Roubo - Dicas para evitar dor de cabeça em viagens

Quem frequenta certos grupos de Facebook (não vou falar normes para evitar propaganda hahaha), observa que relatos de roubo têm surgido com maior frequência. Eu particularmente acredito que isso sempre existiu, só não era tal divulgado, ainda mais com a interatividade que temos hoje.

O que você pode fazer para evitar chamar atenção dos meliantes?

1. Evite divulgar quanto você está levando para sua viagem.
Fonte: www.freaks4series.com/
2. Procure escolher carros que tenham a tampa da mala (principalmente SUVs) para ocultar o que tem dentro do carro. 

3. Evite deixar sacolas dentro dos carros, assim como GPS, celulares, etc. Há quem ande com malas de rodinhas nos shoppings para cima e para baixo.

Fonte: Corporate travel safety
4. Não deixe seu passaporte no cofre do hotel. Ele é seu documento de identificação. Jamais delegue a responsabilidade de guardar este documento tão importante para outra pessoa que não você. Use um porta-dólar, coloque os documentos em um ziploc de saquinho, e carregue-o consigo. E claro, não seja desantento.

5. Não exponha o que comprou no quarto do hotel. Procure assim que chegar, guarde as coisas na mala e coloque seus cadeados.

6. Evite jogar as caixas do que comprou no lixo do próprio quarto. Procure uma lixeira comum do hotel.

7. Evite divulgar em grandes grupos quando você estará fora de casa.

8. Não deixe as malas no carro e volte para fazer check-out no hotel.

9. Quando escolher o hotel, leia relatos do tripadvisor e de outros sites de avaliação idôneos.

10. Evite usar celulares a todo volume para perguntar para quem ficou no Brasil o que ela quer que você leve. Seja discreto!

11. Há quem contrate empresa de envelopamento de mapas para a viagem de volta para o Brasil. Eu uso filme de cozinha mesmo (modo muquirana rs). A ideia é bater o olho na mala e ver que ela foi aberta, e no aeroporto mesmo já fazer reclamação. Se você só se der conta que foi roubado em casa, a chance de conseguir reclamar na companhia aérea é bem pouca. Use também cadeado TSA para evitar que na inspeção a TSA abra sua mala e estrague o cadeado comum, deixando sua mala aberta.

12. Na viagem de volta, trave o cadeado TSA em algum canto da mala para evitar o golpe da caneta bic, onde é possível abrir o zíper da mala, abrir a mala e fechar, já que o fecho está móvel. Existem cadeados com fio de aço para facilitar o travamento do fecho.

13. Procure se hospedar em hotel com corredor Interno, ou seja para acessar o quarto tem que passar pela recepção ou porta com acesso restrito. Hotel com corredor externo qualquer um acessa e a chance de roubo é bem maior.

14. Não informe em fóruns e grupos de Facebook dia e hora do vôo.

15. Leve seu dinheiro consigo, mas nunca o conte em público. Guarde uma pequena quantia em local de fácil acesso, e o restante na doleira.

16. Mantenha janelas e portas do quarto/casa fechados.


Vocês têm mais alguma dica? O que você faz para evitar roubo? Já foi roubado no exterior? Conte-nos a sua experiência.

Sugestão de leitura para os viajantes de Orlando: Guia de Orlando - Fui Assaltado! E agora?Viver em Orlando


2 comentários

  1. Olá Camila, boa noite!
    Viajo para Orlando em janeiro com minha família. Como somos 6, preferimos alugar uma casa pelo Airbnb. É realmente mais seguro, tratando-se de casa em condomínio fechado? Existem relatos de assaltos ou roubos nessas casas alugadas?
    Um abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Ana, existem poucos relatos sobre assalto em casa também. Mas eu não acredito que é motivo para pânico. Quantas pessoas viajam para Orlando? E para outros lugares? Nenhum lugar no mundo é seguro, e temos sempre que tomar cuidado. Não é porque a Disney é mágica, que os EUA, seja. Tenha atenção, tome cuidado com os seus pertences, e viaje tranquila.

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro