Conte Sua Viagem - As Bodegas de Mendoza - by Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues é um colega de trabalho que acabou de voltar de uma viagem para a Argentina, onde explorou as bodegas de Mendoza e os arredores desta cidade argentina. Como é muita informação, eu dividi o seu relato em duas partes, na primeira parte ele contou sobre a sua experiência na cidade e dicas para a sua viagem, e na de hoje vai contar as suas dicas sobre as Bodegas de Mendonza. Espero que vocês aproveitem as dicas do Bruno e tenham uma ótima viagem.

Monte Aconcágua, Mendoza, Vinas, Argentina
Monte Aconcágua e as Vinas de Mendonza. Fonte: IHA

"Fica até difícil fazer uma resenha das bodegas de Mendoza, pois são tantas e o tempo é curto para conhecer uma parcela representativa. 

Todas são distantes pelo menos 10km da cidade, então a opção é alugar um carro (Localiza e Hertz são as mais conhecidas) ou comprar pacotes fechados com empresas de turismo que buscam e levam no hotel. 

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

Apesar de estes pacotes serem um pouco caros, é a opção mais segura para não dirigir após a degustação. O que fizemos foi o seguinte: pesquisamos previamente as bodegas que nos interessavam na internet e mandamos e-mail solicitando informações dos passeios. Nenhuma delas possui preços e detalhamentos dos passeios nos sites, porém eles respondem rapidamente o e-mail com todas as explicações de passeios, horários e custos. Todas requerem reserva prévia, que é confirmada na portaria principal, não sendo permitida a entrada sem reserva em algumas delas, além de serem bastante intolerantes com atrasos. Portanto é bom se programar. 

Vou tentar ser sucinto nas visitas que fizemos:

Ruca Malen

A mais bela bodega, em nossa opinião. Fica a 32km de Mendoza, seguindo ao sul pela RN7, e é rodeada de outras bodegas famosas, como a Catena Zapata, Norton, Septima, Cobos e Sottano. Possui 2 opções de degustação: com harmonização de almoço ($1.100,00 ARS e 6 vinhos) e sem almoço ($200,00 ARS e 4 vinhos).

Ruca Malen, Bodeca, Mendoza, Argentina, Price List, Lista de Precios
Cardápio da Bodega Ruca Malen. Fevereiro/2017. Créditos: Bruno Rodrigues

Fizemos a opção com almoço, e valeu cada centavo. Segue abaixo uma foto do prato principal, bife de chorizo (eles possuem opção vegetariana em todos os pratos).

Ruca Malen, Bodeca, Mendoza, Argentina, Vinho, Bife de Chorizo
Bife de Chorizo, na Bodega Ruca Malen, em Mendoza. Fevereiro/2017. Créditos: Bruno Rodrigues

Os vinhos estavam com um desconto bom em relação aos preços na cidade. Segue abaixo uma foto dos preços (tirada em 04 de março de 2017).


Septima

Fica a 2km da Ruca Malen, então compensa visitar as duas em sequência. Eles possuem uma degustação denominada Atardeceres toda quinta-feira a partir das 19h, em um lounge bem aconchegante de frente para a cordilheira e visão privilegiada do pôr do sol. A harmonização é com um jantar em 4 passos e tem um custo de $ 550 ARS por pessoa.
 

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Familia Zuccardi

Possui uma gama enorme de passeios, almoços, piqueniques além de alguns cursos básicos de culinária, panificação e enologia (todos com reserva prévia). Fizemos o piquenique em um campo repleto de parreiras e oliveiras, e o menu é bem servido, com tábua de frios, sanduíches quentes e uma garrafa de vinho, com um preço total de $ 220 ARS por pessoa. É uma bodega da Família Zapata, e uma opção à famosa Catena Zapata, que não conseguimos reservar, mesmo com 2 semanas de antecedência. Os azeites produzidos pela Família Zuccardi também são excelentes, vale a pena experimentar.

Familia Zuccardi, Bodeca, Mendoza, Argentina, Vinho
Piquenique na Bodega Familia Zuccardi. Fevereiro/2017. Créditos: Bruno Rodrigues


Tierras Altas

Esta bodega é famosa pelo tour Malbec Experience, onde é apresentado todo o processo de vinificação, com degustação em diferentes estágios de fermentação e guarda do vinho. Fizemos este tour e aprendemos bastante, o guia é extremamente solícito e conta vários segredos da produção do vinho, bem como explica, de maneira bem científica inclusive, as melhores práticas para acondicionamento de vinho em casa, melhor temperatura para servir e dicas de harmonização.


Trapiche

É uma das maiores da região, e fica um pouco escondida. O ideal para quem irá se locomover de carro é fazer o download do Google Maps da região de Mendoza e utilizá-lo offline, traçando a rota para as bodegas com antecedência. Também possui diversos passeios, que são divididos pelos tipos de vinhos, dos mais básicos aos íconos. Fizemos a degustação +90 de vinhos premiados ($ 750 ARS por pessoa), e foram servidos 4 vinhos juntamente com uma folha para descrição. O guia nos deixou à vontade para bebermos o quanto quiséssemos, o que facilitou o trabalho dele de nos vender 3 garrafas dos vinhos que mais gostamos no final da degustação. Certamente foram os melhores vinhos que tomamos em Mendoza, especialmente o Chardonnay (branco), que não é ácido e tampouco doce. Os preços dos vinhos da Trapiche variam entre $ 150 ARS e $ 850 ARS (linha Iscay)."


Vai para Mendoza? Já foi? Visitou outras Bodegas? Conta para nós a sua dica nos comentários. Ou mesmo a sua dúvida, quem sabe a gente não pode ajudar?

Se você tem uma história de viagem, com dicas do que ver e fazer, na deixa de escrever seu relato para a gente publicar, claro com os devidos créditos, para contesuaviagem@eaiferias.com. Até logo.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro