Estrada Real - Caminho Novo - Petrópolis

Como já contei aqui no blog, estamos mergulhando de cabeça esse ano no Projeto E aí, Férias! na Estrada Real, onde planejamos fazer os quatro caminhos durante as nossas férias de meio desse ano. 

Como queríamos aproveitar o carnaval para fazer alguns trechos da Estrada Real no Sul de Minas, em janeiro visitamos a cidade de Petrópolis para pegarmos os nossos passaportes e para passar um dia na cidade.

Petrópolis está localizada no interior do Rio de Janeiro, a 68 km da capital, sendo a maior população da Região Serrana do Estado. Como o clima (tropical de altitude, com média de 19°C) é mais agradável que na capital, a cidade atrai cada vez mais pessoas que trabalham no Rio e não se importam em subir e descer a serra todos os dias. O clima também foi um atrativo a mais para que a família Imperial se instalasse na cidade.

Catedral de São Pedro de Alcântara. 2007.

A cidade foi fundada em 1843 pelo Imperador Dom Pedro II, que sempre passava os verões cariocas na cidade. Entre 1894 e 1902, Petrópolis chegou a ser a capital do Estado, no lugar de Niterói, por causa da Revolta da Armada. E teve como primeiro prefeito o sanitarista Oswaldo Cruz, em 1916.

Dom Pedro II, Imperador do Brasil;e a família imperial fotografada por Otto Hees. Da esquerda para a direita: a imperatriz Dona Teresa Cristina, D. Antônio, a princesa Isabel, o imperador, D. Pedro Augusto, D. Luís, o conde d'Eu e D. Pedro de Alcântara . Fonte: wikipedia

Para o turista que visita Petrópolis não faltam opções:

- Museu Imperial

Funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, onde a família imperial passava os verões, onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história da família e do Brasil Imperial.


- Palácio Quintandinha

De 1944, o Palácio foi construído com o objetivo de ser o maior cassino da América do Sul, com 50 mil m², com salões com até 10m de altura.

- Cervejaria Bohemia

A fábrica da cerveja Bohemia é aberta a visitação com degustação de cervejas.

- Palácio de Cristal

É uma construção pré-moldada de ferro fundido construída na França pela Princesa Isabel e seu esposo, Conde d'Eu, trazida para o Brasil com o objetivo de abrigar exposições de produtos agrícolas. Hoje é possível ver alguns eventos culturais e exposições.

- Museu Casa de Santos Dumont

Construção de 1918, que Santos Dumont mandou construir para si; é um pequeno chalé, em estilo alpino, no Morro do Encantado. A casa é cheia de detalhes que só Santos Dumont poderia ter pensado.


- Itaipava

Com várias pousada, este distrito de Petrópolis atrai cada vez mais turistas que desejam provar as delícias gastronômicas da região.

- Museu de Cera de Petrópolis

Com representações em cera de personagens históricos, como Dom Pedro II, Santos Dumont, Ayrton Senna, entre outros.

- Catedral de São Pedro de Alcântara

Igreja católica construída em estilo neogótico francês, com belos vitrais, onde estão enterrados Dom Pedro II, Dona Maria Teresa Cristina, Conde d'Eu e a Princesa Isabel.


- Rua Teresa

Esta rua concentra várias lojas de roupas a preços acessíveis.

- Parque Nacional Serra dos Órgãos

Com cachoeiras e trilhas para caminhada, possibilitando o contato com a fauna e flora da Mata Atlântica.

- Palácio Rio Negro

Construção de 1889, que serviu de residência oficial dos governantes do Estado do Rio de Janeiro e depois do Governo Federal. Por ali já passaram Getúlia Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros presidentes.


Mais informações: Petrópolis Turismo

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro