O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma das mais belas áreas verdes preservadas da cidade, com cerca de 6.500 espécies de plantas brasileiras, espalhadas em 54 hectares, abrigando também monumentos de valor histórico, arqueológico e artístico.
Chafariz das Musas, na Aleia das Palmeiras (Aleia Barbosa Rodrigues). Jardim Botânico do Rio de Janeiro. |
A criação do Jardim Botânico veio por decreto real em 13 de junho de 1808, quando o então Príncipe-regente Dom João de Bragança (futuro Rei Dom João VI) mandou criar ali um Jardim de Aclimação para aclimatar as plantas oriundas das Índias Orientais, e juntamente com o Jardim foi instalado uma fábrica de pólvora. Alguns anos depois o nome foi alterado para Real Horto. Em 1819 o Horto foi aberto para o público com o nome de Real Jardim Botânico, tendo sido anexado ao Museu Nacional na mesa época, apenas em 1922 tornou-se uma repartição autônoma. O atual nome só foi implantado em 1995, quando passou a ser chamado de Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Adoro tirar foto das flores do Jardim. Quem não gosta? Jardim Botânico do Rio de Janeiro. |
Portal da Real Academia de Belas Artes. |
Aleia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. |
Detalhes das flores no Jardim Botânico. |
No local existem aleias (das palmeiras centenárias, das andirobas, das mangueiras, dos bambus, de abricós, ...), orquidário, cactário, bromeliário, roseiral, lagos com plantas aquáticas (principalmente o Lago Frei Leandro com suas Vitórias-Régias e o Lago das Tartarugas, na entrada do Jardim), jardins temáticos (Japonês, mexicano, bíblico, sensorial), coleções temáticas (plantas medicinais. das aráceas), estufas (das plantas insetívoras)
Vitória-régia no Lago Frei Leandro. |
Planta insentívora. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. |
Eco e Narciso, de Mestre Valentim. Jardim Botânico. |
Gruta Karl Glasl. |
Para as crianças tem o Parque Infantil, que fica na área da antiga Fábrica de Pólvora, a primeira do Brasil, de 1808. O parque tem uma lanchonete que oferece espaço para aluguel de pequenas festas (eu inclusive já fiz aniversário da Jade lá e contei aqui), e mesas onde muitas pessoas fazem pequenos encontros e festas de crianças, parquinho com escorregas, balanços, labirintos, casa de bonecas, banheiros e fraldário (na verdade uma mesinha para colocar o bebê). As meninas adoram esta parte do Jardim Botânico.
Do Jardim Botânico é possível apreciar o Morro do Corcovado e o Cristo Redentor lá de cima.
Parte para as crianças menores do Parque infantil, com os banheiros. |
Cristo Redentor, visto do Jardim Botânico. |
É possível visitar:
Estátua em mármore da Deusa Ceres, de Merzio. |
- Mesa do Imperador, onde os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II costumavam fazer suas refeições quando visitavam o Jardim.
- Portal da Real Academia de Belas Artes, em estilo neoclássico.
- Aqueduto da Levada, de 1853, que trazia águas das nascentes do Grotão para irrigar o Jardim Botânico.
- Rio dos Macacos, que nasce no Maciço da Tijuca.
- Ruínas da Antiga Fábrica de Pólvora, perto do Parque Infantil.
- Mirante da Imprensa, para apreciação do Lago Frei Leandro.
- Museu-sítio arqueológico Casa dos Pilões, construção de 1808.
- Memorial Mestre Valentim, instalado na antiga estufa de violetas.
- Cômoro Frei Leandro, construído com a terra retirada para a criação do Lago Frei Leandro, onde fica a "Casa dos Cedros".
- Cascata do Jardim Botânico, criada com o objetivo de criar ambientes para representação da flora aquática, aumentar a umidade dentro do Jardim, entre outros.
- Gruta Karl Glasl, construída para aclimatar plantas que vivem em ambientes úmidos e rochosos.
- Relógio de Sol, ao lago do Lago das Tartarugas.
- Várias esculturas, como o Memorial Tom Jobim, La Danse.
- Museu do Meio Ambiente, criado em 2008.
Quer mais fotos? Acesse meu álbum no Flickr:
Dica: leve boné, protetor solar e repelente. Não alimente os animais. Coma apenas na área das lanchonetes (é proibido fora!).
Há vida no Jardim Botânico! Preserve-a! |
Onde: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico
Site oficial: http://www.jbrj.gov.br/
Se quiser mais dicas sobre o Rio de Janeiro, não deixe de garantir uma cópia de nosso e-book digital gratuito "Rio de Janeiro com crianças", com dicas para famílias viajantes com crianças até 12 anos de idade.
Nenhum comentário