As belezas do Sul de Minas - Cambuquira

Depois de Vassouras, Penedo e  Campos do Jordão, fomos para Cambuquira, no Sul de Minas Gerais. Essa cidade mineira é um dos nossos destinos corriqueiros, pois a nossa família é de lá, então sempre que rola feriado, a gente acaba indo para lá para rever o povo.

Cambuquira possui como atração principal o Parque das Águas da cidade, com 5 fontes de águas minerais, tendo inclusive sido escolhida como a melhor água da América Latina em 1997.

Fonte Roxo Rodrgues, 

Para os aventureiros e apreciadores de belas paisagens, vale a pena visitar o Pico do Piripau, de onde soltam parapentes e de vez em quando rola etapa de campeonato por lá.

Parapentista soltando do Pico do Piripau.
Além disso, você pode ir conhecer a Igreja Matriz de São Sebastião (Av. Rui Barbosa, Centro), que foi inaugurada em 1925. É uma igreja de fachada simples, com duas torres com sineira, vários vitrais e um relógio. A nave é simples, com piso em cerâmica e teto com ripas de madeira e em seu altar possui uma imagem de São Sebastião.

Igreja de Cambuquira, à meia noite. Fevereiro/2016.

Para quem gosta de natureza, vale a visita à Cachoeira do Congonhal, com algumas quedas, e uma "piscina" bem grande. O fundo é pedregoso, mas com folhagens também, não muito profundo. Dependendo da época a água pode ficar barrenta por causa das chuvas. A água, obviamente, é gelada, ótima para os dias quentes.  Você estaciona praticamente do lado dela. É tranquila de chegar e é boa para crianças também. Para chegar lá, acesse a trilha no meu wikiloc.

Cachoeira do Congonhal. Fevereiro/2016.

Cachoeira do Congonhal
Cachoeira do Congonhal. Junho/2007.
No Mirante do Cruzeiro (onde há um cruzeiro e antenas de celular), você pode chegar de carro, e observar a cidade do alto, tendo como referência a Igreja de São Sebastião. É tranquilo chegar lá, e para facilitar, carreguei o caminho no wikiloc.  Você ainda poderá ver de pertinho uma fazenda de café que tem logo ali. Só cuidado com o mata-burro na estrada.

Cambuquira, vista do alto do Morro do Cruzeiro. Na foto há zoom, você não vai ver a igreja tão pertinho não. 2007.

Para os amantes de céu estrelado, Cambuquira é um ótimo local. Basta se afastar um pouco das luzes da cidade, para ser brindado com esta visão:

Sim, você consegue enxergar a Via Láctea de Cambuquira!! Fevereiro/2016.

Rastro de estrelas no céu de Cambuquira. A estrela mais luminosa na verdade é um planeta: Júpiter. Fevereiro/2016.

Uma pena o observatório da cidade não estar funcionando regularmente...

Como hospedagem na cidade, não conheço muito bem os hoteis, pois ficamos em casa de parentes. Mas o Hotel Cambuquira, a Pousada Lua Luana e a Pousada Realiza me parecem uma boa opção.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Passeios no seu destino

Viator

Aluguel de carro

Trem na Europa