Wikiloc - a comunidade dos aventureiros

Volta e meia venho postando algumas trilhas e caminhos que tenho armazenado em meu wikiloc. Mas só agora me liguei que muitos podem nem saber do que estou falando. E hoje vou tirar essa dúvida de muitos!!

Wikiloc: a comunidade dos aventureiros. 

Tela inicial do wikiloc.

Wikiloc é uma comunidade onde trilheiros em geral mapeiam e arquivam suas trilhas. E uma vez carregadas neste local, qualquer pessoa (desde que a pessoa que carregou o arquivo tenha permitido acesso público) poderá acessar o caminho e fazê-lo, se tiver o aplicativo instalado em seu celular.

Mas não são apenas trilhas de 4x4 que são carregadas ali, tem trilha a pé, de bicicleta, mountain bike, canoagem, quadriciclo, montanhismo, mergulho, entre várias outras atividades

O que facilita nele é o uso de seu aplicativo, disponível tanto para IOS quanto para Android. E o melhor, ele funciona sem wi-fi ou 3G, até porque as atividades a que ele se destina muitas vezes está a quilômetros de distância de qualquer sinal de celular! A app é em grande parte gratuito, apenas algumas atividades que requerem pagamento extra, como Monitoramento ao Vivo (que transmite as suas atividades pelo GPS para sua família e amigos que você indicar). Pelo aplicativo você também poderá baixar o mapa para deixá-lo acessível em seu celular.

Baixando os mapas offline.
Para gravar as suas trilhas é super fácil, basta clicar em "Gravar Trilha", com o GPS ligado, selecionar a sua atividade e clicar em "Gravar trilha". Ele vai marcando o caminho a medida que você o percorre, e ao final basta você clicar em "Finalizar" (se for almoçar ou tomar banho de cachoeira, você pode clicar em "pausar" e retomar depois). Você pode também subir até 6 fotos por caminho que serão georreferenciadas e colocadas no caminho.

Depois de feito o caminho, você poderá subir em sua conta no wikiloc (escolhendo se quer deixar público ou privado), escolhendo o grau de dificuldade da atividade, para que outra pessoas, ou você mesmo, possa refazer o caminho quando der na telha.

Você pode ainda baixar os dados de outras pessoas, pelo próprio aplicativo ou entrando na página do wikiloc em seu navegador pelo celular, e clicar em baixar. Ao clicar no arquivo, o app automaticamente irá carregá-lo. Uma vez com a trilha carregada, é só você clicar em "Siga Esta Trilha".

Trilhas carregadas no app.
Como a maioria das vezes a trilha não retorna ao ponto de saída, é bom conferir por onde o app está mandando você começar. Qualquer coisa é só clicar em "Inverter o caminho" que ele já resolve este problema. Mas ao fazer isso, você poderá alterar o grau de dificuldade da atividade, ainda mais de for em região montanhosa, pois se o caminho antes era de descida, quando você inverter, será de subida. 

Outra coisa que também gostei do wikiloc é que ele lhe mostra o desnível acumulado a subir e o acumulado a descer, assim como o tempo gasto, a velocidade média e o ritmo.

E antes de ir para a trilha, não se esqueça de fazer o download do mapa da região que você vai visitar, assim evita de comer muitos os seus dados do plano do celular.

Você conhecia este aplicativo? Ou faz uso de outro? Conta aí para a gente a sua dica.

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Aluguel de carro

Trem na Europa