Estrada Real - Caminho Novo - Itaipava a Paraíba do Sul

Como já contei aqui, na Páscoa fizemos o trajeto do Caminho Novo da Estrada Real entre Petrópolis  (RJ) até Barbacena (MG) e hoje trago como foi a nossa aventura entre o trecho Itaipava e Paraíba do Sul, feito numa manhã.

Primeira fotinha da TR4 oficialmente no Trecho Petrópolis - Secretário. Março/2016.

Trecho Itaipava - Secretário

Saímos de casa "cedo" (porque com crianças a gente sabe que cedo é relativo rs), abastecemos e partimos para nossa aventura. Decidimos seguir direto para o marco 1849 que fica na BR-040, na altura do Castelo de Itaipava, quando estávamos oficialmente percorrendo o Caminho Novo.

BR-040 e nosso primeiro marco (1849) desta aventura. Março/2016
Saímos da BR-040 (acho que saída 52), pegando a RJ-123 em direção à Pedro do Rio, com estradinha de mão dupla asfaltada sem acostamento, com muita movimentação (cuidado com os pedestres!).

Trecho da Estrada Real feito na RJ-123, em Pedro do Rio. Março/2016.
Depois de passar por Pedro do Rio, chegamos em Secretário, ainda seguindo a RJ-123, visualizando o último marco (1833) deste trecho. A planilha deste trecho pode ser baixada aqui.

Marco 1837, no trecho Petrópolis - Secretário. Março/2016.

Secretário

É um bairro de Petrópolis, onde "as tropas de muares asseguravam e mantinham a circulação de produtos e mercadorias, contribuindo para que surgissem inúmeros pousos e ranchos, destinados ao abrigo de tropeiros, cargas e animais". Nesta mesma época, o Tiradentes percorria esse caminho como "condutor de tropas". (Fonte Guia de Itaipava). Por ali passou muito de nossa história.

Último marco (1833) do trecho Petrópolis-Secretário, chegando em Secretário. Março/2016.
É um local de fazendas e sítios, com muitas montanhas, um prato cheio para os amantes de escaladas, trilhas e cachoeiras. As dicas do Turislogia não me deixam mentir.

Para quem gosta de boa gastronomia, as dicas do Comer e Coçar também são ótimas.

Prédio da Escola Dr. Fernando Barros Franco, de 1856, perto do marco 1831, em Secretário (RJ). Março/2016.

Nós passamos batido pela minúscula cidade. Seguindo direto para Arraial de Santana de Sebollas, hoje Inconfidência, em Paraíba do Sul.

Trecho Secretário - Paraíba do Sul

Este trecho é asfaltado até o Marco 1828, e é feito em mão dupla, sem acostamento, com sinalização precária.

Marco 1830 no meio do mato, à esquerda, no trecho Secretário - Paraíba do Sul. Março/2016.
Chegando no Marco 1828, começa uma estrada de terra com alguns buracos, poças de lama, mas nada impossível de ser feito, mesmo de carro comum.

Trecho de terra iniciando no Marco 1828. Março/2016.
Pouquinho de barro na carroceria. Março/2016.
Pouco depois, o asfalto volta e você chega em Inconfidência.

Inconfidência

Antigo Arraial de Santana de Sebollas, Inconfidência era onde, dizem, Tiradentes tinha grande acolhimento de suas ideias de libertação e onde morava a fazendeira Dona Ana Mariana Barbosa, seu grande amor.

Em Inconfidência, antiga Sebollas, em frente ao Museu Sacro-Histórico e à Escola da cidade. Março/2016.
E é na antiga residência de Dona Ana Mariana que está erguido hoje o Museu Sacro-Histórico de Tiradentes (Rua Miguel Pereira, s/n), inaugurado em 1972 em uma pequena casa, com cinco salas, que possui peças do mártir, como sua maleta de dentista e réplicas de fardas do alferes. Perto dali, na Fazenda de Sebollas, seu braço foi exposto após sua morte. Dizem que seus restos mortais foram enterrados, em segredo, no altar da antiga Capela de Sant'Anna de Sebollas. Anos depois foi achada uma ossada masculina, que lhe foi atribuída. Os ossos hoje estão protegidos por uma redoma de vidro e expostos ao lado de pedaços do caixão de sua amada. (Fonte Mapa da Cultura).

Museu Sacro-Histórico de Tiradentes, Paraíba do Sul. Março/2016.
Com tanta história, fiquei super interessada em visitar o Museu. Uma pena de chegar nele, às 11:30h de um feriado, e dar de cara com suas portas fechadas e sem qualquer aviso. Vimos o Museu e a Igreja por fora e seguimos o nosso caminho.

Capela de Sant'Anna de Sebollas, em Paraíba do Sul. Março/2016.

Seguindo para Paraíba do Sul

O trecho é bem tranquilo, em estrada asfaltada de mão dupla sem acostamento. A planilha deste trecho pode ser baixada aqui.

Marco 1821 à esquerda. Trecho Inconfidência - Paraíba do Sul. Março/2016.
Chegada à Queima Sangue, distrito de Paraíba do Sul, com marco 1813 à esquerda. Março/2016.
Chegando em Paraíba do Sul e fomos direto procurar o posto para carimbar o nosso passaporte da Estrada Real, sendo então o nosso carimbo de número 7. Nesta cidade é possível carimbar em três locais:

1. Museu Sacro-Histórico de Tiradentes, na Rua Juventino Francisco Laranja s/n.
  2. Teatro Municipal Mariano Aranha, na Avenida Ayrton Senna, 238.
  3. Hotel Itaoca, na Avenida Coronel São Werneck, 176.
Como encontramos o Museu fechado, e por ser feriado o Teatro estaria fechado, fomos direto para o Hotel Itaoca.

Carimbamos nosso passaporte e fomos dar uma volta pela cidade.

Se quiser ver o nosso vídeo com imagens dos trechos, aperta o play:

Mas se preferir ver mais fotos de nosso passeio, veja no nosso álbum do flickr:

Se você quiser nossa trilha para seguir, eu fiz upload na minha conta do wikiloc e você pode vê-la aqui. O trecho da Estrada-Real propriamente dito entre Itaipava e Juiz de Fora, que editei para servi de guia pode ser baixado aqui.

Nosso roteiro e as atrações pelo caminho. Google maps.

Quer saber o que Paraíba do Sul oferece para os turistas e o que visitamos na cidade? Aguarde o próximo post. =D

Um comentário

1. Estrada Real, ferrovia desativada da EF Leopoldina, Nogueira, Itaipava, Secretário, a única vinícola do nosso Estado e muitas outras atrações. Eu recomendo essa região.