Férias chegando! Dicas para evitar perrengue na sua viagem

Bem-vindos à temporada de Férias. Faço parte de um grupo de blogueiras, que se uniu com o objetivo de compartilhar suas experiências, informações, dicas e muito mais para enriquecer as possibilidades para esta época do ano. Vamos conhecer as dicas de hoje?

Dezembro chegou! E com ele as férias das crianças, e possivelmente as suas também! Como viajar com crianças é sempre muita informação para os adultos, resolvi fazer uma listinha para ajudar a você a se organizar e assim as chances de algum imprevisto de viagem aparecer serão bem menores!

Quer evitar perrengue em suas viagens? Leia as nossas dicas.


1. Documentação: para quem viaja com crianças é sempre importante lembrar que a documentação delas deve ser válida e ter a filiação da criança. A documentação será solicitada na hora do embarque (tanto de ônibus quanto de avião) quanto na hora da hospedagem. Além da certidão de nascimento, você poderá usar o Registro de Identidade, caso já tenha tirado (a primeira via é gratuita!). Lembre-se também de verificar a validade dos vistos e passaportes de todos que irão viajar para o exterior. Se você for dirigir no exterior, veja se é possível utilizar sua CNH apenas, ou se há necessidade de portar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que deve ser solicitada junto ao Detran de seu Estado.

2. Muda de roupa na mala de mão: essa dica é válida principalmente para quem vai viajar de avião. Como as chances da mala extraviar são boas, tenha na mala de bordo pelo menos uma muda de roupa para cada membro da família, assim como alguns itens de higiene pessoal.

Cadeados TSA. Fonte: Falando de Viagem
3. Malas: se você for viajar de ônibus ou de avião, procure travar o zíper da sua mala para evitar que ela seja aberta e você seja furtado. Mas apenas colocar o cadeado não resolve, pois ela pode ser aberta com o "truque da caneta bic". Procure além de fechar o cadeado, travar a movimentação dos fechos, pois se a mala for violada, pelo menos deste modo você vai notar de imediato e poderá reclamar com a companhia assim que perceber. Procure usar cadeados que permitam esse travamento com alguma parte rígida da mala. E use cadeados TSA se você for viajar de avião, assim os agentes poderão checar sua mala sem quebrar o seu cadeado.
Atente também para o peso e tamanho da sua mala, pois aviões e ônibus possuem regras sobre peso das bagagens que transportam. 

4. Leve sua medicação de uso constante: se você usa remédios diariamente é bom tê-los consigo a bordo e leve a quantidade necessária para toda viagem, pois a chance de você conseguir comprar dipirona nos EUA, por exemplo, são nulas, uma vez que esta medicação é proibida por lá. É recomendável levar o pedido médico para evitar dores de cabeça na imigração do país que você vai visitar, além de observar o tamanho da embalagem, que não pode ultrapassar mais que 200mL.

Já pensou? Não viaje despro
5. Seguros: se você for viajar para o exterior é recomendável ter um bom seguro de viagem para evitar dor de cabeça das grandes quando o perrengue aparecer. Veja como funciona o seguro de viagem que seu cartão te oferece, e, principalmente, se ele te atende. Caso deseje contratar um seguro, recomendo ler o post que fiz a respeito, onde trago os termos de algumas seguradoras para que você possa analisá-los e poder fazer sua escolha embasada no seu perfil. 
Se for alugar carro, o cartão de crédito também costuma oferecer o CDW, mas você deve ler os termos e condições desta contratação e contratar o EP por fora. E perceba que algumas vezes, desmembrar os seguros pode sair mais caro que contratar tudo numa mesma agência, com um cupom de desconto. Para saber mais, leia o F.A.Q. que fiz sobre aluguel de carro.

6. Alimentos para crianças na mala de bordo: seja no carro, no ônibus ou no avião, uma hora você vai ficar com fome e às vezes a comida que será oferecida não fará o gosto da criança. Assim, procure ter na mala que ficará com vocês alguns biscoitos, sanduíches, sucos e mamadeiras, para facilitar na hora que o estômago ronca. 

7. Proteção: se você for aproveitar a natureza, lembre-se que às vezes ela pode gostar muito de você, a ponto de todos os mosquitos do lugar apenas picarem suas pernas e de mais ninguém! Assim, leve com você o repelente que está acostumado. Se for para lugares muito abertos, não se esqueça de boné, óculos de sol e protetor solar!!

8. Checagem de itens de segurança do carro: vai viajar de carro? Não esqueça de fazer uma boa revisão dos itens de segurança, checar nível dos óleos, calibragem de pneu, pastilhas de freio, e principalmente: o tanque de combustível! rs Se for viajar pela América do Sul, atente para itens que cada país solicita para seus motoristas, como por exemplo, dois triângulos para a Argentina.

9. Libere seu cartão de crédito: se você vai para o exterior, você deve avisar a sua empresa de cartão de crédito o período da viagem para que ela libere as compras que você vai realizar. Caso você esqueça isso, as chances de você ficar "duro" durante das férias são bem grandes.

10. Roteiro de viagem: há que discorde de mim, mas com crianças prefiro não arriscar. Saber onde você vai dormir em um determinado dia, e ao menos delinear o que você vai fazer, vai ajudar bastante, pois nada pior que acordar, se ver cheia de opção para fazer e não saber nem por onde começar e as crianças já pedindo para sair, tomar café, etc.

Evite sair nos horários de rush. Fonte: Pensamento Verde.
11. Evite congestionamentos: se for viajar de avião num horário que sabe que a cidade para, programe-se para sair com tempo sobrando de casa. Melhor mofar um pouco no saguão, do que chorar com seu avião/ônibus partindo sem você. Se for de carro, use aplicativos como Waze (claro, com atenção para ver se ele não vai te meter numa área de risco!), podem te ajudar a escolher uma via mais rápida.

12. Descanse: se você for dirigir, procure não emendar o dia de trabalho com direção de 8h de estrada. O corpo não aguenta! É sempre melhor dormir mais cedo, e acordar bem cedinho para pegar estrada, até para evitar engarrafamentos! E planeje paradas a cada 3h para fazer um lanchinho com as crianças e esticar os ossos.

13. Contratação de serviços: tenha o cuidado de checar a idoneidade das empresas que você está contratando. Verifique em grupos de Facebook, Reclame Aqui!, etc, a reputação das empresas e pessoas que estão lhe prestando serviço. Essa semana mesmo estou acompanhando várias reclamações de uma moça que vendia ingressos e roteiros para grupos de Disney que deu o maior rolo... Se for alugar uma casa/apartamento, procure referências daquela pessoa ou imobiliária.

14. Respeite as regras locais: cada país tem sua Lei e você deve cumprir. Veja na internet quais são as regras gerais para você não ter problemas. E não apenas de leis, veja regras de etiqueta também. Aqui no Brasil você pode andar se camisa regata na rua sem problemas, já na Turquia isso é visto com maus olhos, mesmo sendo homem.

15. Câmbio: se for para o exterior, procure fazer câmbio em locais seguros, onde você possa confiar na moeda que está comprando. 


Mais dicas para evitar problemas com roubo durante as férias: Roubo - Dicas para evitar dor de cabeça em viagens


Quais são as suas dicas para evitar perrengue durante suas férias? Qual foi o seu maior perrengue de viagem, e como você poderia tê-lo evitado?


Quer mais dicas de férias? Confira o post dos outros blogs abaixo:


:: Carregando Malinhas, Aline Figueiredo - Férias na estrada: dicas para road trip com crianças

:: Comendo Chucrute e Salsicha, Poliana Fabiula Cardozo - Eletrônicos para Curtir as Férias

:: Criando Filhos pelo Mundo e para o Mundo, Liliane Arend - 10 Regrinhas de Etiqueta para se usar na Imigração

:: Desempilhados, Tati Rosa Domingues - Férias com os amigos animais

:: Malas & malinhas - Bárbara Calmeto - Dicas para aproveitar as férias com crianças

:: Maria Aqui e Ali, Renata Salas Collazo - Colônia de Férias (Summer Camps



:: Viajante em Tempo Integral, Érica França - 5 dicas para curtir as férias com as crianças

:: Asas pra que te quero, Carla Araujo  -
Pacote de Viagem pra que te quero! Passo a Passo para planejar a própria viagem

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro