas ajudar que é bom necas. Quando a galera resolveu dispersar, conseguimos rearrumar o maleiro e deixar a mala dela lá. Escolhemos dois lugares em frente a dois senhores, com a mesinha entre eles e a gente, e um dos lugares estava reservado, mas mesmo assim optamos em arriscar. Os dois não paravam de olhar feio para a gente. Sei lá porque. Liguei aquele famoso botão e bola pra frente kkkkkkkk

Interior do trem da Deustch Bahn
Trem de Frankfurt para Rastatt, depois de termos trocado de lugar. O senhor da jaqueta vermelha ainda estava de cara amarrada. 
Poltrona reservada no trem da Deutsch Bahn
A poltrona 21, da janela, estava reservada. Já a 23, não. 

Quando o trem parou numa estação qualquer, outros lugares vagaram e a gente prontamente trocou de lugar. A poltrona é espaçosa e o trem relativamente limpo. Até tomada tinha. Só Wi-fi que não. O trem não balança tanto e até que tem uma corrida suave. Bom para curtir a paisagem ao longe. 

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

Quando chegamos em Rastatt tivemos que desembarcar com a multidão. Logo em frente a estação havia um ônibus de serviço a espera de todos, que logo lotava e seguia para a estação de Baden-Baden. Como nos apressamos, conseguimos sair logo no primeiro.

ônibus de serviço da Deustch Bahn
Ônibus de serviço, entre Rastatt e Baden-baden. 

Em uns 25 minutos chegamos em Baden-Baden e tivemos que descer as escadas com as malas pesadas, já que o único elevador estava em manutenção. Só quando chegamos lá embaixo vimos que tinha uma rampa a partir da rua e o guarda não nos orientou a usá-lo 😒.

Estação de trem de Baden-Baden
Do lado errado da estação em Baden-Baden. Para trocar de plataforma, dá-lhe escadas! 
Estação de trem de Baden-Baden
Agora sim! Baden-Baden.

O trem logo chegou e vazio de tudo. Tivemos tempo de escolher um bom lugar e ainda colocar nossas malas sem ter que pegar peso da mala dos outros.

Interior do trem
Trem de Baden-Baden a Basel. 
Maleiro no trem europeu
Maleiro do trem. 
Espaço bom para as pernas no trem europeu
Espaço entre as poltronas. 

Partimos com atraso e já fiquei bolada porque os tempos de conexão que colocaram para a gente estava bem apertados.  Ainda mais que o trem não era expresso e foi parando em algumas estações, como Freiburg. Durante o trajeto duas moças nos cobraram a apresentação do bilhete do trem.

Trem de Baden-Baden para Basel
Passagem na mão ou vai dançar! 

Na última estação de trem alemã que paramos dois policiais da fronteira com a Suíça embarcaram e passaram pedindo os passaportes e a passagem de trem. Fizeram um bocado de perguntas, mas permitiram nossa entrada.

Viajando no trem europeu
Rumos a Suíça!! =D  

Chegando em Basileia atrasadas e perdemos nosso trem rumo a Zurique! Encontramos os dois policiais do trem e eles nos informaram que a companhia estava separando um trem para os passageiros do nosso trem que perderam o anterior e que sairia de uma plataforma lá (esqueci o número já! rs).

Estação de trem em Basileia
Já sentadas no nosso trem, em Basileia, rumo a Zurique. O trem é igual ao da foto!

Descemos até a plataforma e o trem chegou. Não tão com cara de expresso quanto os outros, já que a janela abria, mas vazio e  relativamente confortável. Seguimos então para Zurique num trem praticamente exclusivo.

Trem Suíço
Trem de Basileia até Zurique. 

No caminho o trem passa por vários túneis (e com as janelas abertas faz uma barulheira danada) e fora que começou a chover 😧

Quando finalmente chegamos em Zurique, com uma hora e pouquinho de atraso do planejado, eis que a gente se perde na estação, que estava toda em obras! Saímos do lado errado e fomos perguntar aos guardas onde ficava a Hertz, onde pegaríamos o carro para seguirmos para Lucerna e ele falou que não conhecia nada ali (como um guarda da estação não conhece o lugar que trabalha???!!!).

Estação de trem de Zurique
Finalmente, na estação de Zurique!! 
Estação de trem de Zurique
Saímos do lado errado da Hauptbahnhof de Zurique! Tudo em obras! Um caos. 

Tive que ir numa Starbucks ali perto e o caixa até o celular dele abriu para usar o Google Maps e nos ajudar. Abri o Google Maps no meu celular usando o chip que eu havia levado e tivemos que entrar novamente na estação para sair do outro lado.

Estação de trem de Zurique
Interior da Hauptbahnhof de Zurique! Um labirinto! 
Estação de trem de Zurique
Mapa da estação de trem de Zurique. 

Quando finalmente achamos uma placa de orientação de onde estaria a Hertz ela contradizia o que o Maps nos orientava. Como eu já havia olhado no mapa no PC antes da viagem, optei por seguir o Maps e então a chuva começou e veio aquele pé d'água. E a gente empurrando mala, em rua com obras, gente correndo pra fugir da chuva. Sério, foi patético. Agora a gente ri, mas na hora dá nervoso! kkkkkkkkkkkkkk

 
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

Resumindo: Ao invés de irmos direto Frankfurt - Zurique com assento marcado bonitinho, nós fomos de Frankfurt até Rastatt de trem bala, desembarcamos para pegar um ônibus de serviço até Baden-Baden, onde pegamos outro trem até Basiléia (Basel) e de lá outro trem para Zurique!

Sobre o formulário que recebemos para pedir o reembolso, coloquei-o nos correios no Aeroporto de Zurique antes de embarcamos para Roma. Custou pouco mais de fr.1, e até agora não sei se vou receber o reembolso dos 50%... 😪

Bem essa foi a nossa experiência com trem na Europa. Dei um baita azar com o tal obra, mas fazer o que?? 

Se você quiser ver mais dica de trem na Alemanha, sugiro a leitura do post "Viagem de trem na Alemanha - Como comprar, andar e dicas" do Ligado em Viagem.

Para ler dicas de usar trem na Europa, sugiro ler o post Trem na Europa : Guia de Como Funcionam do blog O Mundo da Paula

2 comentários

  1. boa noite vou em setembro fazer o percurso frankfurt - zurique, mas as passgens que encontro em sites como o raileurope estao por volta de 120 e so ida e de 2 classe.... onde vc comprou as suas?

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro