Alugando carro em Orlando - "pequeno" FAQ

A grande maioria das pessoas que viaja para Orlando aluga carro para ser seu meio de transporte. Conheço pessoas que utilizam táxi ou ônibus ou até mesmo o serviço de shuttle dos hoteis que oferecem este serviço, mas eu nunca testei esta experiência para relatar como foi.

Se você deseja andar de ônibus em Orlando como principal meio de transporte, ou mesmo como "diversão", sugiro uma lida no post do Fábio Taques do Orlando Mais, que traz um guia completo do I-Ride Trolley da cidade.

Alugar carro fora é uma experiência diferente de alugar carro no Brasil. Primeiro porque os carros são BEM melhores que os nossos, a estrada é outra qualidade, o preço é BEM mais em conta,... Segundo porque você mesmo terá que reabastecer seu carro, calibrar pneu (havendo necessidade), etc.

Aluguel de carro
Fonte: http://bucks.blogs.nytimes.com
Nos EUA são muitas as empresas que alugam carro, as mais utilizadas pelos brasileiros são (em ordem de uma enquete que temos no grupo que participo): Alamo, Hertz, Budget, Dollar, Avis, National, Sixt, Enterprise e Thrifty. Ainda existe a Firefly e Advantage, do grupo Hertz, mas que nunca vi relatos de brasileiros que tenham utilizado tais empresas.

Vamos fazer um pequeno FAQ para ajudar a tirar as suas dúvidas?

1. Que documentos são necessários para alugar carro?
Você deverá apresentar sua Carteira Nacional de Habilitação Brasileira válida por todo o período de locação e um Cartão de Crédito Internacional válido e habilitado no nome do motorista principal para poderem lançar um caução no mesmo. Caso não tenha Cartão, você deverá deixar um depósito de US$200. Teoricamente, nossa CNH é válida por 30 dias lá.

Vale ressaltar que, atualmente, a lei da Flórida que requer a Permissão Internacional para Dirigir (PID - não substitui a CNH, é apenas a tradução dela para algumas línguas e tem a mesma validade de sua CNH) está suspensa. Outros Estados podem requerer este documento. Verifique sempre como está a situação quando você for. O governo norte-americano sugere que você a tenha...

2. Existem muitas empresas, qual escolher?
Primeiro veja o relato das pessoas que já alugaram carro, principalmente daquelas que tiveram problema e como a empresa lidou com a situação "fora do comum". Obviamente considere o que ela lhe oferece e a quanto sairá para você o aluguel do carro.

3. Qual categoria devo escolher?
Se você não pretende fazer muitas compras (ha! du-vi-do você sair ileso!), um econômico vai dar conta do recado. Não imagine os nossos 1.0, lá isso praticamente non exciste rs. A maioria dos brasileiros costuma alugar as chamadas Mini-vans. Eu quando fui em 2009, aluguei um econômico via Alamo para 2 adultos e ganhamos o upgrade gratuito para o compacto e era um Focus. Em 2012, eu aluguei um Midsize SUV via Alamo para 2 adultos e uma criança, escolhi uma Mitsubishi Endeavor e coube tudo - 2 malas Grandes, 3 médias, 3 bolsas de bordo, 1 carrinho - (ok, usei o banco da frente para colocar alguma coisa para irmos para o aeroporto rs); a Anne alugou uma mini-van para 5 adultos e 1 criança, pegou uma Grand Caravan, mas para ir para o aeroporto fez duas viagens para as malas.
Aluguel de carro
Fonte: www.carrentalvegas.com

Para você ter uma ideia de qual categoria escolher, neste link tem a telação dos carros disponíveis para aluguel nos EUA da Hertz por categoria (não necessariamente todos estarão disponíveis na loja que você fizer a retirada). E neste outro link do Best Car Rental Tips, tem dicas, em inglês, do tamanho do carro, da capacidade, etc. Vale a pena conferi-lo também.

Confesso que cheguei a ligar para a Hertz e fazer a atendente ver quais carros estariam disponíveis na loja que vamos e dei uma olhada nos modelos na internet para escolher aquele com a melhor mala e poder saber qual pegar na hora rs.

4. Com que idade posso alugar carro?
Nos EUA, cada Estado tem as suas normas, assim como cada locadora, então é sempre bom dar uma conferida nas últimas atualizações a respeito disso. Em geral, a maioria requer que o motorista tenha mais de 25 anos de idade. Aqueles que tenham entre 18 (algumas somente acima de 21) e 25 anos, poderão ter que pagar uma taxa salgada por dia para poder utilizar o carro e não poderão alugar determinadas categorias. Leia sempre as letras miúdas antes de fazer a locação se você estiver nesta faixa etária.

Mais informações, por exemplo: Budget, Sixt, Hertz.

5. Onde alugar o carro?
Você têm quatro possibilidades:
a) tratar diretamente com a locadora e solicitar sua cotação via site ou via telefone daquelas que tenham números aqui no Brasil. É bom saber se eles têm parceirias com seu banco ou empresa onde você trabalha ou classe (CREAs, CRMs, OABs, etc) ou fidelidades de empresas aéreas.

Algumas vezes é possível deixar pré-pago aqui no Brasil, outras você terá que pagar na hora que retirar o veículo.
b) usar a sua agência de viagem de preferência. Comprando com agências brasileiras, você poderá fazer o pagamento aqui no Brasil.
c) usar sites americanos para cotar. Eu indico uma olhadela no Happy Tours USA, que tem inclusive atendimento em português, mas você pagará apenas quando retirar o veículo.
d) usando nosso parceiro RentCars.com
Faça as cotações e veja sempre condições de pagamento, etc. Claro, compare sempre o que elas tem oferecem, não adianta tirar seguro de uma cotação e querer que a outra loja dê o mesmo valor com tudo incluso.

6. Vou ficar hospedado nos hoteis Disney. É necessário alugar carro estando lá dentro?
Depende... Você topa esperar ônibus no ponto, com galera e talz? Se sim, beleza, alugue carro apenas para os dias que você estará fora do complexo ou for fazer algo fora dele, inclusive a Disney tem o Disney Car Center com locadoras para facilitar. Mas tenha em mente que: alugar por 4 dias é exatamente o mesmo valor que alugar por 7 dias. Então, antes de bater o martelo pelo não aluguel, faça as contas e estude o seu caso!

Eu vou ficar pela primeira vez dentro da Disney e mesmo assim estamos alugando o carro para termos liberdade de ir e vir, vai ter dia que usaremos o ônibus, vai ter dia que usaremos carro... 

Se você estiver planejando alugar carro para sua próxima viagem, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

7. Seguro é realmente necessário?
Claro! Você está indo para o país dos processos jurídicos. Seguro é item essencial. São eles:
a) LDW/CDW  (Proteção por Danos ou Perdas): é o mais importante. Todos os danos ao veículo estarão cobertos e não há franquia.
b) EP/LIS/SLI/ALI (Suplemento do Seguro de Responsabilidade a Terceiros): oferece proteção contra lesões corporais e danos a propriedades de terceiros. Normalmente o valor de cobertura é de 1 milhão de dólares. Não há franquia.
c) PAI (Seguro Pessoal de Acidente): oferece benefícios por morte para o locatário e passageiros.
d) PEC (Cobertura de Efeitos Pessoais): oferece benefícios para bens pessoais por perda ou dano, durante a locação.

Algumas operadoras de cartão de crédito dão a cobertura  CDW para seus clientes, mas você deve sempre consultar os termos e condições, pois pode ser que não haja cobertura para determinada categoria ou ainda que ela trabalhe com reembolso. Como a happytoursusa da vida sempre tem boas cotações com tudo incluso, não sei se vale a pena desmembrar os seguros...
Leia mais em Falando de Viagem.

8. Falando em seguro, eu devo aceitar tudo que o atendente me "empurrar" no balcão?
Cada caso é um caso. Mas eu não faço as reservas sem os seguros que eu acho essencial (EP/CDW), e portato eu não aceito nada mais que o atendente tenta me vender ali na hora. Se você quer evitar o estresse, você poderá utilizar o atendimento automático das locadoras.

9. Devo incluir GPS na reserva?
GPS
Esse exagerou! rs Fonte: Carros Tunados
O valor da locação de um GPS sai quase o preço do valor de um GPS novo no Best Buy da vida. Fora que, você poderá usar os aplicativos do seu celular. Eu recomendo que você instale de véspera o Sygic no seu smartphone, que te dá a versão completa por 7 dias, e depois disso ele continua funcionando, mas para de avisar, então você teria que ter um "co-piloto" para te ajudar rs. Ou mesmo instalar no celular de outra pessoa depois que os seus 7 dias acabarem. Eu não testei retroceder a data para tentar enganar o aplicativo huahuahua.

10. Vou viajar com crianças, que cadeirinha devo alugar?
Como já falei há algum tempo, existe lei que regulamenta isso e crianças até 12 pode ter que usar cadeirinha, se não tiver altura suficiente para sentar-se adequadamente com o cinto. Sugiro leitura do post específico, clicando aqui.

Há quem alugue a cadeirinha, há quem leve, há quem compre e traga e ainda há quem compre e largue por lá. Eu recomendo sempre estudar o seu caso, se você vai precisar da cadeirinha aqui, etc. Veja os custos e decida!

11. Só tem carro automático??!?! Como faz para dirigir?
Sim, a grande maioria dos carros norte-americanos são automáticos, a menos que você escolha um esportivo caro para dedéu. É simples dirigir e você não vai querer outra vida!

Basicamente o câmbio tem 4 posições: P, D, N, R:
- P (Park): Estacionamento. Use-o para estacionar o carro. É nesta posição que a marcha deve estar para ligar o carro.
- D (Drive): Dirigir. É onde você vai fazer o carro andar para frente. Nesta posição o carro vai iniciar o movimento, pise devagar no acelerador, pois o carro responde rápido. É nesta posição que a marcha vai ficar o tempo todo quando você estiver dirigindo.
- N (Neutral): Neutro. É o ponto "morto" do carro. Ele não vai nem para frente ou para trás.
- R (Reverse): Ré. Coloque a marcha nesta posição para dar ré no veículo.

Para ligar o carro, aperte o freio com a marcha na posição P, e gire a chave (ou aperte o botão dependendo do modelo).
Não troque a posição da alavanca com o carro em movimento e sempre faça isso com o pé no freio. Alguns modelos existe a necessidade de apertar um  botão na alavanca para engatar a ré.
Parou no sinal? Apenas aperte o freio e não mexa na marcha. Sinal ficou verde? Solte o freio devagar e acelere com cuidado. Logo você vai pegar o jeito!

12. Como devo abastecer o carro?
Nos EUA você não vai encontrar frentistas! Cada um abastece seu próprio veículo. É tranquilo. O que mais me deu trabalho foi descobrir como abrir a tampa do reservatório no carro rs. E você deverá retornar o carro com o tanque cheio, a menos que tenha contratado devolução com tanque vazio (cote para ver se vale a pena!). As máquinas de abastecer o carro aceitam cartão de crédito, mas eu jamais usaria, pois é onde mais existe o risco de ter o cartão clonado... Eu sempre estaciono o carro e vou na loja de conveniência e falo o valor que quero abastecer na bomba que estou estacionada ("Please, 30 dollars on pump 4"). A atendente vai liberar o crédito do valor pago no caixa na bomba que você avisou e você deverá escolher a mangueira correspondente à gasolina que você deseja utilizar. Geralmente o pessoal vai na mais barata mesmo (Regular 87) rs. É só você encaixar a mangueira na boca do reservatório do garro e apertar o gatilho. Ela vai se armar e encher o tanque até o valor creditado. Chegando no limite do valor ou do tanque ela vai desarmar. Feche a tampa do carro e coloque a mangueira na bomba. Se ainda houver troco, retorne à loja de conveniência e peça-o. Caso não, diga "tchau Lilica" e se vá.
Local do reservatório
O bocal do reservatório fica à esquerda! Fonte: Inoxloxlayer
Procure estacionar o carro com a boca do reservatório voltada para a bomba, as mangueiras são curtas. Não pague mico! Não sabe qual lado fica? A dica é olhar o símbolo no painel do carro, onde estiver a bomba e ver o desenho, haverá uma setinha ou o lado da mangueira, que será o lado que vai estar a boca do reservtório. (ha! sabia disso?!).
No youtube existem vários vídeos ensinando como fazer.

13. E como funcionam os pedágios?
A maioria das locadoras oferecem a opção de pedágio automático. Você pode adquirir ou não. Não adquirindo você deverá tomar cuidado na estrada para não passar na cabine automatizada e tomar multa. As cabines não automatizadas são sinalizadas como Change Provided (onde existe atendente e você poderá ter troco) ou Exact Change (onde você deverá ter o valor exato em mãos).
Pedágio nos EUA
Fonte: Lugares e passeios

Para explicar como funciona a contratação do pedágio automático vou tomar o exemplo para compararmos as duas principais locadoras de carros norte-americanas:
- Hertz: os carros do grupo Hertz (Hertz, Firefly, Advantage) possuem tarifa por dia de locação no valor atual de US$4,95, chegando ao máximo de US$24,75 por mês de aluguel. A escolha de utilizar o pedágio automático é feita na hora que se passa na cabine automática. Se você passar por engano, poderá pagar até US$24,75 mais o valor do pedágio.
- Alamo: os carros do grupo Alamo (Alamo, National e Enterprise) possuem tarifa por dia de uso no valor atual de US$3,95, com custo máximo de locação de US$19,75. Assim como na Hertz, a participação é automática quando se passa na cabine automática. Se você passar por engano, vai pagar pelo dia que passou US$3,95 mais o valor do pedágio.
Mais informações destas e de outras locadoras: Sunpass.com

14. Quais as regras básicas de direção em Orlando?
No Turn on red
Fonte: Lugares e passeios
a) a faixa da direita é para quem vai virar a direita. Não a utilize para fazer ultrapassagens e bancar o espertinho. Conversão à direita é permitida com sinal fechado (right turn on red from right lane only), desde que não haja placa avisando do contrário (no turn on red). Você deverá se aproximar do cruzamento, parar o carro, verificar se o trânsito permite que você entre e então faça a conversão. E claro, pedestre tem a preferência!
b) a faixa da esquerda é apenas para ultrapassagens. Não fique ali, a menos que você queira conhecer o xerife local.
c) as placas de STOP requerem parada completa, e não aquela meia paradinha que o carro ainda anda como fazemos aqui no Brasil. Ou você para completamente ou vai surgir um guardinha sei lá de onde para te dar aquela multa!
d) o estacionamento da loja é para ser utilizado pelos clientes da loja. Não vá no McDonald's e largue o carro lá para ir no Walgreens. Você poderá ter seu carro rebocado.
e) viu ônibus escolar e este parou? PARE! Se você passar do lado de um ônibus escolar que está deixando as crianças e esteja com aquelas placas pedindo para você parar, você vai ganhar uma bela multa, que poderá chegar a US$1000 (pelo menos este é o valor da multa no Texas! rs).
f) mantenha a velocidade indicada para a rua.
g) cuidado onde você vai estacionar. Tendo parquímetro, use-o. Caso contrário terá seu carro rebocado.
h) não deixe as coisas no veículo. É chamariz para ladrão. Até porque todos os carros alugados possuem código de barras na janela do motorista e fica fácil identificar quem não é da região.
i) num cruzamento, quem chegou primeiro, vai primeiro. Se ambos chegarem ao mesmo tempo, a preferência é de quem está a direita. Mas JAMAIS dê meia parada. Você tem que parar o carro completamente para seguir viagem. (Uma vez peguei um baita trânsito em Colorado num cruzamento gigantesco saindo da Universidade que fui visitar, e mesmo sendo na rodovia principal, somente avançava um de cada vez de cada sentido. A educação do povo me surpreendeu, nada de buzinas e etc).
j) não bloqueie o cruzamento!
k) cada pista é para determinada manobra. Preste atenção à sinalização pintada na via.
l) jamais tome nada alcoólico e dirija! Você poderá ser preso e poderá ter problemas para retornar para os EUA ou mesmo tirar novo visto.

15. Se mesmo com todas as dicas acima, eu tomar multa, como devo proceder?
Geralmente a locadora de carro te enviará um email comunidando a multa e o valor da mesma. Agora se você for parado por um policial e tomar multa, a situação poderá ser um pouco mais complicada, sendo obrigatória a sua presença junto ao juiz e ele definirá como proceder.

16. Tem alguma dica na manga aí?!
É claro!! Não seria "E aí, Férias!" sem dicas, não é mesmo?
a) Você tem cartão do Banco do Brasil Platinum ou Itaú Personalité? 
Alugando na Hertz pelo 0800 701 7300 e pagando ainda no Brasil com estes cartões você terá até 23% de desconto sobre a tarifa cheia, não vai pagar IOF, a conversão deles não é absurda, e ainda poderá parcelar em 5 vezes sem juros nestes cartões.
b) Fazer o plano de fidelidade da locadora é sempre uma boa, além de você receber promoções, você poderá ter desconto em alguns itens da locação. Na Hertz existe o Gold Rewards. Eu fiz e ganhei US$40 de desconto no aluguel da cadeirinha.
Quer mais!?
c) Na Álamo, faça o fidelidade deles (Alamo Insider) e utilize no campo "tipo de contrato" o código "65198ZF" para ter desconto. Este código é para quem possui o ISIC (International Student Identity Card), no entanto não há nada no contrato deles que requeira que você apresente a carteirinha para ter direito ao desconto. Mas verifique sempre se eles fizeram atualização do contrato antes de utilizar o código e solicitarem a carteira para você. Se você é estudante, procure fazê-la para não ter problemas. ;)
d) Uma dia também é reservar e ficar acompanhando, se o valor baixar, você refaz a reserva =)

UPDATE (23/09/2014): Veja o Falando de Viagem para ler a entrevista com a Polícia de Miami sobre as Leis de trânsito.


Espero que tenha tirado as suas dúvidas. Se quiser dar a sua dica, ou tirar alguma dúvida, escreve aí nos comentários. ;)

Mais informação que pode te ajudar: Disney By Dé

4 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Aluguel de carro

Trem na Europa