Estrada Real - Caminho Novo - Sítio Arqueológico Varginha

Joaquim José da Silva Xavier

Tiradentes, por Décio Vallares. Fonte wikimedia
Com toda certeza você já estudou muito sobre este personagem da História do Brasil não é mesmo? Mas vou refrescar a sua memória... vai que o Primeiro Grau (ops agora é Ensino Fundamental, revelei minha idade... humpf) já faz algum tempo para você e seus neurônios já varreram essa informação do seu córtex cerebral (ui, fui longe hahahaha).

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido em 1746, segundo o wikipedia, este Mineiro foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. Foi um dos Inconfidentes e por isso foi enforcado em 21 de abril de 1792, como forma de intimidação da população na época. Como se não bastasse o enforcamento, teve seu corpo esquartejado e partes de seu corpo foram expostas em diversos lugares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, conforme a sua sentença: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, onde nós passamos pelo Museu Sacro-Histórico de Tiradentes que contem ainda a ossada do braço), Varginha do Lourenço, Arraial de Igreja Nova (Barbacena), Queluz (antiga Carijós, atual Conselheiro Lafaiete) e Vila Rica (atual Ouro Preto).

Chegando no Sítio Arqueológico. Julho/2016.
E é sobre o Sítio Arqueológico de Varginha que vamos conversar hoje.

Este sítio arqueológico fica em Conselheiro Lafaiete (MG), no Caminho Novo da Estrada Real. Era a antiga estalagem de João da Costa Rodrigues, mais conhecida como Sítio da Varginha do Lourenço, sendo palco de momentos da Inconfidência Mineira. Após a execução e dispersão das partes do corpo do mártir, a perna direita fora exposta junto à estalagem de João da Costa, sob a sombra de uma enorme e frondosa árvore.

Placa informativa sobre o Sítio Arqueológico e a Gameleira ao fundo. Julho/2016.


Se você está procurando hospedagem em Conselheiro Lafaiete, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.

Essa árvore, uma gameleira com mais de 500 anos, está de pé até hoje no mesmo local, sendo a única testemunha viva de toda história ali vivida.

A Gameleira ainda está de pé e é o único ser vivo que presenciou toda a história vivida ali. Julho/2016.
A estalagem fora preservada até meados de 1935, mas em 1950 o Jornal do Estado de Minas denunciou a demolição da construção. Há um quadro que mostra como era a estalagem da Varginha do Lourenço feito pelo artista plástico José Jacinto das Neves que pertence ao acervo do Museu Mineiro, em Belo Horizonte. O que ainda existe no local são as ruínas da estalagem.

Em comemoração ao bicentenário da Inconfidência Mineira, foi construído em pedrão sabão um monumento em homenagem a Tiradentes, conhecido como "Perna do Tiradentes".

O Monumento a Tiradentes e a Gameleira. Julho/2016.

Pira sobre o Monumento. Julho/2016.
Escultura sobre  o Monumento. Julho/2016.


Visão lateral do Monumento. Julho/2016.
Visão frontal do Monumento. Julho/2016.


Placas informativas. A frase que mais marca dita pelo Tiradentes: "Se todos quisessem poderíamos fazer do Brasil uma grande Nação". Julho/2016.

O tombamento do Sítio Arqueológico só veio em 1989.

Hoje é possível visitar gratuitamente as ruínas da estalagem (que não as vi por não ter prestado atenção, as ruínas ficam ao lado de construção recente, seguindo o caminho à esquerda da gameleira), a Gameleira (que fora antingida por um raio, mas está se recuperando) e o Monumento a Tirandentes.

O Marco 1445 do Caminho Novo da Estrada Real, entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco marca o local do Sítio Arqueológico. Julho/2016.

Localização: MG-129 km2, entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco
Entrada Gratuita (dê preferência a ir de dia, pois não encontramos ninguém tomando conta do local e apenas uma porteira entre-aberta e acima de tudo, tenha respeito pelo local e mantenha-o limpo e preservado)
Não há infraestrutura como banheiros e/ou lanchonetes.
Tempo estimado de visita: 30 minutos
Coordenadas: 20°33'24.4"S / 43°42'47.8"W

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro